O profissional vencedor termina o que começa. Concordo que devemos saber a hora de parar e é sábio parar algo que não tem futuro, principalmente quando já foi feito todo o possível.
Terminar o que começar é dar continuidade a ideias. Quais ideias você começou e não terminou? Por que elas foram abandonadas? O motivo é muito importante. Sabermos o porquê nos ajuda a definirmos se simplesmente abandonamos por fraqueza ou se realmente a ideia não valia a pena e foi uma decisão sábia.
Na maioria das vezes não terminamos o que começamos por lançarmos nossa ideia a própria sorte, sem planejamento e principalmente sem acompanhamento. Falta Follow up. E Follow up é fundamental para quem começa e termina.
Muitos me dizem que conhecem Consultoras da Mary Kay que não deram certo como se o mesmo fosse acontecer comigo. Mary Kay Ash dizia que quem acredita que pode, está certo; quem acredita que não pode, também está certo. Então a história de cada um depende não apenas de sonho. Também de acreditar. Quem acredita se planeja. Quem não acredita pode até se planejar. Acontece que nenhum planejamento que não é colocado em prática dá resultado. Pode ser lindo o planejamento, pode ter levado um tempo para se fazer, usando bastante tempo e energia. A pessoa pode até ter iniciado a cumprir o planejado. E aí pára.
Paramos por muitos motivos. Que bom se pudermos parar por motivos bons, e não porque não conseguimos acompanhar. Tudo tem que ter acompanhamento e monitoramento. Então se eu planejo fazer as 6 atividades mais importantes do dia e nem acompanhar se fiz ou não, será que terei resultados? Será que serei um profissional vencedor? Se eu planejo e não faço, sou mesmo vencedor? E como posso esperar resultados de vencedores? Tudo que precisamos é começar e terminar. Nem que tenhamos que fatiar em pedaços bem pequenos. Se eu tenho 6 atividades no dia, concentro - me em cada uma de uma vez. Começo uma e termino. Quando termino a primeira sei que tenho mais 5, então me concentro na próxima. E assim vai indo... começo e termino.
O planejamento de longo prazo não vai terminar tão cedo, tem que ter essa noção. Portanto o que tenho que fazer no pouco do dia a dia eu tenho capacidade de gerir. Eu tenho capacidade de terminar e tenho capacidade de acompanhar. Posso então por meio do acompanhamento refazer as previsões, refazer o planejamento das tarefas. Não é muito difícil quando a gente se organiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário