Dolabela explica que o empreendedor é um sonhador realista: é racional, mas usa a parte direita do cérebro. Como obter esse equilíbrio? Ser sonhador e ao mesmo tempo realista?
Essa questão do equilíbrio é algo que sempre me intriga. Não é questão de se contradizer, é uma questão de equilibrar duas características que parecem opostas. Por isso, o auto conhecimento sempre tem que estar presente na vida do empreendedor e de qualquer pessoa.
Sem sonhos, ninguém move um passo, continua na zona de conforto. Quer algo melhor, mas não acredita que pode conseguir. Com sonhos, a pessoa vai além, faz muito mais do que os hábitos diários. De certa maneira o sonhador acredita em algo além do que presencia no momento.
Sem senso de realidade a pessoa se frustra, pois sonha além do que pode de fato realizar. Ou talvez só sonha, mas não dá um único passo em direção dos objetivos, então também não sai do lugar, está sempre na mesma. O sonho por si só não move ninguém.
Então o equilíbrio é ter sonho com planejamento. Mesmo que eu queira algo grande, que atualmente é impossível, eu consigo dividir em pequenas partes realizáveis e executo cada pequena parte que compõe o todo. Com planejamento eu sei que nada flui de um dia para o outro, eu tenho paciência de plantar a semente e esperar pelo fruto, pois já entrou no meu planejamento o tempo que o fruto leva a aparecer apos o plantio. Já entrou no planejamento todas as etapas necessárias desde o plantio da semente.
Seria sonho irreal plantar uma semente e querer o fruto em um mês, em três meses, em meio ano... demora mais. Se eu não estudar e pesquisar e não ter essa informação, é sonho irreal.
É sonho irreal querer passar em concurso sem estudar. É irreal querer fazer posições de ioga avançadas sem ter passado pelas básicas... o equilíbrio entre sonho e realidade não é apenas para empreendedores.
Se eu trabalho auto conhecimento consigo enxergar até que ponto estou sonhando demais e tenho que voltar a realidade. Ou até que ponto é irreal o meu objetivo. O melhor é analisar a si mesmo. Eu pratico ioga e quero avançar em posições, mas sei que algumas são grandes sonhos que devem ser divididas. Sei que agora tenho que trabalhar nas intermediárias, pois consegui dominar as mais básicas. E quando estava no início deveria dominar as básicas antes de querer as avançadas. Pode ser que eu consiga atingir as avançadas, mas a realidade tem que estar presente, são etapas que devo percorrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário