O empreendedor é "orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo", ensina Dolabela. Havia um tempo que eu não conseguia enxergar 5, 10, 20 anos a frente. Minha vida era apenas passado e presente. Com o tempo, fui aprendendo a fazer planos e ver o futuro, enxergá-lo.
Creio que enxergar o longo prazo é um exercício. Quanto mais praticamos, mais fácil fica. E isso ajudou-me muito. Tenho certeza que cada pequena ação de hoje é uma semente de amanhã. Tenho certeza que meu passado foi o que decidiu o que estou vivendo hoje.
Já errei e acertei muito. E isso tudo me ajuda a tomar minhas decisões. Hoje é o momento da escolha. No longo prazo colheremos qualquer ação ou até inação. É inevitável. Pelo menos com ações podemos ter mais probabilidade de termos o que queremos. A inação trará até o que não queremos. Virá por inação. Sim, muito do que temos e não queremos veio porque não agimos no passado, mas ainda podemos agir e ter o que queremos.
Agindo e plantando muitas coisas virão no longo prazo. Tanto empreendedores como pessoas comuns ganham muito ao agir e saber que o longo prazo funciona e traz resultados. Todos ganham ao se orientar para o futuro. E é no presente que fazemos a escolha do caminho que levará à linha de chegada lá na frente. Cada caminho, uma linha de chegada... mesmo que demore, o caminho determinará a chegada. Por isso precisamos de muita consciência do caminho que estamos atualmente. Ele está levando para onde? Sabemos muito bem nosso caminho percorrido atualmente? Sabemos cada una das possíveis consequências? Conseguimos ter essa visão lá da frente? Conseguimos enxergar a linha de chegada como consequência desse caminho atual? Ou apenas enxergamos um caminho que não sabemos onde vai dar e nem nos importamos de tentar saber?
Nenhum comentário:
Postar um comentário