A autora termina ensinando que pessoas mentalmente fortes sabem quais são suas responsabilidades e quais não são. Elas são inteiramente responsáveis pelos seus comportamentos, reações a sucessos e falhas e sua felicidade. Elas não se responsabilizam pelas ações dos outros.
Esse ensinamento infelizmente ainda não é claro para muitas pessoas. Tem gente que quer responsabilizar os outros pelas suas ações. Tem gente que se responsabiliza pelas ações dos outros. Ser mentalmente forte nesse sentido não é ser egoísta. É saber a responsabilidade de cada um.
Eu sei quais são minhas responsabilidades e dou conta delas. Eu não assumo responsabilidade dos outros. Por vezes quebro o galho e ajudo, e descobri que ninguém reconhece que você já está quebrando um galho, elas acham que isso passa a ser sua obrigação e se vêem no direito de exigir ainda mais.
Já aconteceu comigo várias vezes. Assumi uma responsabilidade que não era minha, era um favor, e ainda me dei mal. Vai continuar acontecendo enquanto eu for cedendo. É do ser humano. Então aprendi a ser assertiva.
Já aconteceu de eu ter que assinar um relatório com informações que eu tinha ciência de que não eram verdadeiras. Sei que não era minha responsabilidade e não assinei. Cada um que assuma a sua responsabilidade. Quem era daquela opinião que assinasse. E queria ver me prejudicar porque não fiz um relatório do jeito que queriam que eu fizesse. Talvez me prejudicaram por outro motivo forçado, mas não pelo relatório. Mas então se me acusam por outro motivo sem noção, é responsabilidade de quem acusa sem noção, ela não deve transferir essa responsabilidade para os outros, ou querer que outras dividam isso com ela. Mas a verdade é que tentam transferir as responsabilidades e o verdadeiro responsável some no meio de tudo isso.
Acho isso meio covarde. Cada um deveria assumir abertamente sua responsabilidade. Talvez a pessoa não seja mentalmente forte. Se não é forte é fraco. Covardia?
Enfim, cada um com suas responsabilidades. E eu assumo as minhas. Não assumo as de outras pessoas nem que saiba que elas vão querer se vingar porque não fiz a vontade delas. Tem gente que se ofende tanto porque você não assumiu uma responsabilidade que não é sua que eu acho até meio doentio.
Por isso que gosto de coisas leves. Mary Kay é muito leve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário