Continuando com o livro de Dolabela, há um quadro com o contraste entre o espaço de si estreito e amplo. Para começar, quem tem espaço de si estreito exerce pressões em direção à conformidade. Quem tem o espaço de si amplo encoraja a originalidade.
Cada pessoa tem uma definição do que seja conformidade e originalidade. Conformidade com o que? Ser original em relação a que? Isso varia dependendo dos valores. E cada um sabe qual o seu valor.
Acredito em fidelidade a valores. Vamos colocar um exemplo de pessoa cujo valor maior é a família. Essa pessoa trabalha num local em que as pressões são grandes em direção à trabalho excessivo. Essa pessoa precisa e depende do trabalho. Mas também quer um equilíbrio para passar tempo com a família. Deveria se conformar com um serviço que toma o tempo da família e ultrapassa os limites do bom senso?
Claro que a resposta também é individual, cabe a cada um decidir. Alguém com espaço de si amplo não se conforma com esse desequilíbrio de prioridades. Pensará em uma forma criativa de atender às demandas do trabalho sem comprometer o seu valor. Não vai simplesmente se conformar porque aparentemente não há outra solução.
Alguém com espaço de si estreito vai sufocar os seus valores e se conformar com a situação, pois não terá a originalidade, simplesmente achará que não existe outra alternativa.
O mesmo ocorre com todos os outros valores. O espaço de si amplo encontra maneiras alternativas para atender os valores, não se conforma porque tem que conformar. Não é uma questão de não atender, é uma questão de uso da originalidade. Então para ampliar o espaço de si, temos que treinar a criatividade e a originalidade, temos que resolver problemas, pensar em soluções. Ampliar o leque de opções para ampliar o espaço de si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário