"Então Jesus entrou numa casa. Afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer. Quando os seus ouviram isto, saíram para o prender, pois diziam: está fora de si. Os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Está possesso de Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios. Assim Jesus, chamando-o para si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar a Satanás? Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir. Se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. Se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim. Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em casa, se primeiro não amarrá-lo. Então saqueara a sua casa. Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemaram. Mas qualquer que blasfemar contra e Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas é réu de eterno pecado. Jesus disse isso porque alguns afirmavam: Está possesso de espírito imundo."
Jesus ensinou que não há esperança para aquele que blasfemar contra o Espírito Santo. Este será condenado para sempre, não há como retornar e nem como obter perdão. Assunto muito sério. A pessoa perderá a vida com Deus e irá para o fogo ardente apenas porque não entendeu a mensagem. Ou queria entendê-la ao seu modo ao invés de ir à fonte, que é a Bíblia. Devemos nos render e submeter à Bíblia.
Assim, torna-se de fundamental importância saber mais acerca do Espírito Santo. Não ser ignorante acerca desse assunto.
E a blasfêmia nesse caso foi dizer que Jesus estava possesso de demônio. Ele não expulsava demônio por Belzebu, o que é totalmente incoerente. Jesus expulsava pelo Espírito de Deus. A luta é espiritual, não carnal.
Os escribas acreditavam na existência de Belzebu e de demônios. Ao invés de eles se aliarem para expulsar os demônios, criticavcr quem o fazia.
Atualmente as mesmas obras que Jesus fazia, podem ser feitas pelos cristãos, até maiores. Portanto, a expulsão de demônios e a luta contra o mal também. Veja João 14:12 "Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará as mesmas obras que Eu faço e outras maiores fará, pois Eu vou para meu pai". Não são apenas algumas obras restritas, são todas. E não são apenas para alguns, mas para todos aqueles que crêem.
É fácil crer? Não. Tanto que por várias vezes Jesus disse aos discípulos que eles eram homens de pequena fé. E como obter fé? Romanos 10:17 "A fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo". Portanto, é lendo a Bíblia, conhecendo-a. Se não conhecemos a palavra de Cristo, temos pequena fé. Também não podemos ter fé no Espírito Santo.
Jesus foi para o Pai. E como sozinhos fazer a obra? Ora, Jesus não abandonou os que criam. João 14:16-17: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não pode ver, nem o conhece; vós os conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós". O Espírito Santo não ficaria por um tempo, Jesus fala que é para sempre. E ele é Espírito de verdade. Portanto, há muitos espírito de mentira, em contraposição. O Espírito Santo habita dentro dos que crêem. E apenas alguns poderiam vê-lo e conhecê-lo.
Os escribas eram mundanos, não compreenderiam o poder do Espírito Santo, não poderiam nem ver nem conhecer. Conheciam bem a Bíblia intelectualmente, mas muito pouco espiritualmente. E ao blasfemarem, não houve mais esperança.
O desconhecimento é muito triste. Mas não era o caso dos escribas. Portanto, mais triste é a falta de fé e compreensão profunda daquilo que se lê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário