quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Como desenvolver a criatividade?

"Existem técnicas e exercícios para desenvolver um comportamento criativo.  Parece que este vem do hábito de tentar encontrar novas idéias,  novas formas de apresentar idéias antigas,  de identificar problemas e inconsistências nos produtos e serviços oferecidos. Tudo indica que a criatividade é melhorada através de muito trabalho em que a intuição deve ser desenvolvida."

Para encontrar a oportunidade é preciso ser criativo.  Então como ser criativo é nossa próxima questão.  Podemos usar diversas técnicas,  pesquisar e praticar os exercícios que desenvolvem a criatividade que pouco a pouco estaremos pensando de forma mais criativa e aberta. Li muito tempo atrás que a criatividade vem ao desenvolver diversas áreas do cérebro fazendo o maior número de diferentes atividades possíveis e aprendendo assuntos variados, isto é,  sendo curioso para o novo.

Talvez aqui também cabem as perguntas certas. Como encontrar novas idéias?  Como posso partir de uma idéia antiga e apresentá-la de outra forma? Como identificar problemas e inconsistências nos produtos oferecidos?

E se tivéssemos um tempo de pensamento criativo marcado na agenda? Nesta vida tão corrida e acelerada,  seria bom dar uma parada,  pausar para o ócio criativo.  Às vezes tenho ótimas idéias enquanto estou fazendo Yoga.  Atualmente consigo fazer a posição e respirar, antes só conseguia concentrar na posição e olha lá,  pois até isso era difícil.  Esse respirar profundamente e com consciência oxigena o cérebro.  Há posições como as invertidas que levam um grande fluxo de sangue para o cérebro.  De alguma forma, sinto-me mais criativa após ter iniciado o Yoga.  O mesmo ocorre quando caminho, tenho idéias.  Então apoio completamente não tentar forçar a idéia,  faça algo diferente do que faz habitualmente e espere as idéias surgirem.  Talvez artesanato,  tocar um instrumento musical,  aprender uma língua estrangeira... e que tal orar e pedir a Deus a idéia?  As pausas são sempre bem vindas e precisamos delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário