Segundo Augusto Cury, a quarta lei é ter um sono reparador. Todos nós sabemos e vários especialistas insistem na importância de se dormir bem. O autor enfatiza que é importante para repor a energia física e psíquica gasta no dia anterior.
Ele indica que o sono de qualidade ocorre quando não demoramos para adormecer e nem ficamos acordando e levantando. Não podemos levar conflitos sociais e profissionais para a cama. O despertar deve ser descansado e motivado para enfrentar o estresse e os desafios.
Quando eu enfatizo da importância de lutar contra o assédio moral, é porque me conscientizei de como ele afeta a qualidade de vida das pessoas. Talvez tudo isso passe despercebido da maioria, mas uma pessoa que sofre com isso, certamente leva esses problemas e acaba não conseguindo dormir bem. Como consequência, acorda cansado e pode apresentar irritabilidade. É todo um ciclo vicioso que torna a vida da pessoa atingida e dos que estão ao seu redor mais difícil. São vários os relatos de pessoas que acabaram tendo sua vida pessoal afetada. Casos até de suicídio.
É preciso repensar certas práticas e libertar as pessoas que sofrem com o problema. Tanto assediado como assediador.
Mesmo as pessoas que não sofrem com assédio, é sempre bom pensar nesse aspecto de qualidade de vida e investir em boas noites de sono. Há exceções, mas que a regra seja privilegiar o sono, fundamental para o nosso bem estar físico e psíquico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário