O empreendedor "cria situações para obter feedback sobre seu comportamento e sabe utilizar tais informações para seu aprimoramento". Essa é outra característica do empreendedor segundo Dolabela.
Vemos que o empreendedor não é passivo, ele não espera alguém ir voluntariamente e dar o feedback, ele cria a situação. Feedback é muito importante, não é crítica, é uma oportunidade de aprimoramento.
Como criar a situação para saber a opinião alheia? De fato o empreendedor precisa ser criativo e aberto para mudanças. Pesquisas de opinião são excelentes, mas nem sempre as pessoas estão dispostas a falar com sinceridade, com medo de ofender. Reclamações são excelentes, pois o cliente está sinceramente querendo resolver quando reclama, do contrário nem voltaria a esse empreendimento. Situações comuns do dia a dia devem ser aproveitadas, são boas oportunidades de feedback. Claro que há inúmeras outras maneiras. E são oportunidades, não críticas.
Ter a informação apenas não é o suficiente. Precisamos estar dispostos a aprimorar. E essa disposição deve ser intensa porque mudanças exigem que mudemos os velhos padrões. E geralmente estamos muito agarrados ao velho padrão. Mesmo que ele não seja bom, mesmo que ele nos prejudique, ainda assim agarramos o velho padrão.
Por isso, temos que olhar diferente o feedback. A maioria das pessoas não dá feedback para nos ofender ou machucar. Os clientes querem resolver seus problemas. E o melhor empreendedor é aquele que entende a dor do cliente e a resolve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário