Dolabela pede para listarmos as metas que terão sido realizadas quando tivermos 70 anos. Use apenas 3 minutos. Será que temos essa clareza quanto ao futuro? Sabemos como vamos envelhecer? Uma das minhas metas para quando tiver 70 anos é estar saudável e ativa. Muitas pessoas querem o mesmo. Muitas dizem que saúde é prioridade. Para isso, precisamos de congruência das partes. Se eu projeto um futuro saudável, é congruente fumar? É congruente abusar de gorduras que entopem as veias? É congruente abusar de algo que acumulado no tempo fará mal à saúde. Projetar não é apenas querer algo, é efetivamente fazer algo para que o futuro projetado ocorra.
Depois, pede para, em 3 minutos, listar as metas para os próximos 7 anos. Uma das minhas metas para daqui a 7 anos é manter-me sem dores no corpo e com um bom condicionamento físico. Se eu projeto isso, não posso apenas querer, tenho que efetivamente fazer algo. Ioga de fato mudou minha vida e tenho certeza que contribuirá com essa meta, por isso mantenho uma rotina diária que inclua ioga e atividade física. É congruente com minha parte que traçou essa meta.
"Liste, em 3 minutos, as metas que você gostaria de realizar se tivesse somente mais um ano de vida. (Assuma que você gozará de boa saúde, mas não poderá pedir dinheiro emprestado para uma última cartada. Assuma também que você poderá passar o último ano da vida fazendo o que você quiser)." Essa é uma ótima maneira de descobrir o que realmente queremos da vida, mas não temos coragem de realizar. Ou que protelamos, por acharmos que temos a vida toda pela frente. Provavelmente temos muito tempo. Mas para que adiar tanto nossos sonhos? Por que não colocar pelo menos um pedaço do que queremos AGORA? Por que temos tanta dificuldade de viver o AGORA e fazermos algo de inspirador AGORA?
Podemos projetar o futuro e podemos começar a construir agora o que viveremos quando tivermos 70 anos, mas temos que buscar um equilíbrio com o que queremos realizar a curto prazo. Como buscar esse equilíbrio? Como descobrir se estamos no piloto automático, longe da vida que realmente queríamos ter e teríamos se soubermos que temos apenas um ano de vida pela frente? Como conciliar tudo com nossos valores mais caros?
Nenhum comentário:
Postar um comentário