Dolabela cita outra característica do empreendedor: "Define o aprender (a partir do não-definido) para realizar suas visões. É pro-ativo - define o que quer e onde quer chegar, depois busca o conhecimento que lhe permitirá atingir o objetivo."
Essa consciência do espaço entre onde estamos e onde queremos chegar é fundamental para atingir o objetivo. O primeiro passo é ter a visão, saber o que quer para então buscar o conhecimento.
Estar ciente de que não temos o queremos, porque não temos o conhecimento para estar lá nos leva a chegar a outros patamares. Tudo que não temos, é porque não sabemos.
A ponte entre o que queremos e onde estamos é o conhecimento. Preenchemos esse espaço com conhecimento. A partir do momento que sei, passo a agir com base no meu novo conhecimento. E então ando em direção ao que quero.
Não resolvemos nenhum problema com base nas condições que o criou, alguém já disse. Então temos que mudar essas condições com novos conhecimentos.
E só busca algo novo, só busca conhecer aquele que é pro-ativo, pois o passivo espera que de alguma forma a solução chegue até ele. Ele até acha que resolverá a situação nas mesmas condições onde está, sem fazer nada de diferente. Então ele nunca cria a ponte que o levará ao outro lado. Ele espera que uma ponte surja assim do nada. E assim não é o empreendedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário