Dolabela mostra a característica de cultivar a imaginação e definir visões. Como cultivar a imaginação? Creio que quanto mais diversificado nosso conhecimento, mais imaginação conseguimos ter. Por isso, gosto de pesquisar diferentes areas e fazer o máximo de diferentes atividades. Assim, nossa imaginação pode ir longe. Quando nos prendemos a apenas uma atividade, nossa imaginação se estreita. Quanto mais criativos nos tornamos, mais opções temos ao resolver qualquer problema, pois conseguimos ver de forma mais abrangente.
Com imaginação nossas possibilidades se abrem. Uma pessoa sem imaginação consegue ver apenas uma opção para ela. Outra, com imaginação, consegue ver várias opções, ela não acha que tem apenas uma alternativa. Ela consegue ver um leque de opções e é capaz de exercer a opção de escolha. Com imaginação não somos escolhidos pelas circunstâncias da vida, sabemos que escolhemos dentre muitas opções.
Como definir visões? Eu gosto muito da idéia de imaginar um dia perfeito. Pense num dia perfeito, o que faríamos ao acordar? Ao longo do dia? O que faríamos a noite? Com essa visão, podemos nos posicionar para ter idéia do ponto em que estamos e do ponto que queremos chegar. O mesmo pode ser feito com a visão do empreendimento perfeito. Assim, podemos sempre ter a visão do que queremos e conseguimos enxergar o agora com o desejado.
Quem tem visão sabe onde quer chegar. É totalmente diferente de quem acha que não tem escolhas na vida. Ele sabe qual a sua escolha e pode imaginar o meio de chegar lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário