"Costumamos nos envolver tanto com a tecnologia moderna que esquecemos de que dispomos de um arsenal de tecnologias internas. Um grande reservatório de tempo na maior parte inexplorado, aguardando para ser aproveitado, são nossas horas de sono. Cerca de 1/3 de nossas vidas é gasto dormindo, mas a maioria das pessoas não aproveita esse tempo eficazmente. Vamos dormir sem resolver o 'entulho' do dia e acabamos tendo um sono agitado, com sonhos perturbadores. Sem percebemos dormir mal prejudica a qualidade do nosso trabalho. "
Continuando com as reflexões do livro, Elaine St. James mostra o quanto esse 1/3 do nosso dia também pode ser produtivo. Concordo que dormir bem é essencial para a produtividade. Muitas pessoas acreditam que dormindo menos, terão mais tempo, mas a questão é mais qualidade do tempo do que quantidade de tempo. Não adianta ficar horas numa atividade que uma pessoa bem descansada faria na metade do tempo. Vale mais ter dormido bem. Aprender técnicas de dormir bem, com qualidade pode modificar o dia de alguém.
Entretanto, a autora vai além quando trata de aproveitamento de sono. Ela pede para dedicar três minutos para um fato não resolvido durante o dia: discussão com colega, prazo iminente, novo projeto que não sabe como começar, etc. Depois ela pede para ver a situação resolvida por um ou dois minutos. Em seguida, pede para pedirmos à mente subconsciente para sabermos como proceder, deixando até um caderno para anotar no dia seguinte. No dia seguinte, escrever a resposta: "O que preciso fazer agora nessa situação é..."
Bem interessante essa perspectiva. Eu faço com variação. Quando algo me incomoda, fico pensando naquilo e por isso tento tirar de minha vida tudo que me tira a paz. A vida é curta para ficarmos com incômodos e preocupados na maior parte do tempo. Então não tem como não pensar antes de dormir, é inevitável. Não peço à minha mente subconsciente. Acredito no poder do nosso subconsciente. Acredito também no Espírito Santo, que de acordo com a Bíblia nos guiará em toda verdade. Assim, no dia seguinte peço a Deus a resposta, tenho por hábito orar toda manhã, assim que acordo. Como é prioridade, posso ficar sem fazer muita coisa de minha lista de atividades para a manhã, não sem orar. Assim, obtenho a resposta durante a oração. Para mim é poderoso. Toda manhã a primeira pessoa com quem falo é Deus.
Acredito na manhã como o horário mais produtivo, como um horário de tomada de decisões. Embora não escreva, também muitas decisões que tomei foram pela manhã, durante a oração.
Por isso acredito na importância da rotina matinal, em não deixar no piloto automático, em pensar sobre cada detalhe que possa estar nos incomodando e nos dar ao valor de resolver. Por que empurrar com a barriga? Por que acreditar que não somos dignos de ser respeitados?
Também fico impressionada com a quantidade de pessoas que acham que não vale a pena, que chegam a ver outra visão, todos os problemas sem solução, então não lhes resta mais do que reclamar. Essas pessoas tem boa fé, mas o modelo mental é de problemas insolúveis, de que não adianta o que façam, não mudarão suas situações. O pior de tudo é que estão certas, se acreditam nisso, nunca mudarão.
Quem acredita que mudará então mudará. É simples assim. Alguns simplificam tomando atitudes que visam resolver, alguns se complicam ainda mais em reclamações e sem nenhuma atitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário