terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Como você obtém feedback?

O empreendedor "cria situações para obter feedback sobre seu comportamento e sabe utilizar tais informações para seu aprimoramento". Essa é outra característica do empreendedor segundo Dolabela.

Vemos que o empreendedor não é passivo,  ele não espera alguém  ir voluntariamente e dar o feedback,  ele cria a situação.  Feedback é muito importante,  não é crítica, é uma oportunidade de aprimoramento.

 Como criar a situação para saber a opinião alheia?  De fato o empreendedor precisa ser criativo e aberto para mudanças.  Pesquisas de opinião são excelentes,  mas nem sempre as pessoas estão dispostas a falar com sinceridade,  com medo de ofender.  Reclamações são excelentes,  pois o cliente está sinceramente querendo resolver quando reclama, do contrário nem voltaria a esse empreendimento. Situações comuns do dia a dia devem ser aproveitadas,  são boas oportunidades de feedback.  Claro que há inúmeras outras maneiras.  E são oportunidades,  não críticas.

Ter a informação apenas não é o suficiente.  Precisamos estar dispostos a aprimorar.  E essa disposição deve ser intensa porque mudanças exigem que mudemos os velhos padrões.  E geralmente estamos muito agarrados ao velho padrão.  Mesmo que ele não seja bom, mesmo que ele nos prejudique,  ainda assim agarramos o velho padrão.

Por isso,  temos que olhar diferente o feedback.  A maioria das pessoas não dá feedback para nos ofender ou machucar. Os clientes querem resolver seus problemas.  E o melhor empreendedor é aquele que entende a dor do cliente e a resolve.

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