terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Gaste sua energia sabiamente

No blog Psychcentral há o texto "5 coisas que pessoas mentalmente fortes fazem diferente" de Claire Dorotik.  Gostei muito das idéias e as trouxe para discutir no meu blog pois tenho certeza que me ajudará,  já que tenho que ser mentalmente mais forte do que sou.

A primeira dica é o título desse texto. Gastar a energia sabiamente é não criticar, atacar e culpar os outros, pois esse é um mau investimento de energia. A pessoa que faz isso está colocando sua felicidade no comportamento de outra pessoa. Ao invés de mudar a si mesmo, está tentando mudar os outros. Nós só temos controle sobre nós mesmos.

As pessoas que gastam a energia sabiamente praticam ações que retornam para elas mesmas, trabalham por uma meta, aprendendo com as falhas e fazendo esforços para aperfeiçoar a si mesmo.

Esses dois parágrafos anteriores são palavras da autora. E eu estou parcialmente forte mentalmente. Ainda tenho um longo caminho pela frente. Acredito mesmo que podemos mudar a nós mesmos à medida que nos conscientizamos e gastamos tempo entendendo a nós mesmos. Consciência é meio caminho andado.

Estou ciente que muitas vezes coloco minha felicidade na mão dos outros e isso é péssimo para mim. Fico triste com certos acontecimentos quando na verdade não deveria. Não pretendo criticar nem atacar ninguém quando uso os exemplos de minha vida como estudo de caso. Mas de fato essas circunstâncias me afetaram mais do que deveriam porque não estou ainda mentalmente forte.  Sei que devo mudar a mim mesma e a forma como vejo os acontecimentos e não posso deixar isso estragar meu dia, ou minha semana. Infelizmente ainda estraga. Então meu primeiro passo é detectar quando isso acontece, quando conseguem estragar meu bom humor e me conscientizar que isso nada tem a ver comigo, mas com o estado de espírito da outra pessoa e sobre isso nada tenho a fazer. Não posso deixar isso me afetar nem me abalar. Fácil de dizer.  Mas se eu continuar tentando vou conseguir.

Digo que estou na parcialmente forte porque sei que estraga meu dia, mas trabalho em mim, nas minhas ações. Então nessa parte estou bem. Estou cada vez mais focada em mudar a mim e me concentrar nas minhas próprias ações.  Por exemplo no caso em que insinuam que estou mentindo nada tenho a fazer, tenho a focar em minhas ações,  que é não responder a esse tipo de provocação e deixar com que quem me acusa prove isso. O que no caso era impossível. No caso da pessoa usar de golpe baixo ainda teria que focar nas minhas ações,  que era provar o contrário.  A pessoa conseguiu tirar o foco e colocar a atenção para algo que não correspondia a verdade,  então meu foco foi mostrar que agi corretamente. Ficou evidente a falta de congruência na alegação.  Estava trabalhando em minhas ações e delas tinha certeza. Que tipo de golpe a pessoa dá é um problema dela. Não a critiquei, foquei no que fiz e como fiz e porque fiz. Posso até descrever as ações da pessoa,  descrever não é necessariamente criticar.  Se soa como crítica é porque de fato a ação não foi legal.

Mas enfim, tenho mesmo que trabalhar nessa parte de mim para ser mentalmente forte.  Estou agora colocando minha energia em algo bacana, leve, interessante que é praticamente um hobby.  Algo que me faz feliz. E é Mary Kay. Tenho minhas metas, meus sonhos, minhas pequenas felicidades do dia a dia. Acho que estou gastando bem minha energia em Mary Kay. Pelo menos essas tristezas são nem amenizadas quando sei que o que falta em um existe em outro. Talvez ainda não seja o ideal das pessoas mentalmente fortes. Estou trabalhando nisso e um dia poderei afirmar que sou mentalmente forte, que essas coisas não me afetam. Que pena que afetam. Não queria que fosse assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário