quarta-feira, 10 de maio de 2017

Criando o futuro hoje - Aplique o que aprendeu

"Descubra formas de aplicar o que você está aprendendo.  Gaste uma hora por semana para revisar suas 'notas e citações' para bolar maneiras de colocar em prática os conceitos,  os princípios ou as ações em seu cotidiano.  E se você realmente quer tornar as idéias partes permanentes de suas habilidades,  ensine-as a outras pessoas.  Nada cristaliza tanto o aprendizado quanto ter de saber o suficiente para ensinar".

Aplicar o que aprendeu realmente é o que conta. Teoria não leva a mudança,  aplicação sim. Foi o que fiz após ler o livro "Pai Pobre,  Pai Rico". Kiyosaki pediu para aprender a vender,  nem que seja em troca de nada, estágio não remunerado. Ele enfatizou a importância do aprendizado para então obter independência financeira. Que é outro conceito que eu não entendia. Se as pessoas não entenderem esse conceito, dificilmente sairão da 'corrida de ratos',  outro conceito que vale a pena saber. Agora que sei o que é,  vejo que a maioria 'corre essa corrida', mesmo tendo capacidade de sair. Eu quero escapar dessa corrida e ser livre.

Independência financeira pode ser o contrário absoluto do materialismo. É poder desapegar de tudo, pois a pessoa terá o suficiente para viver, trabalhando ou não.  Assim, quem atinge independência financeira pode finalmente dizer 'não' a muita coisa. Desapegar.  Muita gente que depende de seus trabalhos o faz por apego, ou porque depende muito. Então passa por todo tipo de situação e humilhação.  Não deveríamos estar nos matando pouco a pouco em troca de um salário.  Ou acabar com depressão ou num sanatório. Se a pessoa atinge independência financeira atinge qualidade de vida.

Outra maneira de aplicação que encontrei foi escrever no Blog. Assim,  toda a vez que compartilho minhas leituras e como apliquei em minha vida, estou cristalizando o conhecimento.  Estou aprendendo mais ainda.  Por isso já escrevi aqui no Blog que estes textos são mais para mim mesma. Sou eu a maior beneficiária e a pessoa que mais aprende. Independente se puder beneficiar e inspirar alguém, já cumpri meu papel, pois ajudei no meu objetivo de refletir sobre as leituras e colocar em prática.

Sei que não é fácil assim, é um longo processo. Do dia que terminei de ler o livro de Kiyosaki para a aplicação levou anos. Primeiro fiz uns cursos no SEBRAE,  pesquisei muito, inclusive franquias. Como era apenas um 'curso' ou estágio não remunerado, não queria ter perda alguma, aluguel certamente incorreria em perda caso não vendesse suficiente.  O porto mais seguro era venda direta.  Talvez um dia migre para outro tipo de negócio,  mas realmente venda direta tem muita vantagem. Não sairei tão cedo do negócio.  Em Mary Kay já são anos, Polishop vai fazer um ano em agosto.  Então cumpre a finalidade de 'ensinar' sem perdas. O risco deve ser sempre calculado, principalmente quando não temos experiência.

E a experiência de ter aplicado vale muito. Quando aprendermos a desapegar do resultado e focarmos no conhecimento adquirido, teremos evoluído muito. Quem não dá valor ao conhecimento adquirido acha que deve ter resultados rápidos.  Quem dá valor ao conhecimento adquirido joga no longo prazo. Sabe que o retorno virá no momento certo. E nada será um golpe de sorte, será resultado de muito conhecimento acumulado e construído por anos.

Assim termino a reflexão sobre esse livro. Que todos possam construir futuros maravilhosos,  cheios de bênçãos, priorizando o conhecimento sobre os bens materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário