Dolabela explica que as oportunidades são "um presente para a mente preparada: normalmente provém de nossa experiência, chunks, pedaços de experiência), intuição; são simples na sua concepção: coisas complicadas geralmente não dão certo; exigem grandes esforços, não podem ser tratadas superficialmente".
Então primeiramente precisamos estar com a mente preparada para a oportunidade. E como preparar a nossa mente? Creio que tendo abertura, testando diferente coisas, fazendo diversas atividades, desenvolvendo a criatividade, lendo, estudando, observando. Antes de qualquer ação vem a mente e nossos pensamentos sobre algo. Quanto mais diferentes experiências, mais aptos estaremos para enxergar a oportunidade.
Depois, temos que usar essa experiência. Por exemplo, iniciei em Mary Kay e depois agreguei Polishop. São duas oportunidades semelhantes. Cada qual com seu prós e contras. Certamente minha experiência anterior fez-me ver diferente de quem nunca teve experiência com uma oportunidade dessas. Os prós da Polishop são a facilidade de compra e o site que é disponibilizado para nós, sem que tenhamos trabalho com a linha da Polishop que é vendida no site. Seu cliente compra na sua loja on line e você não tem trabalho algum, apenas indica. É a Polishop que parcela no cartão, verifica o pedido e entrega. A diferença das duas oportunidades é que Mary Kay é mais trabalhoso, exige mais presença e vendas. São diferentes, não estou dizendo que Mary Kay é ruim, pois tem a vantagem de ser um produto conhecido e que fideliza os clientes.
As oportunidades tem que ser simples, nada muito complicado. Como faço por hobby, simplesmente gosto de aprender algo novo, preciso de algo simples e certamente a venda direta é simples. Não precisa abrir empresa, preocupar-se com burocracia, funcionários, aluguel. Você faz no seu tempo disponível, pode viajar, ausentar-se, escolhe os horários. Enfim, achei tão simples que concilio tudo facilmente. Comecei dedicando duas horas, depois uma hora. Atualmente atende clientes pontuais, dedico menos tempo ainda. Tudo muito simples.
No entanto, para uma oportunidade dar certo, é preciso esforço. Não é que não me esforce. Quando fazia duas horas, colocava todo o esforço nessas duas horas. Quando fiz uma hora, coloquei grandes esforços nessa uma hora. É igual uma atividade física, você não faz o dia inteiro, mas se tem propósito, coloca muita energia naquela hora escolhida. Óbvio que teria resultados melhores se dedicasse mais tempo, mas não é meu objetivo. Como prezo demais o equilíbrio e a qualidade de vida e é apenas um hobby, não me esforçarei tanto assim. Uma pessoa que tem objetivo claro em marketing de rede só conseguirá se dedicar-se, não existe milagres. Cada um sabe o que quer e como fará, mas certamente não é sem esforço.
E as oportunidades são de diversas maneiras diferentes, não há regra. Cada um gosta de algo diferente. Cada um tem uma missão diferente. Eu usei os exemplos da minha experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário