"E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E, teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis a eles, pois vosso Pai sabe o que necessitais, antes de lho pedirdes." Mateus 6:5-8
Jesus ensinou os discípulos no Sermão do Monte em vários aspectos. Quanto à oração, ele pede que não haja exibição. As pessoas que se exibem são hipócritas, pois fazem para serem vistas pelo homem. Jesus ensina a importância de não ser exteriormente motivado. A motivação deve ser interna, para realmente aumentar a intimidade com Deus, para ser modificado e transformado por Deus para que Deus possa agir a nosso favor. Ele não quer formalismo, palavras bonitas, quer intimidade.
Um lindo exemplo de oração na Bíblia é de Neemias. Ele orou pelos filhos de Israel. Eles pecaram e Neemias também confessa que ele pecou. Ele clama pela bondade de Deus pois queria reedificar o muro da cidade que havia sido destruído. Antes de pedir ao rei para ir reconstruir o muro, orou a Deus. Quando o rei perguntou o que o fazia triste, ele orou a Deus antes de fazer o pedido ao rei.
Deus foi tão bom que respondeu à oração de Neemias. O rei concedeu o pedido de reconstrução do muro. E ainda concedeu o material para a reconstrução.
Sambalate e Tobias se opuseram à construção do muro. Neemias novamente se colocou perante Deus. Pediu para Deus ver como estava sendo desprezado. Tobias e Sambalate foram atacar Jerusalém e criar confusão contra a cidade, mas novamente Neemias orou a Deus por causa dessa ameaça.
Neemias pediu para que não temessem, pois o Senhor pelejaria por eles. E de fato, Deus frustrou os desígnios de Tobias e Sambalate, ouvindo a oração de Neemias.
Mesmo assim esses dois continuaram a se opor. Disseram que Neemias queria revoltar-se contra o rei, por isso construía o muro. Neemias foi firme ao responder que não havia acontecido daquela maneira, que do coração deles é que inventavam. Eles tentaram atemorizar Neemias para que parasse de reconstruir o muro.
Os dois chegaram até a subornar um profeta para intimidar Neemias, para que ele pecasse, e tivessem com que infamar e vituperar Neemias. Então novamente orou Neemias: "Lembra-te, ó meu Deus, de Tobias e Sambalate, conforme estas tuas obras, e também da profetiza Noadia e dos demais profetas que tem tentado intimidar-me". Neemias 6:14
Neemias tinha uma vida de oração com Deus. A oração dele tinha um propósito que não exibicionismo. A oração dele não era repetição. Tinha um sentido ligado ao que ele estava vivendo. Deus, sabendo do que Neemias necessitava, deu-lhe vitória. Neemias conseguiu ajuda de várias pessoas, inclusive do rei, mas antes e prioritariamente sua ajuda veio de Deus.
A oração faz isso, traz vitória, pois mostra a Deus o quanto somos dependentes de Deus. E Deus se move a favor de quem ora como Neemias, confessando suas fraquezas e o quanto grande é o Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário