quarta-feira, 13 de julho de 2016

Contemplar o belo - Você se adaptou a uma situação?

Segundo o autor de minhas reflexões atuais,  psicoadaptação é a incapacidade da emoção humana de sentir prazer ou dor diante da exposição de um mesmo estímulo.

Fico pensando em como nos adaptamos a certas situações como se fôssemos merecedoras dela, ou como se ela fosse normal.  Contemplar o belo é ver a beleza das situações,  mas temos que buscar o equilíbrio. Certamente a realidade é que nem tudo é belo. E nós nos acostumamos com o que não é belo?  Acho que sim. No mesmo tema sobre o assédio moral, vejo pessoas completamente psicoadaptadas,  como de fato merecessem tal tratamento. Quando ouço histórias de pessoas bem intencionadas,  elas me mostram casos piores, casos ainda mais revoltantes para que eu veja como isso é comum, como devemos nos adaptar a isso. Sei que são bem intencionadas.  Sei que não podemos nos psicoadaptar a situações ruins.

Claro que também não podemos nos revoltar e não devemos querer vingança.  Devemos tentar olhar com suavidade mas ainda assim querer mudanças.  A mudança é possível e não se refere a uma pessoa em particular, mas a uma situação.  As pessoas tendem a ser mais reativas e atacar mais ainda, por isso não é uma questão pessoal e nem deve ser. Não devemos nos revoltar porque isso é para deixar nas mãos de Deus que é justo. Devemos trabalhar com a hipótese que o próprio agressor sofre.  Não é possível aos olhos humanos saber. Por isso devemos deixar nas mãos de Deus.

Devemos ter um amor profundo pelas nossas causas também.  E ver que há muitas coisas belas a se contemplar, e que muitas vezes nos adaptamos a não ver o que é belo. Por exemplo, o pôr do sol. Todos os dias ocorre e acaba sendo lugar comum, quando poderíamos estar olhando como Deus nos presenteia a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário