"Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomao, em toda a sua glória se vestiu como qualquer um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no fogo, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Mateus 6:28-30
Jesus prossegue discorrendo acerca do vestuário. Ele pede para olhar a natureza e a beleza dos lírios do campo. O simples é tão belo que supera a beleza do vestuário rico de Salomao.
Atualmente vivemos pressionados a usar marcas que supostamente nos fariam melhores, mais aceitos pela sociedade. Enfim, estamos nos vestindo para nos exibirmos aos homens. Não compramos pela qualidade, mas pelo status.
O status e toda a recompensa social que traz faz com que muitos percam a identidade. As pessoas ficam ansiosas se não tiverem condições de acompanhar o que os outros estão vestindo, comprando e fazendo.
Quem se desprendeu desses valores de status sabe que ele é mais do que a roupa que veste: "não é o corpo mais do que o vestuário?" Ocorre um fenômeno contrário, a pessoa que valoriza sua vestimenta. Ele não precisa de marca para se sentir aceito. Basta que Deus o aceite. Sua única preocupação é estar bem com Deus e com os valores ensinados por Cristo.
Assim, não ocorre ansiedade por não ter mil sapatos. Aliás, uma vida simples, minimalista, tira ansiedade de ter que fazer escolhas, estar no meio de tantas coisas. Já pensou Jesus escolhendo qual roupa usar? Qual impressionaria mais sua geração? Qual roupa faria dele "o cara"?
Jesus conquistou as pessoas pelo que era, não pelo que vestia. Ele ensinou as pessoas a terem uma vida abençoada e sem ansiedade.
De maneira alguma estou dizendo que temos que escolher a pior qualidade. Confesso que já cedi à tentação de comprar aquela promoção e o produto não valeu a pena. Devemos pensar em custo beneficio. Vale sim comprar qualidade, inclusive por que é menos poluente, dura mais e não é preciso ser descartado tão rápido. Bom para natureza e com certeza como bom mordomos de Deus, temos o dever de preservar a natureza. Deus não quer que seus mordomos destruam a terra que Ele criou e ama.
Mas será que precisamos de tanto? De coleções? Já pensou Jesus gastando meia hora para escolher a sandália? E os acessórios? Com mil relógios para escolher? Minha opinião sincera é que estas várias escolhas só aumentam o estresse e a ansiedade.
E quando Jesus preferiu a veste do lírio do campo, ele deixou claro que ele prefere a simplicidade.
E se não posso comprar um objeto de desejo? Vou ficar ansioso por que não poderei "competir" com meus pares? Vou fazer dívidas que não poderei pagar? E depois que vier a conta vou ficar ansioso? Vou começar a competir no serviço por que quero um aumento?
Claro que não. Opte por abster-se. Viver sem algumas coisas tira ansiedade e nos faz muito mais felizes. Não são as roupas e a aprovação social que traz felicidade. É o meu interior, é ter uma paz mental, independentemente do que ocorre exteriormente. O ansioso não tem paz.
Para ter paz é preciso olhar as aves do céu e os lírios do campo. Que lições podemos aprender com a natureza? Jesus pediu isso. Aprenda com a natureza, ao invés de destruí-la com nosso consumo irracional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário