quarta-feira, 31 de maio de 2017

Evite preocupação resolvendo resolvendo o problema

"Se você tem um problema que o preocupa, aplique a fórmula mágica de Willis H.  Carrier,  fazendo essas três coisas: 1. Pergunte a si mesmo qual a pior coisa que poderá me acontecer?  2. Prepare-se para aceitar o pior, se acontecer.  3. Depois,  calmamente, procure melhorar a situação,  partindo do pior".

Parece bem óbvio mas muitas pessoas não procuram resolver o problema,  elas se aprofundam em preocupação.  Pensam, reclamam, pensam, mas não dão um só passo em direção à solução.  Vivem no problema,  alimentam-se do problema,  reclamam do problema,  como se o problema fosse um troféu que mostra como são vítimas e coitadas. E como se ser vítima e coitada fosse algo positivo.

Sei que isso pode acontecer com qualquer um e por vezes ficamos tão confusos em nossos pensamentos que não conseguimos ver claramente para buscar a solução.

Então ter uma fórmula,  um passo a passo pode ajudar bastante. Preparar-se para o pior é trabalhar com a realidade. Ninguém vive só de altos na vida, nós sempre temos baixos. E isso está ok.  É comum e não é exclusividade nossa essa situação de baixos. Então temos que ter ciência do que pode acontecer. E quando estamos preparados para passar pelo pior,  deixamos de nos preocupar com o inevitável.  Para que se preocupar por algo que vai acontecer mesmo? Algumas circunstâncias tem que ser aceitas. Simples. Nossa mente deve estar preparada para isso.  Temos que saber que a realidade por vezes é dura. E que eventualmente vai acontecer conosco.

Isso não quer dizer que somos derrotados.  Isso significa que seremos fortes o suficiente caso não seja o melhor. No que estiver ao nosso alcance vamos procurar melhorar a situação.  Como? Dividindo o problema em partes menores. Muitas vezes não podemos resolver de vez. Podemos melhorar. E é nesse melhor dentro do pior cenário que tenho que me concentrar.

Por exemplo, alguém está ficando estressado e até doente por causa do trabalho e outras responsabilidades domésticas. As mulheres são muito mais sobrecarregadas. Reclamar não resolve. Pensar sem parar nas injustiças não resolve. Então o foco deve ser em como melhorar.  Entender o estresse já ajuda. É um passo.  Você só combate o que entende.
Depois de entender, começar a agir para melhorar, pois não é possível talvez naquele momento largar o emprego e largar as atividades domésticas. Então não é possível resolver de vez, é possível melhorar.

É possível parar 10 minutos para relaxar?  Sim, sempre é possível.  É possível fazer exercícios físicos?  Sim. Resolve de vez? Não, melhora. É possível parar para fazer um planejamento?  Sim, sempre encontramos tempo para o importante quando priorizamos?  É possível melhorar a alimentação?  Sim, sempre encontramos maneiras de tomar mais água e substituir o lanche da tarde por frutas. Enfim, o principal não muda, mas o que está ao redor do principal, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a situação.

Com o tempo, sendo consistente em pequenas ações,  podemos ter resultado na maneira como encaravamos o trabalho e as atividades domésticas.  Uma pessoa nas mesmas circunstâncias pode ter percepções diferentes. Uma pessoa nas mesmas circunstâncias pode fazer mais eficientemente as mesmas atividades que outra pessoa. Muitas vezes não muda o trabalho e as atividades domésticas, muda a visão da pessoa, a energia da pessoa,  a força da pessoa.  Então a preocupação desaparece por termos cuidado do todo, não apenas daquela circunstância que nos preocupava. A preocupação desaparece por termos outras necessidades que não percebíamos sendo satisfeitas. A preocupação desaparece porque o cenário ao redor do problema está melhor.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Evite preocupação com o passado

Dale continua com uma pergunta: "Costumo amargurar as vezes o presente para lamentar coisas que aconteceram no passado,  coisas que estão totalmente resolvidas?"

Não sei se é fácil,  talvez não seja, no entanto,  devemos fazer um esforço consciente para não amargurar o passado. E talvez para conseguir isso temos que resolver totalmente a questão.  Não deixar sem resolver.

Isso envolve lidar com a questão é enfrentá-la,  até que consigamos finalmente superar. Fingir que esqueceu não terá efeito. Qualquer questão só será esquecida se enfrentarmos. Enfrentar não é fácil.  Muitas vezes envolve um bom desgaste emocional. Necessário para ter aquilo resolvido de vez.

Experimentei superar uma questão difícil para mim encarando-a.  Foi um caso de assédio moral por parte da amiga íntima de um chefe.  A princípio senti vergonha e achei que deveria esconder o sentimento ruim para ver se ele desapareceria.  Isso se chama medo de encarar. Fiz o contrário do senso comum. Enfrentar me empoderou de tal maneira que atualmente essa questão está completamente resolvida.

Não só resolvida mas também fiz dela uma missão pessoal.  Não tenho ressentimento contra essa pessoa. Se deixasse aquilo escondido sem enfrentamento ficaria o ressentimento.  Sinto aquilo como um mal necessário para eu descobrir o quanto podemos lutar contra o assédio moral e para descobrir a força que temos dentro de nós. Força que muitas vezes ignoramos.  A confiança vem com o agir.

Claro que preocupação se evita com precaução.  Não teria enfrentado a questão caso não fosse responsável,  caso não fosse exemplar e fizesse minha milha extra. O meu caso é uma pessoa que não só faz o que deve fazer, mas percorre aquela milha extra. Então temos que ter legitimidade para lutar contra esse tipo de assédio.  Eu sou o tipo de funcionária pública que não entra em esquema algum, que cumpre os horários,  que não usa nem direitos como abonadas,  nem atestado médico,  fazendo tudo nas minhas horas livres, porque sei gerir meu tempo.

Então uma dica para não amargurar o passado é tentar resolver o mais rápido possível.  Passar tudo a limpo e não deixar arestas.  Assim, não teremos preocupação com o passado e ainda agradeceremos pela lição que aprendemos e pelas decisões que aquela lição nos fez tomar. De certa forma, um chacoalhao nos faz sair da zona de conforto, e isso é sempre bom.


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Evite preocupações com o futuro

Dale Carnegie faz a seguinte pergunta: "Tenho tendências para adiar a vida presente,  a fim de me preocupar com o futuro ou ansiar por algum 'roseiral mágico que está além do horizonte'"?

Eu sou uma pessoa precavida e penso bastante no futuro. No entanto, sem preocupações.  É por isso que me acostumei a fazer planos, mas não me apegar a resultados.  A saber qual a linha de chegada, mas gostar do caminho. A diferença pode ser bem sutil. Explico-me.

 A realidade me diz que várias pessoas que dependeram exclusivamente da aposentadoria estão na mão.  A precaução me diz que tenho que pensar nisso. A preocupação me deixaria fixada nessa idéia.  O desprendimento me diz que se eu fizer um planejamento e ir construindo as bases para uma aposentadoria tranquila, pouco a pouco conseguirei esse intento.  Sem pressa, contando apenas com o fator tempo. Não se trata de sacrificar o presente, se trata de pensar lá na frente e despender um pequeno esforço a mais, nada que comprometa o presente.

A realidade me diz que as pessoas adoecem quando idosas. Obviamente que é impossível deter os sinais do tempo, eles ocorrerão de qualquer forma. A precaução me diz que há formas de amenizar e evitar algumas doenças.  A preocupação me faria fanática nisso, poderia temer as doenças.  Não tenho medo delas, simplesmente acredito que posso vencer várias delas com pequenas ações saudáveis no vida diária,  nada que comprometa o meu hoje, pelo contrário,  são ações que tem tornado o meu hoje com mais qualidade de vida.  Desprendo-me do resultado. Pode ser que adoeça,  é o mais comum, mas a causa e consequência me diz que se acontecer terá sido mais suave devido a meus hábitos saudáveis.

Enfim, esses são apenas exemplos.  Há vários que poderiam ser usados mostrando diferença entre precaução e preocupação.  Aliás,  a pessoa precavida tem menos preocupação,  pois sabe que fez seu colchão de segurança,  que suavizara a queda. Quantos não se preocupam diante da queda porque não colocaram nenhum colchão de segurança lá embaixo?  Quantos estão despreocupados por saberem que tem um colchão lá embaixo? Melhor do que se preocupar é ter feito algo para amortecer a queda.  Mesmo que não precise,  o simples fato de ter  o colchão já acalma muito.

E para finalizar, a realidade diz que o roseiral é para poucos. Não podemos negar que existem histórias reais de pessoas com sorte, mas cá entre nós,  são raras. A maioria dos pobres mortais se beneficiariam mais sem se preocupar em encontrar o roseiral mágico e fazendo algo concreto para evitar preocupações futuras. O roseiral também pode ser as expectativas em relação aos outros.  Preocupação que não leva a nada. A realidade nos diz que mais vale contarmos com nossas ações concretas, não com as ações dos outros.  Tanta gente que se frustra e se preocupa com expectativa de ação alheia, com o roseiral mágico...


quinta-feira, 25 de maio de 2017

Evite preocupações

Dale Carnegie escreveu o famoso "Como fazer amigos e influenciar pessoas", o conteúdo é bom, embora a linha tênue entre a manipulação de pessoas é difícil de traçar.  Eu gostei mais de "Como evitar preocupações e começar a viver". Vou começar com uma citação,  elas são sempre mais impactantes para mim. "Pois o dia de ontem não é senão um sonho e o amanhã somente uma visão.  Mas o dia de hoje bem vivido transforma os dias de ontem num sonho de ventura.  E os dias de amanhã numa visão de esperança.  Cuida bem, pois,  do dia de hoje! Eis a saudação à alvorada."

Mais um autor falando do dia de hoje. E mais uma vez eu refletindo em como viver bem o hoje ao mesmo tempo que também cuido do amanhã.  E assim vemos que o nosso hoje fará um ontem bom para se recordar. Quando olhamos o nosso ontem, podemos gostar de nossas realizações?  Se sim, é porque soubemos viver aquele dia que hoje é o ontem. Que bom poder olhar para o passado e saber que não há arrependimento,  que há boas recordações.  Sofremos um pouco, fomos enganados,  a vida pode ter sido um pouco dura, mas valeu? Na maioria dos casos sim. Se foram bons aprendizados não olhamos o ontem com amargor,  mas como pontos de virada de nosso destino, trazendo sempre bonança após tempestade.

Podemos olhar o amanhã com esperança?  Temos ainda esperança?  De uma vida melhor? De melhor qualidade de vida? De melhor país?  Se sim estamos vivendo um hoje bom.  Se não,  estamos com um hoje sem esperança para o futuro. Quantos que perderam a esperança?  Quantos que perderam os sonhos?  Quantos que não acreditam em melhoras?  Quantos que acham que seu amanhã será pior do que seu hoje?  Considere-se um felizardo se está entre os que tem esperança. Isso significa que seu hoje tem significado. Que você ainda luta por acreditar. Todos que não lutam, o fazem por não acreditar. Muitos pararam de acreditar. Que o sonho e e esperança renasçam nesses corações áridos.

Eu vivo o hoje com o lema de "No more zero days". Que meu dia não seja zero. Que a cada dia esteja fazendo algo que contribua com minha visão de futuro. Que cada dia acorde com entusiasmo, acreditando. Um dia de rotina para mim é um "zero day". Tento sempre ter um desafio,  algo que me impulsione a fazer um pouco mais. Não importa em que área.  Importa que o hoje seja muito significativo,  que faça um diferença.  Hoje é o dia. Ontem já foi, que seja de boas lembranças.  Amanhã vai depender de hoje,  mas que eu tenha esperança para esse dia. Hoje é o dia. Não farei amanhã.  Farei hoje. Não começarei amanhã,  começarei hoje.

E preocupar-me? Sim, todos têm preocupações,  mas um bom começo é centrar-se no hoje. Não posso prever o futuro.  Não adianta lamentar o passado. Se eu fizer algo hoje que contribua para resolver meu problema já é algo. Não posso resolver tudo e nem tudo de uma vez. Mas o que posso fazer hoje para melhorar a situação?  É nisso que foco. É isso que faço.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Simplifique sua vida - Comece agora

"Não sabemos se estaremos vivos daqui a 5 ou 10 anos. Você gostaria de deixar essa vida sem nunca ter tentado a tarefa desafiadora que sua alma clama que você realize? Faça o que fizer, não deixe o medo  ou a inércia detê-lo.  Não há melhor momento do que o presente para começar."

Eu acredito que Deus colocou cada um neste mundo com uma missão.  Cada um tem que descobrir a sua, mas com certeza a missão é aquilo que amamos fazer.  Termino a reflexão desse livro de Elaine St James com essa chamada à ação.  Encontre o que sua alma anseia fazer. Não tenha medo de responder ao anseio de sua alma. Não se demore a atender esse anseio, pois podemos não estar aqui para atendê-lo se demorarmos. Comecemos agora com o que temos. Com toda a simplicidade possível.  Com apenas o que temos a oferecer. Pode ser pouco, mas será algo.

E se estivéssemos agora em nosso leito de morte? Quais seriam nossas alegrias de realizações?  Quais seriam nossos arrependimento?

O que poderíamos ter feito, mesmo de forma simples? O que deixamos de fazer porque complicamos?

Como tornar nossas vidas simples e satisfatórias, em que nossa alma se sente satisfeita e completa?

terça-feira, 23 de maio de 2017

Simplifique sua vida - Tenha independência financeira

"As três medidas que você pode tomar para obter independência financeira são:  1. Descubra quais são suas posses e aprenda a viver de acordo com elas; 2. Reserve uma porção dessas posses como uma soma principal investida a longo prazo;  3. Não mexa no principal.  O mais importante é não mexer no principal.  Você pode reservar dinheiro a vida inteira,  mas, se você continuar fazendo retiradas,  jamais alcançará independência financeira."

Outra dica de St.  James.

Algo tão simples como descobrir quanto ganha parece muito complicado para alguns. Depois dos descontos absurdos que um trabalhador tem em sua folha de pagamento,  sobra quanto?  Muitos parecem não saber. E é simples fazer esse controle. Depois descobrir quanto tem gastado para saber se bate com o valor que recebem.  Uma forma simples de obter essa informação é fazendo uma planilha de gastos.  Muitas pessoas complicam suas vidas gastando mais do que ganham.

A planilha de gastos vai ajudar neste controle. Há muitas formas de cortar custos sem cortar qualidade de vida. O livro de Provérbios 23:20-21 ensina que a pobreza vem da falta de moderação.  Com uma planilha descobrimos onde está indo nosso dinheiro. Por vezes fazemos descobertas surpreendentes. Quem tem gasto com refrigerante e fast food pode descobrir que a parte mais barata do supermercado garante uma qualidade de vida. Já se economiza bem fazendo uma troca inteligente e ainda se economiza para o futuro, evitando doenças.  Prevenção é melhor que cura em vários sentidos. Muitas pessoas complicam suas vidas ficando doentes quando isso poderia ser evitado.

Com a planilha, será possível reservar uma parte para reserva de emergência ou mesmo para a independência financeira futura. O que a maioria dos especialistas sugerem é apenas 10%.  Se a pessoa ganha 5.000 mensais tem que reservar 500,00. Não é difícil.  É simples. Caso tenha muitos gastos ou terá que cortar ou terá que fazer uma renda extra. Muitas pessoas complicam sua vida não reservando e quando têm uma emergência tem que conseguir dinheiro a juros altos e mora. Se tivessem reservado uma parte,  teriam lucros e juros. É mais simples reservar um pouco e receber juros do que não reservar e ter que pagar os juros.

Não mexer no principal significa um dia conseguir a independência financeira.  Isso não tem relação alguma com ambição.  Nossa cultura brasileira é pouco focada na prevenção. É mais centrada em apagar fogo, cobrir emergências. Isso não quer dizer que todos estão fadados a isso. Cada um pode escolher seu destino. Pode ser prevenido. Independência financeira é um conceito ligado à prevenção.  Quem o vê como ambição tem pouco conhecimento de educação financeira e deveria começar urgente seus estudos. Esse conceito também está ligado ao longo prazo e temos uma cultura centrada no curto prazo. Então quem vê como fazer grandes sacrifícios precisa ter o conhecimento do longo prazo, que não tem relação alguma com sacrificar-se,  mas com pequenas ações que rendem com o tempo passando, sem pressa.

Os especialistas em educação financeira não condenam os gastos. Mas ensinam o gasto com inteligência.  Então 10% seria para independência financeira a longo prazo.  10% ou até mais para outros gastos significantes e construtivos. O que deveríamos usar para nossos gastos fixos seria 60% do nosso orçamento.  Fazendo assim,  a pessoa  consegue viver de modo simples, e sem se complicar no meio do caminho. Quantos se complicam na vida financeira?  Podemos ter tudo do melhor, sem complicações se tão somente soubermos como gastar e o que gastar. E se soubermos fazer renda extra de modo simples. Também não é preciso investir em renda extra complicada.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Simplifique sua vida -Respire

"Respirar profundamente ajuda a mitigar,  compreender e resolver qualquer problema muito mais rapidamente e possibilita voltar à tarefa pendente muito mais eficazmente".

Respirar é algo muito simples, por isso talvez não damos a devida atenção e entramos no piloto automático,  respirando de qualquer forma. A respiração com intenção,  com atenção, muda bastante nossa perspectiva,  acalma a mente e nos ajuda até em nosso sistema imunológico.

Dentre meus objetivos de início de ano, coloquei a respiração consciente.  Demorei um pouco para realmente me dedicar.  Estamos quase na metade do ano, portanto é hora de revisar todas as nossas metas e verificar quais avançaram e quais estão estagnadas. Yoga ajudou-me muito com a respiração,  devido à atenção dada. No início,  não conseguia prestar atenção a tanto detalhe, tentar estar na posição e respirar com intenção pareceu-me bem difícil.  Hoje já consigo. Então enquanto pratico Yoga,  já estou praticando respiração.  Um exercício dois em um. Alguns dizem que Yoga é meditação em ação.  Enfim, meus resultados de fato melhoraram após iniciar yoga.  Muitas vezes lembro-me de algo importante que tinha a fazer enquanto faço as posições.  Outras vezes, tenho novas ideias.  Quando necessito de uma pausa,  sempre me vem à mente alguma pose.

Gostei tanto dos resultados que penso em parar mais para duas práticas de yoga.  Respiração por si só,  independente das posições, e concentração por um método em que você fixa o olhar em algo e tenta não piscar. Faz vem até para os olhos e aumenta a concentração,  tenho me dedicado à respiração nesses momentos também. Tive de abrir mão de algumas coisas para abrir esses espaços de tempo, mas nada importante e nada que me agregava.

80% do que fazemos não agrega em nada. Apenas 20% entrega resultados.  Devemos nos dedicar aos 20% eficientes, por isso ao pensar em novas práticas que realmente contribuem para meu bem estar, eu tirei algumas que entravam na categoria dos 80% circunstanciais.

Só esses meses que tenho dedicado a yoga me trouxeram resultados que me possibilitam  classificá-lo como 20% que valem meu tempo. Resolvo problemas da vida muito melhor e sem apego a resultados e sem apego a nada. Pare para respirar e veja como qualquer tarefa é feita melhor após essa pausa.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Simplifique sua vida - Diga não

"Dedicando algum tempo a examinar sua dificuldade em dizer não,  você terá as informações necessárias para fixar limites apropriados. E lembre-se: as pessoas naturalmente tendem a se aproveitar de alguém incapaz de dizer não.  Quando você cria uma imagem de alguém que fixa limites razoáveis, as pessoas tendem muito menos a se impor sobre você".

Elaine ensina a dizer não como um modo de ter uma vida mais simples. Naturalmente temos dificuldade tanto para ouvir como para dizer não.  Essa palavra traz até medo. Dessa forma, muitas pessoas chegam a ficar sobrecarregadas com as prioridades dos demais. É sempre bom ajudar o próximo,  mas só estaremos bem suficientes para isso quando tratamos das nossas prioridades,  quando estamos bem, sem sobrecargas.  As pessoas não percebem, conseguem ver apenas seu ponto de vista, não vêem quando está sobrecarregando o outro. E para ajudar nessa percepção precisamos dizer não,  mostrar que passando de certos limites não aguentaremos.

Ficamos muito preocupados com quem vai ouvir não.  A pessoa pode ficar ofendida, podemos perder a amizade,  pode haver até uma certa vingança, pode ser que a pessoa não ajude quando você precisar. Então muitas vezes preferimos nos sobrecarregar a dizer não.  Há o fator cultural, principalmente as mulheres são criadas com o instinto de servidão,  elas foram ensinadas a servir, então fica muito mais difícil. Ressalto que colaborar é excelente,  tenho várias pessoas que trabalham em colaboração comigo, numa relação de ganha/ganha,  em que os dois lados saem satisfeitos.  O cuidado que temos que ter não é com quem está do nosso lado,  nos apoiando quando necessitamos,  esses só ouvirão um não quando muito necessário,  quando a sobrecarga for demais e eles não estiverem  percebendo.

Temos que nos lembrar que há sim pessoas que aproveitam da boa vontade de alguns. Abusar nunca é bom. Conheço pessoas incapazes de abusar da boa vontade de alguém,  mas também sei de pessoas que infelizmente passam dos limites. Essas merecem o não.  É há pessoas incapazes de dizer não a quem abusa. Aí está a relação desigual que precisa do equilíbrio do não.

E dizer não é um exercício.  Admiro pessoas que sabem fazer isso.  Talvez até não compreenda quando ouço um não,  mas depois de certo tempo fica a admiração.  E os especialistas dizem que a diferença entre os bens sucedidos dos outros é que os primeiros sabem dizer não.  Não é cruel, é imposição de limites. E embora seja difícil temos que começar a treinar. As vezes dói o coração,  não queremos dizer não.  Então tem que ser aos poucos, sabendo que é para o crescimento de ambos. Quem recebe um não também é muito capaz, mas talvez ainda não descobriu seu potencial.  Talvez quando faça o que tem que ser feito se surpreenda com sua própria capacidade.

Eu treino em todas as relações,  inclusive de consumo. Todas as vezes que sou lesada como consumidora busco meus direitos até o fim. Esse é um treino. Podemos começar a dizer não para qualquer situação como um treino, para a situação política, por exemplo, podemos treinar dizer não aos abusos contra os trabalhadores. Talvez seja mais fácil começar por situações do que com pessoas.  É apenas uma questão de treino.





quinta-feira, 18 de maio de 2017

Simplifique sua vida - Horas de sono bem aproveitadas

"Costumamos nos envolver tanto com a tecnologia moderna que esquecemos de que dispomos de um arsenal de tecnologias internas.  Um grande reservatório de tempo na maior parte inexplorado,  aguardando para ser aproveitado,  são nossas horas de sono. Cerca de 1/3 de nossas vidas é gasto dormindo,  mas a maioria das pessoas não aproveita esse tempo eficazmente.  Vamos dormir sem resolver o 'entulho' do dia e acabamos tendo um sono agitado,  com sonhos perturbadores.  Sem percebemos dormir mal prejudica a qualidade do nosso trabalho. "

Continuando com as reflexões do livro, Elaine St.  James mostra o quanto esse 1/3 do nosso dia também pode ser produtivo. Concordo que dormir bem é essencial para a produtividade.  Muitas pessoas acreditam que dormindo menos, terão mais tempo, mas a questão é mais qualidade do tempo do que quantidade de tempo. Não adianta ficar horas numa atividade que uma pessoa bem descansada faria na metade do tempo. Vale mais ter dormido bem. Aprender técnicas de dormir bem, com qualidade pode modificar o dia de alguém.

Entretanto,  a autora vai além quando trata de aproveitamento de sono. Ela pede para dedicar três minutos para um fato não resolvido durante o dia: discussão com colega, prazo iminente,  novo projeto que não sabe como começar,  etc. Depois ela pede para ver a situação resolvida por um ou dois minutos.  Em seguida, pede para pedirmos à mente subconsciente para sabermos como proceder,  deixando até um caderno para anotar no dia seguinte.  No dia seguinte, escrever a resposta: "O que preciso fazer agora nessa situação é..."

Bem interessante essa perspectiva.  Eu faço com variação.  Quando algo me incomoda, fico pensando naquilo e por isso tento tirar de minha vida tudo que me tira a paz. A vida é curta para ficarmos com incômodos e preocupados na maior parte do tempo. Então não tem como não pensar antes de dormir, é inevitável.  Não peço à minha mente subconsciente.  Acredito no poder do nosso subconsciente. Acredito também no Espírito Santo,  que de acordo com a Bíblia nos guiará em toda verdade. Assim, no dia seguinte peço a Deus a resposta, tenho por hábito orar toda manhã,  assim que acordo. Como é prioridade,  posso ficar sem fazer muita coisa de minha lista de atividades para a manhã,  não sem orar. Assim, obtenho a resposta durante a oração. Para mim é poderoso. Toda manhã a primeira pessoa com quem falo é Deus.

Acredito na manhã como o horário mais produtivo, como um horário de tomada de decisões.  Embora não escreva, também muitas decisões que tomei foram pela manhã, durante a oração.

Por isso acredito na importância da rotina matinal, em não deixar no piloto automático,  em pensar sobre cada detalhe que possa estar nos incomodando e nos dar ao valor de resolver. Por que empurrar com a barriga?  Por que acreditar que não somos dignos de ser respeitados?

Também fico impressionada com a quantidade de pessoas que acham que não vale a pena, que chegam a ver outra visão,  todos os problemas sem solução,  então não lhes resta mais do que reclamar. Essas pessoas tem boa fé,  mas o modelo mental é de problemas insolúveis,  de que não adianta o que façam,  não mudarão suas situações.  O pior de tudo é que estão certas, se acreditam nisso,  nunca mudarão.
Quem acredita que mudará então mudará.  É simples assim. Alguns simplificam tomando atitudes que visam resolver, alguns se complicam ainda mais em reclamações e sem nenhuma atitude.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Simplifique sua vida - como fazer mais rápido

"Você pode usar um temporizador para lembrar de concentrar a atenção,  para poder reduzir a metade o tempo gasto para concluir um serviço.  Por exemplo, se você sempre se concedeu algumas horas para completar certa tarefa, regule o temporizador para metade daquele tempo só pode ver o quanto você pode realizar.  Você talvez não consiga reduzir o tempo à metade na primeira tentativa;  porém,  se você insistir, informará à mente subconsciente que você quer tornar-se mais eficiente naquela tarefa específica.  Ela automaticamente sugerirá maneiras de consegui-lo - que parecerão óbvias ou mesmo milagrosas,  mas que jamais lhe ocorreriam se você não tivesse fixado o objetivo."

Esse método deu certo para mim. Tanto em tarefas de casa como na Mary Kay e outros estudos e leituras que faço.  Eu simplesmente defino o tempo, não uso um timer,  vou com espaços de tempo maiores, mas tudo deve caber naquele período.  Em Mary Kay eu sempre deixo uma hora, não importa o que ocorra, tudo deve caber em uma hora. E o impressionante é que cabe.

De manhã tenho uma rotina diária, então tenho que fazer de tudo um pouco. Divido os tempos em períodos de 15 minutos. E consigo fazer tudo dentro dos 15 minutos que determinei. Fiquei mais rápida.

Esse texto do blog por exemplo cabe no meu tempo, não fico lendo e relendo e querendo-o perfeito.  Ele sai dentro de no máximo 15 minutos. Ou menos. É impressionante como quando não temos tempo, conseguimos fazer nossas atividades caberem dentro do tempo disponível. É muito simples. Não precisa desistir de fazer porque não tem tempo. Simplesmente decida fazer algo, pequeno que seja, dentro de um tempo que disponibiliza. As coisas acontecem.

A Flylady foi a primeira que eu tive contato que ensinou a usar o timer.  E eu segui o método dela. A princípio é para tarefas domésticas,  mas podemos adaptar para tudo.

Depiois li o livro do Tim Ferris e ele disse o mesmo. Estabeleça menos tempo e faça caber.  Impressionante como as tarefas cabem.

É simples demais, tão simples que muita gente deixa de fazer o óbvio.  De certa forma queremos o complexo, enfeitado... cheio de coisas mirabolantes... quando o simples resolve muito bem.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Simplifique sua vida - Destralhe

"Tenha em mente que quase 90% do papel que você mantém arquivado nunca é usado ou lido novamente.  Guardar tanto papel dificulta a tarefa de encontrar o que você precisa quando você precisa e,  requer tempo e esforços adicionais.  Quanto realmente você precisa desses papéis?  Não o suficiente para justificar seu arquivamento. "

Eliminar os papéis trará mais tempo porque eles têm que ser armazenados e por isso temos que cuidar do local onde são armazenados,  entulhando nossa casa e trazendo mais trabalho.  Esse tempo que gastaríamos limpando e organizando papéis e recipientes dos papéis pode ser usado para atividades que conduzem à nossa missão de vida. Alguns papéis eu conservo para  usar como rascunho já que um dos meus valores mais altos é a preservação do meio ambiente.  Tenho muitos livros ainda, embora tenha deixado de comprar, alguns doei à biblioteca local. Tenho que doar mais, pois quando precisar é só pegar emprestado,  o que será raro de acontecer já que quase não consultamos os livros que temos. Vou ter que evoluir muito no destralhamento de papéis.

Tenho destralhado objetos em geral, roupas, sapatos,  móveis e foi uma das melhores decisões que tomei. Ficar com o essencial abre espaço de tempo e mental para o mais importante,  que não é nada material.

Os minimalistas não abrem mão de qualidade,  eles só não precisam da quantidade.  Eu os admiro. Aprender a desapegar de coisas é uma viagem dentro de nós mesmos. Outro dia estava lendo um texto sobre um incêndio.  A pessoa tinha perdido todas suas posses. Até que ponto poderemos desapegar voluntariamente?  Até quanto é suficiente e quanto é demais?

Por experiência,  destralhamento tornou minha vida muito mais simples. E olha que estou longe de ser minimalista.  No entanto, respeito meu tempo, comecei há anos e vou evoluindo no meu ritmo. Com certeza fiz grandes progressos,  já não sou a mesma, tenho bem menos posses. Mudei prioridades. Tenho escolhido qualidade sobre quantidade em alguns aspectos,  principalmente no que tange à saúde e bem estar. Foi um dos motivos que me levaram a trabalhar com Mary Kay e Polishop.  Ter pouco, mas de qualidade, vale muito mais do que ter muito. Também acho que ter muitos objetos de qualidade também não é saudável.  Tanta gente necessitando de tanta coisa essencial e nós abundando em tralha é uma questão existencial que deveríamos nos fazer.

Simples e pouco pode ser libertador.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Simplifique sua vida - Faça pausas durante o dia

"Conceda-se uma pausa.  Há quanto tempo você não faz uma pausa de manhã ou a tarde? As pausas costumam ser uma prática comum no local de trabalho.  Pesquisas recentes revelaram que a maioria dos trabalhadores sente-se sobrecarregada demais para parar ainda que alguns minutos a cada duas horas a fim de restaurar as energias.  É importante para a a saúde e o bem estar fazê-lo.  Anote essas pausas em sua agenda e cumpra-as."

A autora mostra a importância de uma pausa. Ao contrário do que os acelerados podem pensar, pausas aumentam a produtividade e dão mais qualidade ao trabalho.  Pesquisas foram feitas que mostraram que mesmo o trabalhador braçal foi mais eficiente com pausas. Muitos conhecem a história do lenhador, que parava para afiar o machado e conseguiu ser mais eficiente do que a pessoa que estava na disputa com ele, embora o outro não tenha entendido, pois trabalhou incansavelmente sem parar e toda a vez que olhava para o lenhador ele parecia estar descansando.

E o que significa afiar o machado no nossa labuta diária?  Fazer as pausas certas para alimentar-se,  com toda certeza uma pessoa melhor alimentada é mais produtiva do que aquela que nem sai para almoçar devido à "grande quantidade" de trabalho. Tomar água, pois uma pessoa hidratada permite que os nutrientes sejam melhor distribuídos pelas células,  com certeza também será mais eficiente do que aquele cujas células não estão nutridas. Pausar para respirar,  pois a respiração consciente e correta aumenta o poder de concentração,  tira a ansiedade,  melhora o sistema imunológico e é claro que uma pessoa tranquila e saudável é mais eficiente.  Pausar para fazer uns alongamentos,  pois o corpo precisa mover-se,  com certeza uma pessoa sem dores no corpo consegue se sair melhor. Enfim existe várias pausas que valem muito, como massagens, sorrisos, conversas amigáveis e positivas e poderia citar muito mais. Na medida certa,  essas pausas tornam o trabalhador mais produtivo e centrado.

Os acelerados certamente discordarao. Eles devem tomar muito cuidado,  pois estão na beira do estresse. Um dos sintomas do estresse é a aceleração.  Então nada de ansiedade, pois se combate estresse e ansiedade desacelerando. Uma pessoa que está muito ansiosa deve focar em pausas, já que dificilmente vai conseguir controlar os pensamentos ou os sintomas do estresse. Esses mais do que nunca deveriam tomar essas medidas simples como alongar-se,  hidratar-se,  alimentar-se bem, massagear-se e outras atividades simples que visam paradas.

Com certeza se eles experimentarem verão um ganho espetacular em eficiência.  Então terá compensado mais parar para afiar o machado do que continuar na loucura e correria improdutivos.  Outra pausa produtiva é a do planejamento.




sexta-feira, 12 de maio de 2017

Simplifique sua vida - tempo para ser feliz e produtivo

"É tendo tempo que você pode se envolver com o mistério e a grandeza da vida.  É tendo tempo que você descobre algo supremamente indefinível sobre o sentido de sua própria vida que somente você pode discernir.  Em nossa cultura,  não confiamos suficientemente no pensamento.  Mas onde mais podemos encontrar o poder para mudar nosso destino?  Somente no pensamento.  Quando você conquista tempo para pensar, adquire aquelas percepções sutis que transformarão sua vida".

Quantas vezes nós perguntamos de onde viemos e para onde vamos? Essa vida é um grande mistério e estar pensando sobre isso é simplesmente sensacional,  nos empodera ao mesmo tempo que dá a dimensão de quão pequenos somos.

Cada um  tem um sentido de vida diferente. Qual é minha missão?  Para que vim a este mundo? Em que posso contribuir?  O que posso fazer por um mundo melhor?  O que posso fazer para pessoas mais realizadas e plenas?  Cada pessoa nasceu para dar uma contribuição ao mundo.  Bom é quando paramos para pensar sobre o sentido de nossa vida e colocamos em prática a missão que nos foi concedida. Nossa vida adquire outra dimensão,  é como se estivéssemos de fato fazendo algo maior do que nós mesmos e nossas necessidades.

Nossos pensamentos mudam nosso destino.  Se eu acredito que não posso,  então nem tento. Se acredito que posso,  vou a luta e faço o que posso no momento para um dia poder mais um pouco. Muitas pessoas deixam de fazer algo que realmente daria sentido a sua vida por pensar que não pode.  De fato, às vezes não conseguimos fazer o grande. No meu caso,  não tenho condições de uma franquia. Então faço o que posso no momento. Deixar de fazer só porque não conseguimos fazer o grande é um erro, pois jamais atingiremos nada grande antes de começar pelo pequeno.  Então meu pensamento me guia a fazer o que é possível agora, para pouco a pouco ir evoluindo. Certo que não podemos tudo agora, mas podemos fazer o pouco que está no nosso alcance agora. Quem não tem uma hora para exercício físico pode usar 15 minutos. Um minuto de prancha já é um exercício bem potente.  Então um minuto de prancha é melhor do que nada. Não fazer porque não dispõe de tempo vai acarretar em não fazer nunca, pois não sobrará tempo para o que não priorizamos, para o que nosso PENSAMENTO não acha possível.  Tudo começa na mente.

Muitas pessoas poderiam transformar suas vidas com apenas 15 minutos, com apenas uma pequena ação.  Então precisamos desse tempo para pensar o que queremos, essa é uma percepção sutil, pois muitas vezes não sabemos. E então pensar maneiras de conseguir o que queremos de forma simples, nem que seja com um minuto de prancha ao dia. Há várias soluções simples para o nosso dia a dia, só temos que parar para pensar.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Simplifique sua vida

"Você precisa tempo para pensar... para estar com seus pensamentos,  examiná-los e modificá-los até chegar aos pensamentos certos que o levarão aonde você quer chegar. Você precisa de tempo para descobrir onde está: o projeto ainda pela metade, a direção por onde aponta sua carreira,  o rumo que sua vida está tomando. É devido à falta de tempo para pensar que deixamos nossas vidas ficarem tão descontroladas."

Trecho retirado do livro "Simplifique sua vida no trabalho", de Elaine St. James. Gostei desta parte do livro porque nos ajuda a parar. Nem sempre correr, andar, estar em movimento, é a solução de nossas questões mais fundamentais. Parar e pensar sobre o que é importante para nós e como temos vivido pode mudar uma vida. Parar para fazer perguntas e respondê-las pode ajudar a melhor conectarmos conosco  e com nossa missão de vida.

A autora pede para analisarmos nossos pensamentos. Penso que fica mais fácil quando registramos. Assim podemos ler e analisar melhor o nosso modo de pensar, é uma forma de distanciar. Assim podemos identificar quantas vezes nos sabotamos, como nossos pensamentos têm sido contrários ao que realmente queremos,  o quanto tem sido negativos ou impróprios à vida que queremos.

Uma vez que conseguimos detectar nosso padrão de pensamentos, o próximo passo é modificá-los.  Sei que não é fácil,  que leva tempo, mas quem quer ser protagonista de sua vida, será persistente o suficiente para vencer seus próprios pensamentos.

Parar pode significar um ganho imenso de tempo. Se eu descubro onde estou e onde quero chegar, o próximo passo é escolher a direção que vou caminhar.  Se eu não paro para pensar, posso estar indo em qualquer direção e chegarei a qualquer lugar, talvez até num lugar indesejado devido ao descontrole de minha própria vida.

Parar e pensar é algo simples,  que toma 15 minutos por dia, ou até menos. Ou podemos deixar para fazer isso semanalmente, num sábado ou domingo.  Muitas vezes o simples é que nos leva a reais progressos.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Criando o futuro hoje - Aplique o que aprendeu

"Descubra formas de aplicar o que você está aprendendo.  Gaste uma hora por semana para revisar suas 'notas e citações' para bolar maneiras de colocar em prática os conceitos,  os princípios ou as ações em seu cotidiano.  E se você realmente quer tornar as idéias partes permanentes de suas habilidades,  ensine-as a outras pessoas.  Nada cristaliza tanto o aprendizado quanto ter de saber o suficiente para ensinar".

Aplicar o que aprendeu realmente é o que conta. Teoria não leva a mudança,  aplicação sim. Foi o que fiz após ler o livro "Pai Pobre,  Pai Rico". Kiyosaki pediu para aprender a vender,  nem que seja em troca de nada, estágio não remunerado. Ele enfatizou a importância do aprendizado para então obter independência financeira. Que é outro conceito que eu não entendia. Se as pessoas não entenderem esse conceito, dificilmente sairão da 'corrida de ratos',  outro conceito que vale a pena saber. Agora que sei o que é,  vejo que a maioria 'corre essa corrida', mesmo tendo capacidade de sair. Eu quero escapar dessa corrida e ser livre.

Independência financeira pode ser o contrário absoluto do materialismo. É poder desapegar de tudo, pois a pessoa terá o suficiente para viver, trabalhando ou não.  Assim, quem atinge independência financeira pode finalmente dizer 'não' a muita coisa. Desapegar.  Muita gente que depende de seus trabalhos o faz por apego, ou porque depende muito. Então passa por todo tipo de situação e humilhação.  Não deveríamos estar nos matando pouco a pouco em troca de um salário.  Ou acabar com depressão ou num sanatório. Se a pessoa atinge independência financeira atinge qualidade de vida.

Outra maneira de aplicação que encontrei foi escrever no Blog. Assim,  toda a vez que compartilho minhas leituras e como apliquei em minha vida, estou cristalizando o conhecimento.  Estou aprendendo mais ainda.  Por isso já escrevi aqui no Blog que estes textos são mais para mim mesma. Sou eu a maior beneficiária e a pessoa que mais aprende. Independente se puder beneficiar e inspirar alguém, já cumpri meu papel, pois ajudei no meu objetivo de refletir sobre as leituras e colocar em prática.

Sei que não é fácil assim, é um longo processo. Do dia que terminei de ler o livro de Kiyosaki para a aplicação levou anos. Primeiro fiz uns cursos no SEBRAE,  pesquisei muito, inclusive franquias. Como era apenas um 'curso' ou estágio não remunerado, não queria ter perda alguma, aluguel certamente incorreria em perda caso não vendesse suficiente.  O porto mais seguro era venda direta.  Talvez um dia migre para outro tipo de negócio,  mas realmente venda direta tem muita vantagem. Não sairei tão cedo do negócio.  Em Mary Kay já são anos, Polishop vai fazer um ano em agosto.  Então cumpre a finalidade de 'ensinar' sem perdas. O risco deve ser sempre calculado, principalmente quando não temos experiência.

E a experiência de ter aplicado vale muito. Quando aprendermos a desapegar do resultado e focarmos no conhecimento adquirido, teremos evoluído muito. Quem não dá valor ao conhecimento adquirido acha que deve ter resultados rápidos.  Quem dá valor ao conhecimento adquirido joga no longo prazo. Sabe que o retorno virá no momento certo. E nada será um golpe de sorte, será resultado de muito conhecimento acumulado e construído por anos.

Assim termino a reflexão sobre esse livro. Que todos possam construir futuros maravilhosos,  cheios de bênçãos, priorizando o conhecimento sobre os bens materiais.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Construindo o futuro hoje - Crie um sistema de arquivamento

"A maneira de começar é ficar atento a qualquer coisa que você ouve ou lê,  e com a qual você quer aprender, para separa-la e consultá-la depois. Coloque isso num papel, classifique por assunto e depois arquive. Quanto mais você lê,  mais seus recursos se ampliam."

Eu aplico essa técnica desde a faculdade, quando aprendi a me preparar para o TCC.  O meu não foi feito as pressas, pois cada livro que lia, já separava o que me interessava e arquivada para usar posteriormente.

Assim fui fazendo depois na pós graduação e também para os livros que lia por lazer.  Tenho várias anotações.  Algumas já não me servem mais, são as que me desfiz.  Outras ainda gosto de reler.

Hoje em dia anoto mais citações.  Gosto de guardar esses fragmentos da mente de grandes homens e mulheres.  Inspiro-me bastante neles, pois eu mesma sei muito pouco.  Mas eles tiveram seu destaque.  Algumas eu deixo bem visível para ler com frequência.  Outras estão mais guardadas e quase não leio, só quando separo um tempo para isso.

Realmente minha vida tem sido inspirada por essas grandes pessoas que compartilharam seus pensamentos.  E isso é como ter um mentor, alguém que está nos dizendo o que fazer, como Fazer,  como não cair em negativismo, como prosseguir.

Minha maior inspiração é a Bíblia,  mas creio que esses grandes homens também foram inspirados por Deus, como já ressaltou Og Mandino.  Deus fala a todos de diversas maneiras e creio que ele pode usar esses pensadores.

Esses fragmentos de pensamentos já mudaram muito minha vida, tiraram-me da zona de conforto e sempre foi muito bom a cada vez que introduzi una mudança na minha vida. Uma mudança,  um avanço,  uma expansão na minha mente, um  alargar de fronteiras...

Gostaria que todos alcançassem seu potencial pleno. Mas claro que cada um sabe o que é melhor para si. Cada um usa seu poder de escolha. Eu escolho me inspirar nesses pensamentos que gosto de arquivar. Isso vale mais do que qualquer riqueza. Poucos descobrirão que a maior riqueza é o conhecimento,  como ensina o livro de Provérbios e vão continuar nas suas buscas pelo material quando o intangível é mais precioso.  Uma pena.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Criando o futuro hoje - Dedique-se ao seu crescimento

"Como você planeja crescer pessoalmente?  Recomendo que adote um planejamento parecido com o meu, no qual você ouve lições em áudio e lê livros regularmente.  Separe pelo menos uma hora por dia, cinco dias por semana, para dedicar-se ao seu crescimento.  Se você dirige muito,  poderá dedicar ainda mais tempo a ouvir mensagens,  seminários e livros em áudio no seu carro. Adicionalmente,  planeje assistir a pelo menos um seminário por ano, e marque encontros regulares com pessoas que possam ajuda-lo como mentores. Lembre-se: sua meta é focar nos seus pontos fortes."

Não tinha lido a dica de Maxwel quando comecei a me dedicar a Mary Kay como um curso de aprendizagem. Nem ao Paulo Vieira que também ressalta a importância de uma hora. Aliás,  comecei com duas horas e vi que ficou um pouco puxado para equilibrar, por isso reduzi e cheguei a conclusão que uma hora é bom, não é cansativo, é bom de conciliar e permite um bom equilíbrio.

Cada um tem uma meta diferente. Não importa qual seja,  uma hora diária é realmente transformador. Todos crescem naquilo que alimentam na vida. Se eu dedicar uma hora diária a posições de yoga,  estarei alimentando bem estar, qualidade de vida, saúde,  mente tranquila,  concentração,  hormônios em bom funcionamento...

A pessoa que quer emagrecer pode dedicar uma hora a exercício físico,  com certeza estará alimentando disposição,  energia, perda de quilo, saúde, bom funcionamento cerebral, alegria...

A pessoa que quer crescer espiritualmente pode alimentar-se da Bíblia,  orar, meditar na Palavra,  enfim, também crescerá nessa área que alimentou.

Tirando as horas de sono e de serviço,  o cidadão médio tem 8 horas para outras atividades. Se ele souber fazem bom uso dessas horas, construirá o futuro que quer.

E relembrando que tudo que fazemos tem mais do que o benefício visível e óbvio.  A leitura não faz somente uma pessoa mais bem sucedida no trabalho.  Faz um cidadão mais consciente, crítico,  sabedor de seus deveres e também de seus direitos. Tenho percebido que nós como povo temos pouca idéia de nossos direitos.  Não nos achamos merecedores de um trabalho e aposentadoria dignos. Aceitamos resignados a tudo. Somos pessoas que não acreditam em mudanças, nem em nossa capacidade de construir e mudar. Por isso vivemos num país tão desigual.

Que mais pessoas acreditem que se dedicarem ao seu crescimento, conseguirão pouco a pouco mudar seu futuro. Que não precisamos ser resignados, pensando que não adiantará,  que nada mudará.  Eu sou prova que cada minuto que dediquei à construção de meu futuro valeu muito. Todos podem construir seu futuro,  basta um pouco mais de auto confiança e dedicação de uma hora. Não é muito pelos grandes benefícios que nos reserva o futuro.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Criando o futuro hoje - Você convive com pessoas que tentam alcançar seu potencial?

Maxwel pede para olharmos as pessoas próximas a nós, com quem passamos mais tempo. Escreva seus nomes e cinco palavras que descrevam o melhor delas. Essas pessoas nos influenciam com sua visão e direcionamento.  Se elas querem alcançar seu potencial,  terão um efeito em você.  Se sua lista não inclui pessoas que se esforçam para alcançar seu potencial,  é preciso mudar de ambiente e encontrar pessoas que tenham os mesmos objetivos.

Somos o resultado das cinco pessoas com quem mais convivemos. Muitos dizem isso.  Existe até o ditado que diz que somos os mesmos que aqueles com quem andamos. Isso porque as visões são contagiantes. Existe uma mesma realidade e várias pessoas vendo-a de formas diferentes. São as lentes que cada um usa para ver o mundo. De alguma forma, tendemos a usar as mesmas lentes daquelas pessoas que estão ao nosso redor.

Se andamos com pessoas pessimistas,  nossa tendência é ser pessimista. Se andamos com pessoas limitadas, nossa tendência é ser limitado. Se andamos com pessoas invejosas, nossa tendência é sermos invejosos. Se andamos com pessoas com pequena visão de mundo, nossa tendência é ver o mundo pequeno. Se andarmos com  fofoqueiros,  nossa tendência é cuidar da vida do outro.

Da mesma forma, se andarmos com pessoas positivas,  nossa tendência é ser positiva. Se andarmos com pessoas com auto confiança,  nossa tendência é aprender a ser auto confiante.  Se andarmos com pessoas que criam seus futuros, nossa tendência é criar nosso futuro. De andamos com pessoas que jogam o jogo do longo prazo, nossa tendência é não ser imediatista. Se andarmos com pessoas pacientes,  nossa tendência é ser paciente. Se andarmos com pessoas prósperas,  nossa tendência é ser próspero.  Se andarmos com pessoas éticas,  nossa tendência é ser ético.

Enfim, isso não quer dizer que temos que mudar nossas relações,  afinal temos vários entes queridos que não pensam em construir futuro, que são acomodados e tem medo de sair da zona de conforto. Então podemos passar tempo com elas, mas sem deixarmos que as influências negativas nos contaminem. E a saída é expandir. Encontrar pessoas confiantes. Pessoalmente,  com novas relações iguais a que obtive com os empreendedores da Mary Kay e da Polishop. Eles têm visão empreendedora.  Ou como muitas das minhas clientes que são empreendedoras.  Certamente elas pensam diferente das pessoas que tem medo se sair da zona de conforto, porque elas saíram.

Outra forma que encontro de trazer essa "mentalidade" para minha vida é com leituras e vídeos.  Há vários excelentes empreendedores na Internet,  eu assisto a seus vídeos e certamente consigo ver com outras lentes. Napoleão Hill já falava do poder dessa união,  que ele chamou de "mastermind". São mentes unidas para um objetivo. Unir-se com pessoas de mentalidade fora da linha da média é  inigualável.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Criando o futuro hoje - Como descobrir o seu potencial?

Maxwel  ensina a começar dos sonhos e pontos fortes. Com o que você sonha? Quem gostaria de ser? O que você gostaria de fazer? Ele pede para esquecer os obstáculos,  para escrever os sonhos e pontos fortes,  talentos,  dons e habilidades.

Eu sonho com uma vida livre, onde possa ter direito a expressar minhas opiniões sem ser comprada por circunstâncias,  sem nunca me vender. Pequeno o homem que precisa se vender por necessidade.  Pequeno o homem que compra outro por ter mais condições.  Sonho com mais pessoas livres, não somente eu.

Sonho com qualidade de vida. Não somente para mim.

Tenho muitos pontos fracos, que prefiro chamar de pontos a fortalecer, a desenvolver.  Tenho também muitos pontos fortes. Um deles é não ter medo do trabalho. Outro é persistência. Outro é ser corajosa. Outro é não ter medo de falhar,  pois acredito que as falhas nos ensinam. Outro é a paciência,  resultados vêm aos poucos. Outro é a sinceridade,  que por vezes vem como ponto forte, outras  como pontos a fortalecer...

A partir do momento que temos um sonho definido e sabemos que temos pontos fortes, podemos acreditar em nós.  Acreditamos que podemos.  Um dos grandes entraves das pessoas é acreditar que não pode. A maioria pensa apenas em limitações.  Sonhos?  Não,  não é para eles.

Mas podemos sim usar nossos pontos fortes para descobrir o potencial que temos. Para fortalecer nossos pontos que necessitam mudança.  Todas as pessoas tem pontos fortes e fracos. Cabe a nós que queremos aumentar potenciais saber nossos pontos fortes, preza-los.  Cabe a nós descobrir nossos pontos fracos e fortalece-los.  Nós podemos.  Nós podemos realizar sonhos e ter um futuro de acordo com nossos sonhos.

Qualquer sonho é possível desde que usemos de ação.  Sem ação nada acontece. Todos têm potencial não descoberto.  É uma auto análise e muda vidas a partir do momento que a pessoa descobre e desenvolve.




quarta-feira, 3 de maio de 2017

Criando o futuro hoje - Uma hora por dia te torna um especialista em 5 anos

"Se uma pessoa gastar uma hora por dia na mesma coisa por cinco anos, ela se tornará especialista nisso" Earl Nightingale

Existem vários tipos de metas. E uma delas pode ser tão simples como usar uma hora por dia pacientemente para em cinco anos ser especialista. Não importa qual seja a meta. Aprender um idioma?  Tocar um instrumento musical? Esculpir o corpo? Estudar algum assunto de interesse?  Enfim, consegue-se atingir metas sem bagunçar com o equilíbrio.  Sem sacrifícios.

Não podemos pensar em tudo ou nada, ou faço ou não faço.  Ou minha família ou minha carreira. Ou minha saúde ou meu relacionamento.  As pessoas que buscam o equilíbrio tendem a ter de tudo um pouco. Sabem usar o tempo de tal forma que conseguem trabalhar muitas áreas de sua vida. E assim constroem um futuro do qual possam se orgulhar. Um futuro sem ressentimentos,  como a da dona de casa que diz ter sacrificado a carreira por causa do esposo e dos filhos e se arrepende mais tarde.

Apenas uma hora por dia e você realiza seu sonho.  Seja qual for. Com paciência todos podem tudo que depende de esforço próprio.  Com apenas uma hora por dia estou evoluindo no yoga.  Tenho certeza que quando fizer cinco anos de yoga terei olhado para trás e constatado que valeu a pena iniciar mesmo com a dedicação de uma hora por dia.

Com apenas uma hora por dia estou fazendo Mary Kay e Polishop.  Com certeza olharei para trás e agradecerei ter iniciado e persistido. Hoje já vejo os frutos de ter iniciado.  E isso me dá auto confiança,  pois sei que qualquer atividade que dependa de minha boa vontade pode prosperar um pouco a cada dia. Desde que eu inicie e persista nessa uma hora por dia. Sem estresse, sem sobrecarrega, sem neuras. Uma hora que vale muito no longo prazo.

Vamos mudar nossas lentes. A lente do curto prazo e imediatismo não nos leva a construir futuro com qualidade de vida. Constrói-se futuro com a lente do longo prazo.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Criando o futuro hoje - Todos podem expandir seu potencial

"Disseram-me que certas espécies de peixe crescem de acordo com o tamanho do seu ambiente.  Coloque-os num aquário apertado e eles continuarão pequenos,  mesmo quando adultos. Libere-os num rio ou num lago e eles crescerão até o tamanho natural. As pessoas são parecidas. Se vivem num ambiente rígido e limitador,  permanecem pequenas. Mas coloque-as num lugar que estimule o crescimento e se expandirao até atingirem o seu potencial".

Esse trecho do livro de Maxwel merece muito o destaque. Quantas vezes fazemos isso conosco?  Achamos que nós temos um limite e não ousamos expandir nosso potencial, muitas vezes por não acreditar em nosso potencial. Todas as pessoas em volta conseguem ver o potencial, menos a pessoa que coloca um limite para si, então ela não sai daquele espaço.

Uma vez que a pessoa consegue enxergar além,  ela pode ir além.  A única pessoa que não pode duvidar é quem vai concretizar,  mesmo que todos em volta desistem. Outras vezes a determinação é fraca, então a confiança dura pouco, acreditamos naqueles que não acreditam em nós.

Filhos de pais muito protetores ou limitantes com determinação fraca não crescem. Eles param nos limites. Eles sentem que não confiam neles e por consequência também não confiam em si.

Precisamos confiar mais em nós mesmos e nos outros também.  Não devemos nos achar limitados,  nem achar os outros limitados.  Todos podem,  todos têm habilidades e podem sair dos limites. Nossas crenças diminuem nossas fronteiras.