Luis Marins, assim como tantas outras pessoas, ensina a não ter auto comiseração, auto piedade, pois isso impede de enxergar as oportunidades. A pessoa apenas se torna reativa. Ele incentiva a ação, não ficar esperando, enxergar a oportunidade onde outros só vêem crise.
Então o profissional de sucesso não é aquele que vive dizendo pobre de mim. Muito pelo contrário, é aquele que apesar de tudo que acontece continua a lutar, não se abate. Ao invés de se lamentar, consegue enxergar a grande oportunidade que se encontra onde todos vêem coisas ruins. Portanto, entendi que o bom profissional tem visão diferente dos demais. Um mesmo acontecimento pode ser visto de várias formas. O bom profissional escolhe ver o copo meio cheio. Se a maioria das pessoas enxergam o copo meio vazio, o profissional de sucesso vê o copo meio cheio e não fica parado esperando. Ele trata de terminar de encher o copo.
Ele age, porque só enxergar o copo meio cheio não é de fato uma solução. É uma forma de enxergar. Então precisa partir para a ação. E se perguntar? Como poderei terminar de encher esse copo? O profissional de sucesso acredita que pode encher o copo, enquanto os outros se lamentam que o copo está meio vazio.
Usando essa metáfora, onde em minha vida existe um copo meio cheio? Estou conseguindo enxergar que o copo está meio cheio ou estou me lamentando só conseguindo vê-lo meio vazio? O que estou fazendo para terminar de encher e quiçá conseguir outros copos para eu encher? Estou achando que as pessoas têm o dever de encher o meu copo ou estou trabalhando para enchê - lo? Sim, não existe fórmula mágica, muito do que acham sorte não foi sorte. As pessoas trabalharam para conseguir. As pessoas se esforçaram. Estou me esforçando como aquele que supostamente deu "sorte" na vida?
Estou chorando ou estou agindo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário