terça-feira, 29 de maio de 2018

Como está nossa ansiedade?

"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida,  quanto ao que haveis de comer e beber;  nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.  Não é a vida mais que o alimento,  e o corpo mais do que o vestuário?  Olhai para as aves do céu;  não semeiam, não colhem,  nem ajuntam em celeiros,  e contudo, o vosso pai celestial as alimenta.  Não tendes vós muito mais valor que elas?  Qual de vós poderá,  com as suas preocupações,  acrescentar uma única hora ao curso de sua vida?" Mateus 6:25-27

No Sermão do Monte Jesus trata também de nossa linha do tempo. Ele nos criou e nos quer saudáveis.  Ele nos conhece melhor do que nós.  Antes de ensinar o Pai Nosso,  ele ensinou como orar e disse que o Pai sabe do que necessitamos antes de pedirmos.

Portanto,  uma linha de tempo saudável,  faz um  mente saudável.  Para o passado,  ele ensinou a não guardar mágoas nem rancores,  aprender a superar e perdoar.  Não é a pessoa que temos dificuldades de perdoar que ganha, na maioria das vezes não faz diferença alguma para essa pessoa.  Somos nós os maiores beneficiários do perdão.  O rancor chega até a causar doenças físicas,  começa com algo psíquico e termina com doença física. 

Jesus foi o maior mestre que existiu. Quem seguir o seu exemplo não precisa gastar com psicólogos nem com coaches.  Ele deu gratuitamente a solução para a paz e felicidade do ser humano.

Para o nosso presente ele ensinou a vigiar os pensamentos.  Naquele primeiro sinal de mágoa,  devemos perceber esse mau sentimento é joga-lo longe de nós.  O primeiro pensamento de qualquer pecado deve ser arrancado logo e jogado.  Uma vida aos moldes que Jesus ensinou, adorando o Pai, não fazendo sua própria justiça,  não querendo se aparecer aos homens, orando, é uma vida de paz e felicidade.

Para o presente Ele também ensinou a sofrer as perseguições com alegria.  Ou qualquer outro sofrimento,  devemos ter a alegria e regozijarmos,  embora pareça difícil. O segredo é saber que o agora pode ser difícil,  mas o futuro será cheio de bênçãos,  como o dos bem aventurados.

Para o futuro ele ensina que pratiquemos os atos de Mateus 5:3-12. Com certeza é uma promessa bíblica.  Seremos bem aventurados e nossa bênção é espiritual. As pessoas que conseguem ver um futuro brilhante são bem sucedidas em tudo, porque tudo que não for vitória é aprendizado e força.  São os bem aventurados.  BEM aventurados aqueles que enxergam seu futuro brilhante e tem fé.

E novamente Jesus aborda o futuro, pedindo para que seus seguidores não fiquem ansiosos, pois a alimentação e bebida virão,  que Deus irá nos prover no essencial. Jesus nos ensinou a orar no Pai Nosso pelo pão nosso de cada dia. Deus sabe do que necessitamos,  ele sabe o que é essencial e não nos desamparará.

As preocupações não resolvem problema,  não acrescentam horas em nossa vida. Mas a confiança em Deus, a fé em Jesus e no que Ele disse nos acrescenta tudo que precisamos.

Essa é a mensagem de Jesus, que os seguidores sejam serenos. A ansiedade não leva a nada. E que nossa linha de tempo seja como ele ensinou. Que vejamos o futuro não com ansiedade,  mas com a certeza da vitória dos bem aventurados.  Ansiedade não combina com os bem aventurados.  Os bem aventurados vivem o presente em Cristo com a certeza que ele nos dará vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário