sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mais uma sugestão para fazer a atividade chata

Essa sugestão eu tomei emprestada de uma grande mente: Erico Rocha.  Vale a pena ver os vídeos dele no YouTube. Ele fala da dopamina e como injeta - la no nosso organismo com o objetivo de sentir motivação para fazer o que é preciso  fazer. Como a dopamina está relacionada com atividades prazerosas, a solução seria aliar a atividade chata junto com outra que te anima. Ele usou o exemplo de caminhada. Ele faz caminhada ouvindo músicas que ele gosta, assim o cérebro dele registra a caminhada como atividade boa a ser feita. E assim ele consegue motivação. Para os lançamentos dele, ele trabalha num café porque é um lugar que ele gosta. A performance melhora muito e ele sente isso nos resultados.

Então vale a criatividade de cada um e associação com algo que a pessoa gosta. Muitos dizem que para ser produtivo não podemos fazer várias atividades ao mesmo tempo. Entretanto há atividades que podem ser associadas sem prejuízo algum. Por exemplo, já ouvi de pessoas que passam roupa assistindo televisão. Aliás,  para quem não dispensa a TV há inúmeras atividades que podem ser conciliadas enquanto se assiste TV. Muitas pessoas aproveitam os intervalos e realmente conseguem produzir nesse tempo. E a vantagem é que a pessoa fará rápido,  porque existe um "cronometro" dizendo que o tempo é limitado. E acreditem, quando as pessoas têm limitação de tempo, elas conseguem fazer. O cérebro humano é realmente muito inteligente,  ele se adapta.

Minha Diretora ouve os vídeos do YouTube e outros treinamentos online da Mary Kay enquanto está fazendo o jantar. Ela gosta dos videos mas nao aprecia muito cozinhar. Ela também grava vídeos para a unidade enquanto está fazendo outras atividades.  Inúmeras vezes, quando estava no início,  ela prestou mentoria para mim enquanto jantava. Ela realmente é muito esforçada.  Acredito que Mary Kay é para pessoas dispostas. Ela tem uma super disposição.  Admiro essas pessoas super dispostas.   E acredito ser por isso que ela chegou onde chegou e tem o que tem.

No meu serviço tem uma atividade que é considerada extremamente chata pela maioria das pessoas.  Eu faço numa boa, tenho a maior paciência com essa atividade. No começo tive certa dificuldade, dava sono, não fazia tão bem. Perdia a concentração.  Então antes mesmo de ter visto o vídeo do Erico resolvi o problema. Aliei a outra atividade prazerosa e como num passe de mágica aquilo se tornou maravilhoso, o desempenho cresceu de forma acentuada. Performo muito melhor do que quando não associava. A atividade passou de boa a excelente nos resultados que eu apresento. Recebi vários elogios por conta dessa atividade. Então mesmo sem saber do que ele disse, estava injetando dopamina quando associava as atividades.  Eu gosto dos vídeos do Erico porque tem muita novidade,  ele participou de cursos de alto nível e compartilha com a audiência dele. É como se tivéssemos acesso a esses cursos sem sair de casa e sem pagar nada por isso. Também gosto porque percebo que fiz muito do que ele fala  e deu certo para mim antes de ao menos ter assistido aos vídeos,  isto é,  já havia comprovado a eficácia pela minha experiência anterior. Então vejo que vale a pena experimentar muito do que ele sugere. Afinal, ele aprendeu muito do que compartilha com outras grandes mentes ao redor do mundo nos cursos que fez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário