O autor insta a não ter vergonha de verificar as informações que recebe, de perguntar em caso de dúvida, de questionar uma ordem que tem todo o jeito de que vai dar errado, expondo o porquê dessa análise. Ser humilde para assumir que a memória é falível e que todos estão sujeitos a errar. Ser competente para garantir a veracidade de uma informação e a correta execução de um serviço.
Concordo plenamente. A falta de comunicação e de conferência é uma das maiores causadoras de problemas. É verdade que nem todas as informações são corretas, as pessoas mentem ou se enganam, então verificar informações é de suma importância. Nos lugares que trabalhei houve conferência e verificação e isso fazia parte das rotinas, era isso que fazia o bom funcionamento. Então passei a trabalhar num local em que o ser se achava extremamente acima de tudo. Então ele achava que não precisava conferir. Ele falou, estava dito. Tudo deveria se conformar ao que ele falava. Então um dia ele veio me dar uma bronca por algo que não conferiu. Não estava acostumada a trabalhar com seres acima de tudo e simplesmente questionei a bronca. Era simples. Bastava o ser acima de tudo conferir. Mas ao invés de conferir me condenou por ter questionado. Bastava perguntas. Só que faltava humildade para voltar atrás e se desculpar por uma bronca que eu não merecia. Aliás, nem precisava dar bronca, conversar numa boa resolveria da mesma maneira. E ouvir. Ouvir também resolveria bastante, mas resolveu não ouvir nada e continuar a dar broncas. E eu continuei a me defender. Então aprendi que não adianta explicar nada para quem não quer ouvir, porque a verdade dele bastava.
De novo houve um caso semelhante com outro ser acima da verdade. Desta vez esse ser me atacou pessoalmente, insinuando que eu estava mentindo. Não acho que ela devia acreditar em tudo. Mas novamente: é tão fácil conferir. Conferir bastava. Fazer algumas perguntas, falar numa boa. Esse ser foi pior do que o outro. Humilhou e ameaçou porque estava vidrada em algo que acreditava ser a verdade. Claro que desta vez não abri a boca para me defender. Seria muito pior. O ser não ouviria por nada e ainda me acusaria porque respondi, porque questionei. Seria totalmente surda para algo que não estava de acordo com o que acreditava. Bateria boca comigo. Ficaríamos ambas nervosas. Bastava ela gritar e ficar nervosa. Eu não. Ela é que deveria conferir antes de humilhar e ameaçar. Ela que deveria conferir antes de insinuar que eu estava mentindo. Por quantas bobagens as pessoas machucam e acabam com as outras. Que triste. Esse episódio só pode ser classificado como o triste. E nesse episódio já tinha aprendido bastante.
Garantir a veracidade da informação é competência. Claro que estou falando de exceções. Nem todo ser se acha acima da verdade e trabalhei com muitos outros com a mesma posição que eram bem humildes. É uma pena que alguns acham que a posição deles lhes dão o direito de não conferir e então humilhar e ameaçar. Eu acho que deveria ser muito pelo contrário. A posição deles é de exemplo. Eles deveriam ser exemplos de líderes, liderar pelo exemplo, ser polidos e educados, exterminar todo tipo de assédio moral ao invés de praticá - lo. Enfim, ainda existem muitos que lideram pelo exemplo e isso é muito bom.
Em Mary Kay as Diretoras devem liderar pelo exemplo, foi assim que Mary Kay Ash ensinou e o plano de negócios é feito de tal maneira que quem não lidera pelo exemplo não cresce. As Diretoras começam como Consultoras e continuam sendo Consultoras ao longo do trajeto. Elas sabem cada dificuldade da nova Diretora por terem passado pelos mesmos caminhos. Então é muito mais fácil ser empático.
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