terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Adote um padrão com o qual se comparar

O profissional vencedor não inveja, ele admira. E a pessoa admirada é tomada como exemplo. O profissional vencedor observa as características de outro vencedor para descobrir o grande segredo daquela competência.

Ele tem que ser humilde a ponto de ouvir e ter a disposição de aprender coisas novas e comportamentos.

Assim, eu admiro muitas Diretoras e Diretoras Nacionais da Mary Kay. Elas são verdadeiros exemplos de garra e determinação para mim, desde que ajam com integridade. A maioria das pessoas são íntegras.  Então quando falo em tomar como exemplo e observar as características que fizeram do profissional um vencedor, estou falando de trabalho honesto. Não devemos tomar como exemplo algo desonesto e não importa onde estejamos, haverá pessoas e pessoas. Todos têm uma competência natural e outra que tem que desenvolver. Em que a pessoa exemplo é competente? Como essa competência o levou a ser um vencedor? Assim, podemos olhar as pessoas que admiramos sem inveja, porque se ela desenvolveu uma competência,  e se acreditamos em nosso potencial,  nós também poderemos desenvolver aquela competência.  Dá trabalho, leva tempo, mas isso é íntegro.  Geralmente quem não quer ter trabalho tem que adotar padrões não éticos.  E isso não pode ser exemplo. Nenhum padrão sem ética deve ser exemplo. Dizem que o mundo é dos espertos. Senti na pele por várias vezes que realmente os espertos se dão bem. No entanto, não quero ser vencedor dessa forma, acredito no trabalho e isso também dá certo. Quem trabalha, estuda e se esforça pode ser um grande vencedor. Depende de como escolhemos ser vencedores. E tenho dito que não considero vencedor alguém sem ética.  Para mim é uma farsa.

Então para ser vencedor com ética vai precisar aprender muito. Vai precisar ter muita disposição.  Vai ter que querer mudar a si mesmo e mudar comportamentos. Precisará sair de sua zona de conforto e experimentar fazer o que o exemplo vencedor está fazendo. Sim, estou falando de copiar um bom exemplo. Se ele acorda cedo,  então vou experimentar acordar cedo.  Se ele trabalha desse jeito, então vou experimentar trabalhar desse jeito. Enfim... questão de analisar e aprender com o modelo. O modelo será um verdadeiro mentor, não alguém a quem invejar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário