terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Estamos dispostos a deixar nosso padrão habitual?

"Os passos importantes em sua vida são dados quando você deixa de lado seu padrão habitual,  seja por necessidade ou por opção." Stanley M. Herman.

Dolabela cita Herman e eu não poderia deixar de concordar. Ao invés de assumirmos a postura de vítimas,  o melhor que temos a fazer se quisermos mesmo uma mudança,  é assumir a responsabilidade.  Nós somos responsáveis pela nossa vida,  nossas ações que produziram os resultados que estamos vivendo,  bons ou ruins. 

Sei que parece duro em relação aos nossos resultados ruins, queremos encontrar diversos culpados.  É uma tendência natural que não leva à mudança.  Todos nós fazemos isso,  é um esforço a mais sair da tendência natural. É um esforço sair do nosso padrão habitual. No início será meio estranho, começamos apenas prestando atenção nos resultados que não nos favorecem e nas ações que levam a esses resultados.  Mudar é um processo,  não precisa ser rápido,  não precisamos ser tão ansiosos.

Eu estou nesse processo.  Detectei um padrão habitual e estou tentando. Comecei em agosto e sigo persistindo.  O importante é a consciência,  saber que eu criei um resultado que não queria devido a hábitos. Quando conseguir mudar esse padrão,  vou eleger um novo e seguir avançando.  O mais importante é avançar.  Entre ficar parado com medo de não conseguir ou avançar,  mesmo que aos poucos,  prefiro o avanço. Pode ser mais rápido,  depende da intensidade com que se trabalha a mudança do padrão e o objetivo da pessoa.  E é importante saber que sempre podemos melhorar alguma coisa. Eu faço por desafio,  gosto de desafios. Por isso,  sempre mantenho um desafio novo.  Às vezes mais de um, mantém-me motivada. Não importa a razão,  cada um pode fazer esse trabalho de melhoria contínua em qualquer área.  Por exemplo,  quer ler a Bíblia em um ano e não conseguiu.  Que ações impedem de deixar ao menos 15 minutos ao dia?  Que padrão habitual tenho que deixar para conseguir? 

Já mudei padrão por necessidade,  já mudei por opção.  Melhor é que mudemos por opção,  mas as lições da vida são sempre preciosas.  Alguma situação que nos obriga a mudar um padrão habitual pode ser um presente de Deus. E esses presentes vem quando não estamos dispostos.  O importante quando vem por necessidade é que reconheçamos a necessidade de mudar e possamos agradecer por ter sido obrigados a mudar e avançar um patamar. 

Existe alguma situação precisando de melhora?  Observe quais ações levam a esses resultados e esteja disposto a mudar seu hábito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário