"Segundo Simon, ninguém alcança nível mundial sem antes dedicar dez anos ou mais de intenso esforço para adquirir conhecimento e habilidade na sua especialidade e sem que tenha vivenciado 50 mil pedaços (chunks) de experiência. Para ele, a criatividade é coisa reservada aos especialistas e não aos amadores, indicando que trabalho e persistência representam grande parte dos ingredientes da criatividade. Não nos devemos surpreender ao constatar que muitas das pessoas criativas são viciadas no trabalho"
Dolabela citou Simon acerca da criatividade. Os ingredientes são trabalho e persistência. Eu gosto muito do conceito de pedaços de experiência, totalizando 50 mil. Quando era professora de inglês, costumavam perguntar em quanto tempo se consegue fluência no idioma. Isso depende dos pedaços de experiência, não de anos. Uma pessoa vivendo num país onde se fala inglês vivencia tantos pedaços de experiência que aprende em pouco tempo. Mesmo alunos que começaram no mesmo dia e tinham conhecimento igual podem se diferenciar ao longo do tempo, pois um pode ter estudado só nas aulas, outro vivenciado mais pedaços de experiência, assistiu a mais filmes, ouviu mais música, fez revisões, exercícios, praticou o line, enfim, no final das contas vale nosso contato intenso.
Muitas vezes queremos resultados rápidos e esquecemos dessa experiência que ainda temos que adquirir. Sinto-me amadora na minha segunda atividade, pois meus pedaços de experiência são poucos, visto que não dedico muitas horas. Tudo depende do objetivo. Quem quer um resultado de alto nível precisa de uma dedicação intensa. Não há milagres.
De qualquer forma, melhor progredir do que ficar parado no lugar. Então, não podemos nos assustar se agora é impossível ter 50 mil pedaços de experiência. Temos que focar em quantos pedaços posso ter hoje. Amanhã foco nos pedaços de amanhã. Saber que no final deverei ter 50 mil pedaços me ajuda a ter uma expectativa real. Se estou com mil pedaços, sei em que ponto estou da trajetória, não é preciso ter pressa quando não se tem o tempo necessário. Progredir é sempre melhor do que ficar parado. Não posso deixar de dar um passo só porque no momento não consigo dar 50 mil. Posso escolher dar 10 passos hoje, 10 amanhã e assim ter uma visão realista de quanto tempo necessito. Quando tiver mais tempo, dou 20, 40 passos... ou se estiver precisando de um descanso, reduzo para 5 passos por dia. Estarei melhor dando um passo por dia em relação àquele que não dá passo algum.
Então é isso, trabalho e persistência para ter a idéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário