terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Você vê a oportunidade ou a calamidade?

"Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade" Winston Churchill.  Dolabela fez essa citação no livro que é muito oportuna.  Somos otimistas ou pessimistas?

O nosso medo irracional nos faz ser extremamente pessimistas.  Pensamos sempre no pior,  nossa imaginação é cheia de calamidades.

Dificilmente conseguimos ser otimistas em meio a uma calamidade.  É preciso um esforço a mais. É lutar um pouco contra nossa natureza. 

Assim, quando iniciei em Mary Kay tive um pensamento um pouco pessimista.  Admito ter tido medo de falhar, medo de não dar certo, medo de não vender. Nossa natureza quer nos proteger e ter medo não é de todo ruim. É uma proteção.  Mas ao mesmo tempo pesei tudo que seria bom. Vantagem de comprar o produto para mim  mesma com desconto,  vantagem de aprender e praticar,  vantagens do negócio se desse certo e tivesse aptidão. As vantagens superavam as desvantagens.   E as vantagens no meu ponto de vista não são as mesmas das vantagens de qualquer outra pessoa.

Assim, julgo sempre bom fazer uma lista de vantagens e desvantagens para tentar o equilíbrio entre prós e contras. E acredite,  tudo na vida tem prós e contras. Ao invés de ficar nos extremos,  ver somente a calamidade ou ver somente as vantagens,  tente fazer una escolha racional.

Para quem é muito pessimista,  deve ter a consciência de colocar mais otimismo e lidar com o medo.  Para quem é muito otimista, dosar   com desvantagens para não cair em oportunidades disfarçadas e no final ser uma furada. Há muitos oportunistas também. 

A oportunidade é ética,  moral, legal, verdadeira.  Não precisamos mentir,  não precisamos esconder as falhas ou as desvantagens.  Quando se trata de oportunistas há mentiras,  enganos,  então devemos tomar cuidado e alguém com um perfil extremamente otimista tem que saber dosar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário