quinta-feira, 11 de maio de 2017

Simplifique sua vida

"Você precisa tempo para pensar... para estar com seus pensamentos,  examiná-los e modificá-los até chegar aos pensamentos certos que o levarão aonde você quer chegar. Você precisa de tempo para descobrir onde está: o projeto ainda pela metade, a direção por onde aponta sua carreira,  o rumo que sua vida está tomando. É devido à falta de tempo para pensar que deixamos nossas vidas ficarem tão descontroladas."

Trecho retirado do livro "Simplifique sua vida no trabalho", de Elaine St. James. Gostei desta parte do livro porque nos ajuda a parar. Nem sempre correr, andar, estar em movimento, é a solução de nossas questões mais fundamentais. Parar e pensar sobre o que é importante para nós e como temos vivido pode mudar uma vida. Parar para fazer perguntas e respondê-las pode ajudar a melhor conectarmos conosco  e com nossa missão de vida.

A autora pede para analisarmos nossos pensamentos. Penso que fica mais fácil quando registramos. Assim podemos ler e analisar melhor o nosso modo de pensar, é uma forma de distanciar. Assim podemos identificar quantas vezes nos sabotamos, como nossos pensamentos têm sido contrários ao que realmente queremos,  o quanto tem sido negativos ou impróprios à vida que queremos.

Uma vez que conseguimos detectar nosso padrão de pensamentos, o próximo passo é modificá-los.  Sei que não é fácil,  que leva tempo, mas quem quer ser protagonista de sua vida, será persistente o suficiente para vencer seus próprios pensamentos.

Parar pode significar um ganho imenso de tempo. Se eu descubro onde estou e onde quero chegar, o próximo passo é escolher a direção que vou caminhar.  Se eu não paro para pensar, posso estar indo em qualquer direção e chegarei a qualquer lugar, talvez até num lugar indesejado devido ao descontrole de minha própria vida.

Parar e pensar é algo simples,  que toma 15 minutos por dia, ou até menos. Ou podemos deixar para fazer isso semanalmente, num sábado ou domingo.  Muitas vezes o simples é que nos leva a reais progressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário