Dolabela aconselha a reflexão pessoal, feita em ambiente isolado e tranquilo, por escrito. Só deve ser mostrado a terceiros se desejar.
Saber fazer uma auto avaliação ajuda muito no processo empreendedor, inclusive de quem quer empreender a própria vida. O processo de coaching é uma reflexão pessoal. O coach possibilita ao coachee fazer uma auto avaliação. Ele mesmo chega às suas respostas. O coach sabe que todos têm as respostas dentro de si e pode buscá-las se parar para fazer uma auto avaliação. Muitas pessoas preferem reservar suas respostas a si mesmas, não quer compartilhá-las nem mostrar a terceiros. O importante mesmo é responder por escrito e fazer a reflexão. Os resultados não vem do coach, vem do próprio coachee.
Cada um tem dentro de si as suas respostas e o que é necessário para ter a vida que almeja. A pessoa muitas vezes descobre o que é importante para ela. A vida no piloto automático faz que a pessoa esqueça o que a faz realizada. A primeira vantagem do processo é essa descoberta do que almeja, do que a faz feliz.
Outra descoberta são os pontos fortes e fracos. Ninguém é perfeito e não tem que ser. Cada um tem suas forças e fraquezas. Não precisamos esconder nossas fraquezas e não lidar com elas. Quanto mais nos conhecemos, mais sabemos como lidar com quem realmente somos.
Descobrimos o que nos traz energia ou como trazer energia para nossa vida. No início a pessoa pensa que procrastina por preguiça. Com o processo, aprende a lidar com o adiamento e começa a encontrar maneiras de realizar, fazendo inclusive gestão de energia para ter mais dedicação. Somente a auto avaliação poderá esclarecer porque adiamos e o que fazer para deixar de adiar a nossa melhor versão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário