Dolabela ensina que quem tem espaço de si estreito polariza-se em torno de absolutos e é dogmático e rígido. Quem tem o espaço de si amplo evolui em torno do contingente e é relativo e flexível.
Há diversas vantagens em ser flexível. Quem não é flexível não muda nem evolui, pois tem certeza que tem as respostas, não precisa mudar nada. E se não muda nada, não cresce, não encontra mais respostas e nem amplia seu mundo. Fica estagnado.
A primeira atitude de quem quer crescer e quer expandir é abrir-se a mudanças. É necessário estar disposto a mudar. É necessário querer mudar. É necessário ter consciência de que não tem todas as respostas e que achar que alguém tem uma verdade absoluta é um absurdo.
Até mesmo a Bíblia que muitos pensam que é absoluta e rígida não é assim, pois muitas vezes estamos lidando com a interpretação do homem. E em alguns aspectos alguns vêem de uma forma e outros de outra. Penso que até mesmo passagens literais podem trazer mensagens diferentes em contextos diferentes. Acredito também que alguns assuntos são unânimes e indiscutíveis, como aqueles que tratam da justiça, como não roubar. Mas a flexibilidade vem da mensagem de Jesus.
Ele foi bastante flexível perto da rigidez dos religiosos. Ele foi julgado por visitar a casa de um cobrador de imposto. A flexibilidade dele estava em amar o pecador, não o pecado. E o amor dele foi capaz de fazer com que esse cobrador de imposto se arrependesse e devolvesse o que recebeu indevidamente. Ele foi flexível com uma adúltera, amou a pecadora não o pecado, pedindo que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra. Há diversos casos dessa flexibilidade de amor, ensinada por Jesus Cristo, uma vez que os religiosos eram inflexíveis.
Então podemos entender que o pecado em si é algo não aceito, mas sempre existirá a maneira flexível com que podemos lidar com o pecador para que vá e não peque mais.
Em relação à pessoas em geral e seus comportamentos, achar que somos absolutamente certos diminui nosso espaço de si. A medida que reconhecemos a relatividade podemos aumentar nosso espaço. Por exemplo, se eu acho que apenas as minhas respostas para uma questão são certas, eu diminuo o meu espaço, pois deixo de considerar muitas outras respostas que podem ser melhores que a minha. Eu leio muito e considero a opinião de diversos autores porque tenho a crença que há uma resposta melhor em algum lugar e eu vou encontrá-la para testá-la. E a medida que faço isso, meu espaço se amplia. Se eu não fizesse, meu espaço se estreitaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário