As oportunidades estão em todos os lugares. Elas estão muito próximas de nós. Quem sabe quantas oportunidades deixou de enxergar? Quantas passaram pela pessoa e ela estava despercebida? Por que alguns fazem muito do pouco e outros tem muito e e não aproveitam? Por que algumas pessoas em circunstâncias iguais aproveitam as oportunidades de forma diferente? Talvez o segredo esteja na percepção. Alguns detectam melhor que outros. Então é só apurar nossa sensibilidade para enxergar a oportunidade que muitos despercebidos não estão vendo.
De acordo com Dolabela "surgem em função da identificação de desejos e necessidades insatisfeitos, da identificação de recursos potencialmente aproveitáveis ou subaproveitados, ou quando se procuram aplicações (problemas para novas descobertas/soluções)."
No outro livro de Dolabela, O Segredo de Luiza, a personagem principal encontrou uma necessidade insatisfeita, goiabada em tablete, portátil para levar como lanche. As goiabadas vendidas eram grandes e difíceis de levar para viagens. Há diversas necessidades não atendidas e todas são oportunidades para os empreendedores. Li um artigo recentemente sobre aproveitamento de computadores obsoletos, verdadeiras riquezas são jogadas contaminando o meio ambiente e agravando o problema do lixo nas grandes cidades.
Enfim, as pessoas tem muitos problemas não resolvidos. E elas estão apenas procurando pela solução. O empreendedor que encontra a solução para seu cliente, para deixar sua vida mais fácil e feliz encontrou uma oportunidade.
Pode ou não ser inovador, muitas vezes é algo simples e abundante em alguns locais, mas que falta em outros.
Há outras características de oportunidades colocadas pelo autor que refletirei nos próximos textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário