quinta-feira, 28 de junho de 2018

É possível mudar tudo?

"Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos,  um dos principais dos judeus.  Este foi ter de noite com Jesus,  e disse: Rabi,  sabemos que és Mestre, vindo de Deus.  Pois ninguém poderia fazer esses sinais miraculosos que tu fazes se Deus não fosse com ele. Jesus respondeu: Em verdade,  em verdade te digo que quem não nascer de novo,  não pode ver o reino de Deus.  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer,  sendo velho?  Poderá voltar ao ventre de sua mãe,  e nascer?  Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer da água e do Espírito,  não pode entrar no reino de Deus.  O que é nascido da carne,  é carne,  mas o que é nascido do Espírito é espírito.  Não te maravilhes de eu te disser:  Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer,  e ouves a sua voz,  mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é aquele que é nascido do Espírito." João 3:1-8

Com Jesus é possível uma grande mudança.  Aliás,  se não mudarmos,  não entraremos no reino de Deus.  Será necessária uma mudança completa,  tudo tem que se fazer novo. E esse novo nascimento é da água e do Espírito.  Assim se muda tudo.

O nascimento da água é uma escolha consciente.  Intelectualmente a pessoa escolhe que quer Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e é batizada nas águas.  Ninguém obriga, ninguém diz que deve se batizar.  Até Jesus foi batizado por João Batista.  Ele assim escolheu. Esse ato é parte do novo nascimento.  Quem escolhe pelo batismo nas águas está escolhendo. E é realizada por mãos de um homem consagrado,  como João Batista.

O nascimento do Espírito é um Batismo que vem de cima. No Batismo de Jesus houve a manifestação do Espírito Santo.  É concedido por Deus. Jesus prometeu o Consolador a quem crê. Ele foi para o Pai e fortaleceu os seus pelo Espírito.  Essa promessa foi feita antes da crucificação.

Depois da ressurreição,  Jesus pediu para que os discípulos ficassem em Jerusalém,  até que do alto fossem revestidos de poder, em cumprimento à promessa de enviar o Consolador,  que é o Espírito Santo (Lucas 24:49).

E isso ocorreu no dia de Pentecostes.  Veio do céu um som, como um vento impetuoso,  viram línguas repartidas,  como de fogo, que pousaram sobre cada um. Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas ( Atos 2:1-4). Pedro, que na Páscoa negou Jesus,  foi revestido de poder e deu um discurso destemido.  Não se escondeu mais com medo de ser reconhecido como um dos discípulos e ser crucificado. 

E a explicação de Jesus sobre nascidos na carne e no Espírito é detalhada em Gálatas 5. O Espírito Santo guia as pessoas,  por isso que não sabem de onde vem e nem para onde vão.  A maneira como faziam anteriormente muda, a pessoa se torna nova criatura: "Portanto,  se alguém está em Cristo,  nova criatura é;  as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo". 2 Co 5:17


Nenhum comentário:

Postar um comentário