O profissional vencedor dá seguimento aos programas que começou. Dedica energia, tempo e esforço aos seus projetos. Tem comprometimento. Tem paciência para esperar os resultados aparecerem.
O autor aconselha a não esmorecer para não desmerecer, dar continuidade ao que se propôs a fazer é acompanhar o processo. Ter calma, ler os relatórios e ser exemplo de participação e envolvimento.
Parece uma repetição de um conselho que Luiz Marins já tinha dado. Se ele repete é porque esse detalhe é um dos mais importantes. Meu projeto atual é a Mary Kay, portanto eu dedico energia a ele. Não posso esperar que tudo se faça sem energia alguma de minha parte. Eu dedico tempo a ele. No meu caso é uma hora diária, o importante é que essa hora é inegociável. Eu dedico esforço a ele. Não posso esperar resultado sem esforço.
Meu comprometimento vem exatamente disso: uma hora inegociável. Se tivesse estabelecido mais tempo, teria eu o mesmo compromisso? Teria a energia para isso? Que tipo esforço teria que despender? Considerando que Mary Kay é minha segunda atividade, eu estabeleci uma meta que sei ser capaz de cumprir. Comprometi com o que sei que posso. Simples assim. Não adianta colocar uma meta difícil e não conseguir se comprometer com ela. Meta fácil. Uma hora por dia. Hora que poderia estar gastando assistindo TV, dormindo, pensando na vida, focando da vida dos outros... enfim...
Tenho paciência de esperar os resultados pois sei que o longo prazo é melhor do que o curto prazo. Quem dedica uma hora tem que esperar oito vezes mais tempo do que quem dedica 8 horas. Questão de números. Claro que nada é impossível e haverá casos de pessoas que fazem mais em uma hora do que outras fazem em 8 horas. Estou falando de uma média.
O autor aconselha a ler os relatórios. Devemos ter tudo anotado para avaliar até que ponto as metas estão sendo atingidas. Se há espaço para melhoras, para modificações. Quem acompanha o processo sabe o que está bom ou ruim e pode trabalhar estrategicamente. Sabe avaliar melhor. Muitas pessoas desistem no meio do caminho porque não tem nem anotação. Não sabem se avançou ou não. Não têm o que avaliar. Não se envolvem.
Como ter resultados de algo sem envolvimento? Muitas vezes desistimos por isso. Não participamos, não nos envolvemos, não comemoramos pequenas vitórias por estarmos focados demais em grandes resultados sem perceber que são pequenas detalhes no meio do caminho que nos estimulam a continuar. O profissional vencedor agradece as pequenas vitórias e continua por causa delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário