quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Como fazer compras?

Sem dúvida,  a maioria dos empreendedores precisam fazer compras.  Então temos no quadro: característica - acuidade; competência - negociação,  saber conter-se nos próprios limites,  conhecer profundamente o tema e ter flexibilidade para permitir que todos ganhem;   aprendizagens - diagnóstico do setor e pesquisa de compras.

Devemos aprender a desenvolver a acuidade.  Ser precisos nos dados que precisamos nos ajuda a controlar melhor.  É preciso saber exatamente onde é melhor comprar,  qual o melhor produto em termos de custo/benefícios,  qual o melhor fornecedor,  como adquirir o produto,  enfim, quanto mais conseguimos ser precisos no que estamos fazendo melhor.

Aprender a negociar é fundamental.  Como comecei como aprendiz,  aprendo muito com as próprias clientes.  Algumas têm uma grande habilidade de negociação.  Sabem conseguir prazos,  sabem melhorar os preços sem desprestigiar o trabalho ou o produto. Eu observo muito, pois tenho mesmo que aprender.  Algumas clientes são empreendedoras e por vezes as observo como fazem na negociação das mercadorias delas.  É um grande aprendizado,  pois nunca fui boa em negociação.

Conter-se nos limites é algo que para mim é fácil.  Nunca comprei nada que estivesse acima do meu orçamento e facilmente aplico isso aos meus negócios.  Compro apenas se posso e devo. Eu sei meu limite e não o ultrapasso.  Nunca fiquei em apuros financeiros por causa disso. Acredito mesmo que essa competência ajuda muito.

Vejo nas clientes empreendedoras que elas conhecem muito bem o ramo delas. Estou pouco a pouco conhecendo o ramo no qual decidi atuar.  Faço meus testes aqui e acolá.  Vou aprendendo. E hoje que tenho mais experiência vejo o quanto poderia ter feito melhor.  Não lamento o passado, apenas aprendi e cresci com minhas experiências e comprovei o quanto é importante conhecer o ramo.

Como compradores,  também temos que ser respeitosos.  Já recebi propostas de clientes que eram impossíveis.  Talvez elas não calcularam,  talvez desconheciam meu ramo, mas claro que ninguém paga para trabalhar.  Sei que não tiveram intenção de ofender, mas a negociação tem que ser justa sempre. Aliás,  eu desconfio do muito barato. Algo está estranho quando alguém consegue diminuir muito algum preço.  Não é possível estabelecer relação custo/benefício em alguns casos.

Por isso,  precisamos fazer um bom diagnóstico do setor e fazer pesquisas de compras.  Afinal, só podemos oferecer as melhores condições para o cliente se conseguirmos ter feito uma boa compra. Caso contrário,  no final das contas, alguém vai sair perdendo, ou o cliente ou o próprio empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário