No quadro do livro, quem toma decisões tem como característica julgamento e prudência. A competência é visão. As aprendizagens são obter informações e saber minimizar o risco.
Portanto, para se preparar para tomar decisões, precisamos melhorar o julgamento e ser prudentes. Essas características nem sempre são fáceis de se adquirir, porque por vezes ficamos na dúvida qual o tipo de julgamento é o certo, ou como ser prudente ao mesmo tempo que tomamos um risco.
Eu tenho como principal ensinamento para julgamento e prudência o livro de Provérbios da Bíblia Sagrada. Todos os dias leio um capítulo do livro de provérbios. Aprendi no livro "Salomao, o homem mais rico que existiu". De acordo com o autor, ele mesmo obteve bons resultados por causa dessa leitura de Provérbios. Eu acredito que os ensinamentos são ótimos, independente de religião. Outras partes da Bíblia são ensinamentos universais. Creio que se conseguíssemos seguir a Bíblia, a sociedade seria muito melhor. As pessoas teriam melhores julgamentos e prudência e tomariam decisões melhores.
Eu preciso da competência da visão para tomar decisão porque se não sei para onde quero ir, qualquer caminho serve. Por outro lado, se já tenho a visão do que quero, tomar a decisão será mais fácil, pois será algo que me leve mais próxima da visão. Eu tomo decisão com base no destino ao qual quero chegar.
Eu tenho que aprender a obter informações porque a decisão será embasada. Não adianta tomar decisão sem ter todas as informações necessárias, porque a probabilidade de ser uma decisão errada aumenta. Preciso aprender também a minimizar o risco. Assim, as decisões são tomadas de uma forma que os riscos são gerenciados e gerenciáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário