segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Seja uma pessoa do sim

De acordo com o autor pessoas do sim são aquelas para quem tudo é possível, desde que tentado com firmeza. Acreditam que todos são bons e capazes, até que prove o contrário.  Pessoas do sim são funcionários sempre prontos a colaborar, testar ideias, comprometer o tempo com um novo projeto,  fazer de tudo para que as coisas aconteçam.  São entusiasmadas com o que fazem,  com o que são, com a possibilidade de fazer tudo de forma diferente. São bem humoradas, com um sorriso pronto, aquelas com as quais temos prazer em conviver, conversar, trocar idéias. Pessoas do sim fazem tudo e ainda encontram tempo para colaborar, participar, ajudar.

Eu acredito muito na possibilidade de realização.  Um exemplo foi o CPE de Cambridge. Tenho certeza que quando anunciei que queria esse certificado muitos não acreditaram que conseguiria.  Eu ainda trabalhava como caixa em uma farmácia e dava aulas de inglês aos Sábados.  Eu ainda não sabia quase nada do que deveria para conseguir esse certificado, mas eu acreditava na possibilidade e isto bastava. E isto bastou, pois demorou um pouco e o que importa é que consegui. Eu não tinha falado que conseguiria naquele instante e com aqueles recursos.  Sabia que tinha um longo caminho pela frente. E não sou ansiosa. Sei esperar.

Eu acredito na bondade e capacidade das pessoas. Por isso não acredito em comentários, acredito nas minhas próprias observações ao longo do tempo.

Eu amo colaborar. Faço o que está ao meu alcance. No entanto sei separar tudo adequadamente. Horário é horário,  existem exceções, podemos ultrapassar nossos horários,  mas a pessoa não pode deixar de buscar um equilíbrio.  E enfatizar somente um aspecto não é bom. Não acredito que se eu me matar de trabalhar farei mais. Muito pelo contrário,  uma pessoa extremamente cansada só perde tempo, não tem produtividade. Pode ficar horas lá no trabalho, mas não apresenta resultados. Uma pessoa equilibrada tem resultado bem melhor em menos tempo. Compare qualquer pessoa extenuada com uma pessoa descansada. A pessoa descansada rende mais e proporciona mais qualidade.

Também acho que devemos ver as possibilidades reais de colaboração sem pedir nada impossível.  Em um local que trabalhei pediram que eu fosse de táxi na madrugada para cumprir uma "obrigação".  Acontece que era em outra cidade e o valor do táxi ficaria mais caro que meu dia de trabalho, não se pode pedir que a pessoa pague para trabalhar. É solicitar algo irreal. Impossível para o funcionário.  Talvez quem pediu achasse que o valor do táxi não era nada, pois ganha muito mais do que o funcionário. Então precisa ser empático e ser líder. Havia outras maneiras de resolver o impasse. Detalhe: fui humilhada e ameaçada se não fosse. A pessoa em nenhum momento cogitou uma solução viável.

Enfim na verdade essa pessoa que não era uma pessoa do sim. Que custava encontrar uma solução viável?  Colaborar para que impasses sejam resolvidos sem punir ninguém? Ao invés de humilhar não seria melhor tratar o assunto de forma bem humorada? Afetou - me de tal forma, pois não esperava a reação, que fiquei trêmula e quase perdi o chão enquanto estava sendo humilhada. Pensei que fosse desmaiar por duas vezes, tive que me apoiar. Como não faço drama me segurei bem, fui forte.

Em nenhum momento essa pessoa do não estendeu a mão. Que triste.

Por isso, espero ser sempre uma pessoa do sim. Sei que não somos perfeitos, vamos falhar, mas quero tentar ser sempre do sim e olhar esses exemplos como algo a não seguir e nem admirar, definitivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário