A primeira vez que vi o conceito dos 15 minutos foi nos emails enviados pela Flylady. Ela é famosa por organização doméstica, entretanto o que ela ensina pode ser adaptado para várias áreas. A Thais Godinho é conhecida por organização e produtividade e também cita a Flylady. Vi citação dela em vários blogs e sites de produtividade. Pena que é tudo em inglês e as traduções não são tão boas quanto os emails e dicas originais. A melhor descrição de como o sistema é organizado foi da Thais Godinho, ela é realmente muito boa e tem bom domínio do inglês.
De todos os ensinamentos da Flylady gostei mais dos 15 minutos. Praticar os 15 minutos mudou minha vida. Flylady insiste que podemos fazer muito em 15 minutos e nos insta a tentar essa prática. Ela mostra que você não precisa terminar a atividade. Basta dar o primeiro passo. Então é só começar, cronometrar os 15 minutos, fazer o que for possível nesse período e parar. Depois é só dedicar mais 15 minutos até que a tarefa estará concluída. Então todo grande projeto pode ser concluído de 15 em 15 minutos. Não importa se você dedica 15 minutos ao dia. Ou faz várias sessões de 15 minutos ao longo do dia. O fato é que esperamos ter tempo para começar e muitas vezes nem começamos por não encontrar tempo. No entanto, ninguém pode dizer que não tem 15 minutos no dia. Todos conseguem 15 minutos. E é impressionante como super estimamos a atividade. Muitas são feitas em menos tempo do que prevemos. Ou muitas são concluídas sem problema e sem muito esforço se fizermos em pequenas etapas.
Ao testar fazer as atividades pendentes de 15 minutos eu observei que não precisava protelar a maioria das atividades. Eu simplesmente focava em uma e determinava 15 minutos por dia para essa atividade. Em menos tempo do que imaginava terminava e já podia passar para a próxima. Simplesmente minha vida foi fluindo dedicando apenas 15 minutos a uma atividade específica. Não era difícil encontrar 15 minutos. Todos têm 15 minutos. Não é difícil dormir 15 minutos mais tarde ou acordar 15 minutos mais cedo. Não é difícil encontrar 15 minutos antes de sair de casa. Não é difícil encontrar 15 minutos assim que chego em casa. Enfim, em algum intervalo. Simplesmente 15 minutos são fáceis de gerir e muda uma vida. Da a sensação de estar concluindo atividades, de estar em movimento. Você não tem que encarar tudo de uma vez. Você descansa mais, você sente que a atividade fica mais leve quando dividida. Deu certo para mim e para muitos que testemunham como o sistema dela fez a diferença na vida deles.
Eu adaptei essa prática para Mary Kay. Vejam como eu sempre falo das minhas duas horas ou uma hora diária em Mary Kay. No longo prazo já estou vendo a diferença em meu negócio. São poucas horas dedicadas com consistência que rendem bons frutos. Eu estou ciente que não é o mesmo resultado de quem dedica mais horas. Mas é excelente para quem dedica poucas horas diárias. Se você soubesse que uma hora por dia mudaria sua vida, você não dedicaria? Que são as uma hora diária diante de um bom resultado? Para mim, é a perfeita adaptação dos 15 minutos da Flylady. Foram horas muito válidas, assim como a prática dos 15 minutos foram muito válidos na minha vida. Se você ainda não acredita que uma hora em Mary Kay faz a diferença na vida de alguém comece pequeno: 15 minutos em qualquer atividade que precise de uma atenção em sua vida. Você verá essa área de sua vida ir para a frente. Você terá senso de realização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário