quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Descansar é produtivo

Quando se fala em gestão de tempo, é muito importante lembrar que tempos de descanso são mais saudáveis do que esperar muito de uma pessoa cansada. Quem está descansado consegue entregar uma produtividade maior,  além da qualidade.

A Flylady ensina suas seguidoras a descansar. Mesmo num propósito de faxina intensiva,  ela explica que devem ser 15 minutos de trabalho com minutos de descanso, não me recordo se são 15 minutos de descanso, mas a idéia principal é que há intervalos a cada 15 minutos. Não acho ser necessário tantas interrupções,  o público dela é composto de pessoas com dificuldades de organização,  então isso não significa que todas as pessoas precisam seguir esse método. Cada um deve fazer as adaptações necessárias.  Eu consigo concentrar - me em uma tarefa por muito tempo,  sou extremamente focada. Mesmo assim tem momentos em que me canso e o ideal é tirar uns minutos para descontrair com algo agradável.  Cada um tem uma preferência,  então no intervalo cada um escolherá o que gosta de fazer. Minha experiência tem me mostrado que são nesses momentos agradáveis de pausa é que surgem minhas melhores ideias. Encontro soluções para vários problemas, ou mesmo alternativas de como posso executar melhor o que tenho que fazer. Os intervalos me fazem uma profissional melhor, em qualquer área que atue. Sabe aquela sensação de ter quebrado a cabeça para achar uma solução e ela não surgiu e do nada, num momento de lazer você encontra a solução ou tem uma idéia bem bacana?

Além disso,  existe o método pomodoro,  que se não me engano usa intervalos a cada uma hora. Com certeza o desempenho melhora.  Duvido que uma pessoa cansada consiga render da mesma forma que uma pessoa descansada, tanto em quantidade como em qualidade.  Não tem comparação.

Dormir pelo menos as 8 horas diárias é fundamental. Eu não vivo sem minhas horas de sono. Mencionei que acordo cedo. Isso porque gosto de acordar cedo, não porque seja obrigada a acordar cedo. Mas isso não significa que abro mão de horas de sono. É que sou diurna, durmo cedo. Cada organismo funciona de um jeito, existem pessoas noturnas e tenho certeza que elas funcionam melhor a noite. Entretanto,  o ponto aqui é que há uma quantidade de horas de sono que deve ser respeitada para que a pessoa seja produtiva.

Ainda sobre descanso, é fundamental que se respeite momentos de trabalho,  descansoe lazer, porque tudo isso é importante.  Quando falo em gestão de tempo e sobre priorizar o importante, jamais disse que só trabalhar é importante.  É preciso considerar que há tempo para tudo nessa vida. E esses tempos devem ser respeitados. É importante priorizar as áreas da vida que são importantes para a pessoa. Você não deve estar disponível o tempo todo como se sua vida fosse só uma área da sua vida. Há outras que devem ser respeitadas. Por exemplo, descansar é extremamente importante. Tem que estar nas prioridades.

E como descansar se você não tem tempo? Eu descobri que quando aprendi a administrar meu tempo consegui horas para descanso. Descobri que quanto mais minhas horas são valiosas,  mais tempo eu tenho. Repito Kiyosaki: o segredo não é trabalhar muito, é trabalhar melhor.  Muito nem sempre traz bons resultados. As vezes o pouco tem mais eficácia.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Repita até internalizar

Acredito que gestão de tempo e hábitos são muito ligados. Quanto mais hábitos saudáveis,  mais tempo você terá para o que é importante.

Flylady tem uma técnica que a princípio me incomodou. Ela simplesmente enche nossa caixa de email. É um pouco de cada: testemunhos sobre a qualidade e utilidade dos produtos que ela vende, formação de hábitos de organização doméstica e reflexões dela. Os últimos são meus favoritos. No início lia tudo, porque era novidade, com o tempo passei a ter tudo internalizado.  Os conceitos dela simplesmente mergulham do consciente para o inconsciente pela repetição.  E o inconsciente é mais eficaz e poderoso.

O inconsciente é que possibilita fazermos algo de forma automática.  A repetição é poderosa, pois assim conseguimos fazer com que atitudes que começam de forma consciente se tornem automáticas e se tranformem em hábitos.

E isso vale para todas as áreas da vida. Quem quer emagrecer sabe que a maneira verdadeiramente sustentável para esse objetivo não é dieta milagrosa, mas hábitos alimentares e exercícios físicos. No começo é complicado mudar a alimentação.  Será um processo consciente. A pessoa terá que se policiar para atingir esse objetivo. Ao longo do tempo,  a pessoa inconscientemente passa a aceitar a nova alimentação,  passa para o automático e se torna um hábito.  Se também o exercício físico se tornar um hábito e ela não tiver um problema de saúde que justifique aumento de peso, terá grandes chances de perder peso. E sustentável significa que esse hábito deve persistir na vida da pessoa. Ela terá repetido tanto que terá internalizado isso. E a vida dela verdadeiramente terá mudado porque ela mudou um hábito.  Podemos ter vários sonhos, e emagrecer pode ser um deles. E a hora é agora. Amanhã nunca chega.  Todo o dia tem um amanhã.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

1 mês para formação de um hábito

Flylady também ensina a formar hábitos.  Como disse,  podemos adaptar seus ensinamentos para qualquer área, não necessariamente para tarefas domésticas.  Aliás,  acredito que aproveitamos bem os ensinamentos da vida quando aprendemos algo e sabemos usá - lo em uma área totalmente diferente. Por exemplo, não conclui o curso da FATEC por motivos alheios a minha vontade, amei tudo o que aprendi e de fato não achei que perdi tempo durante o tempo que estudei. Eu sei aproveitar os ensinamentos para outras áreas da minha vida. Administração de empresas me fez ter uma tendência a amar o empreendedorismo. A matéria de matemática discreta e lógica da programação desenvolveram meu raciocínio lógico e isso se usa em todas as áreas da vida. Sempre amei resolver problemas, antes mesmo do curso amava o passatempo sudoku porque isso  me desafiava. Acho que já falei que amo desafios.

Enfim, voltando a Flylady, o que me faz admirar o sistema dela é exatamente minha habilidade de saber transpor o conhecimento para outra área. Muitos podem achar um monte de bobagem de tarefa doméstica. Mas não é o que penso. Essa mulher é extremamente inteligente e tem toda minha admiração.

Uma das técnicas do sistema dela é ensinar as pessoas a focarem durante um mês num hábito específico.  Por exemplo, a comunidade toda da Flylady aceita o desafio de fazer atividades antes de dormir, preparando - se para o dia seguinte. Todos sabem que devem fazer isso,  então é lançado um desafio e todos devem fazer isso focados durante um mês.  Isso ajuda na formação do hábito e no foco. E tudo que colocamos foco se desenvolve e cresce. E tudo que vira hábito facilita nossa vida.

Isso mostra que podemos mudar nossa vida mudando simples hábitos.  É muito simples mudar de vida. Desde que se tenha um "como fazer". E Flylady ensina as pessoas a fazerem. Por exemplo, eu falei que moro perto e muitos devem ter pensado: "que sacanagem,  a pessoa mora perto, não tem que acordar cedo e ainda quer ensinar gestão de tempo." Quem pensou isso não sabe que por muitos anos morei longe e gastei horas só de transporte. Meu sonho era morar perto do serviço.  Foquei nesse sonho e ele aconteceu. Não era assim, mas eu mudei isso.  Nós podemos mudar tudo em nossa vida. Mas não olhamos o que queremos, olhamos o que nos impede de fazer o que queremos. E por isso achamos que não podemos realizar nada.  Quem olha o que quer ao invés do que a impede acredita que pode realizar.

Formar hábitos ajuda na gestão de tempo. Gerindo o tempo você tem um aproveitamento melhor de suas horas. Aproveitando melhor suas horas você ganha as condições para conseguir o que quiser.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Você se prepara para o dia seguinte?

Outra famosa dica da Flylady é a preparação para o dia seguinte. Na noite anterior, revise tudo o que terá que ser feito e se prepare. Prepare a roupa que vestirá,  materiais que deverão ser levados,  enfim,  tenha tudo a mão para não se esquecer de nada.

Nem todos estão dispostos logo de manhã.  Eu sou bem diurna, funciono melhor logo de manhã.  No entanto demoro um pouco para pegar o ritmo. Logo que acordo sou meio lenta, só depois de tomar um bom café preto que me sinto animada.  E para evitar que essa indisposição atrapalhe na rapidez com que executamos as rotinas é importante se preparar para o dia seguinte.

Quem sai de casa logo cedo se beneficia muito de ter tudo preparado. Esquecer - se de algo pode atrapalhar muito o dia de alguém.   Eu tenho a vantagem de morar perto do trabalho e de não ter que começar minha rotina muito cedo.  Então até deixo algumas atividades para fazer antes de sair de casa. Mesmo assim esqueço alguma coisa. E isso realmente prejudica minha rotina.

Mesmo conciliando com Mary Kay ainda saio de casa relativamente tarde e tenho a vantagem de poder retornar para buscar o que esqueci. Se eu praticasse mais preparar-me para o dia seguinte poderia ser mais eficiente.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A importância da programação semanal

Você costuma saber quais são todos os seus compromissos da semana no Domingo a noite? Flylady ensina que devemos ter um planejamento. Para as atividades domésticas ela determina cada dia para fazer uma atividade específica,  assim você não tem que ficar perdido pensando o que fazer, ou o que fazer primeiro. Muitas vezes perdemos muito tempo só de pensar em se organizar, quando se tem uma programação pré estabelecida é bem mais fácil,  é só cumprir. Com certeza você ganha muito tempo com isso. Cada dia para uma atividade também desenvolve o hábito,  e tudo que é hábito se torna uma atividade automática,  portanto feita com maestria e mais rapidamente.

Christian Barbosa também faz sua programação semanal. No Domingo a noite já sabe todas as atividades da semana seguinte. Eu sigo o conselho dele e revejo minha agenda no domingo, inserindo ou modificando as atividades de acordo com a semana que passou,  pois dependendo do que consegui ou não realizar,  posso fazer as adaptações necessárias.

Planejamento é essencial para se atingir metas. Eu tenho a meta de longo prazo (5 a 10 anos), e metas intermediárias (1 a 4 anos). Para atingir o que quero só com organização mesmo. Não sou pessoa apressada, acredito que tudo no longo prazo acaba sendo mais consistente. Então vou desenvolvendo o que tenho que cumprir mensalmente,  semanalmente e diariamente. Sem pressa e sem estresse. Se consegui, beleza. Se não consegui, faço reagendamentos e adaptações.  O importante é saber o que quer e para onde está caminhando. Ter um norte é fundamental para o progresso. E mesmo que não alcance as estrelas, quem atira longe pelo menos alcança a Lua. E isso por si só já é um grande feito.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A importância de uma agenda na gestão do tempo

Parece óbvio para muitas pessoas, entretanto a Flylady enfatiza que devemos usar uma agenda. Isso ocorre porque há vários tipos de pessoas. Alguns anotam tudo na agenda, é automático fazer anotações e consultar as anotações.  Estas são as pessoas extremamente organizadas.  Outros anotam, mas nem sempre conseguem fazer de modo consistente nem se lembram de consultar a agenda. Outros ainda acham que não é necessário,  que se lembrarão de todos os compromissos.

Dessa forma, a Flylady costuma fazer propaganda de um  calendário que ela desenvolveu com espaços grandes para a organização da família toda. Esse calendário deve ficar num local visível na casa para que a família não se esqueça de olhar o que foi agendado e se lembre de anotar os compromissos. Não estou fazendo propaganda dos produtos dela, não recebo nada por isso e  nem conheço os produtos. O que gostaria de compartilhar é a efetividade de se ter uma agenda e anotar os compromissos.  O sistema dela é bom, independente da propaganda. Quando anotamos,  liberamos espaço na nossa mente para assuntos mais importantes e ao saber que está tudo anotado ficamos despreocupados, o que alivia bem a ansiedade.

Ainda não tenho uma super organização.  Estou aprendendo. Tento ao máximo cumprir com meus compromissos pois tenho várias atividades para organizar e sempre ganho tempo quando consigo ver todas as minhas atividades e agrupá-las de acordo com algum critério que me economizará algum tempo.  Além disso, consigo marcar novos compromissos sem sacrificar os anteriormente assumidos e sem causar urgências,  o que me alivia de estresse.

Em Mary Kay consigo me organizar com o pouco tempo disponibilizado por causa da agenda. As vezes consigo agendar compromissos bem distantes e não perder o rumo. Consigo fazer novos agendamentos. Uma consultora sem agenda ainda terá muito a aprender. A minha agenda possibilita que meu negócio nunca pare. Na reunião com minha Diretora Nacional, ela ensinou que devemos ter agenda para 15 dias. De fato algumas vezes já tenho agendamento para até um mês,  consigo valorizar cada espaço de tempo que tenho. Diz Mary Kay Ash que uma consultora sem agendamento está fora do negócio.  Acredito ser verdade, meu negócio sempre está girando por causa da minha agenda. Quando não tenho agendamento,  coloco atividades que gerarão agendamento de faciais ou sessões.  Simples.  E é algo que garante a continuidade do negócio.  Minhas horas para Mary Kay são poucas mas extremamente bem aproveitadas devido ao agendamento. Consigo até agendar plano B caso algo saia errado e se não conseguir cumprir toda a agenda, consigo arrumar um espaço nos dias posteriores para cumprir aquele compromisso.  Não me estresse,  faço novos agendamentos, nem que fiquem um pouco distantes. E consigo lembrar de cada um porque consulto a agenda. As vezes falho, é bem verdade, mas ter uma agenda facilita a vida.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

O perfeccionismo nos impede de realizar

Outra dica da Flylady que é fantástica relaciona inatividade e perfeccionismo. Mesmo sendo para tarefas domésticas,  podemos adaptar. Ela diz que deixamos de fazer as tarefas porque esperamos fazer tudo perfeito ou o momento perfeito. Ouvi várias vezes que feito é melhor que perfeito, não sei a quem atribuir essa frase, mas ela está de acordo com o ensinamento da Flylady.  Temos a tendência de esperar o melhor momento para fazer, quando na realidade podemos fazer agora, com os recursos que temos e com a capacidade ou habilidade que temos. Quem espera muito simplesmente não faz.

Flylady ensina que as pessoas esperam ter o tempo, como ele não aparece deixamos para depois. Esperamos ter todas as habilidades, como não praticamos,  não temos a habilidade e deixamos para depois. Esperamos as circunstâncias e tudo perfeito para começar e não começamos.  Não iniciamos porque queremos fazer o melhor e tudo bem feito. Então para combater isso temos que deixar de lado o perfeccionismo. Vamos fazer, mesmo que não saia perfeito.

Eu acredito nisso também.  Claro que queremos fazer o melhor.  Todos querem, mas se isso estiver nos impedindo,  é melhor fazer e corrigir as falhas no processo,  ou aprender no processo. Feito é melhor que perfeito. Simplesmente temos que nos focar em fazer.

Sei que minha trajetória em Mary Kay está longe de ser perfeita. Vejo muitas pessoas esperando as condições perfeitas:  quando tiver tempo, quando tiver dinheiro, quando aprender Maquiagem,  quando aprender a vender, quando aprender a lidar com tempo e finanças... enfim... nunca começam.  As chances é que dificilmente começarão.   As probabilidades é que a pessoa que começou imperfeita atinja um patamar muito bom na prática.  Fazendo, errando, fazendo de novo, aperfeiçoando-se. Então quem espera continua esperando a condição perfeita.  Quem faz se aperfeiçoa no processo e as chances é que ao longo do tempo adquirirá a experiência necessária da melhor maneira possivel: fazendo. É como se fosse andar.  Se quando pequenos esperássemos saber andar para depois andar as chances é que estaríamos esperando até hoje. A criança tem menos limitações: vai lá e anda,  cai, levanta, anda mais um pouquinho. Ninguem esperou saber andar perfeitamente para depois andar. Aprendeu a andar na prática.  Quando adultos começamos a nos limitar.  A dizer que não conseguimos e isso é o que impede nosso progresso.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

15 minutos podem mudar sua vida

A primeira vez que vi o conceito dos 15 minutos foi nos emails enviados pela Flylady.  Ela é famosa por organização doméstica,  entretanto o que ela ensina pode ser adaptado para várias áreas.  A Thais Godinho é conhecida por organização e produtividade e também cita a Flylady.  Vi citação dela em vários blogs e sites de produtividade. Pena que é tudo em inglês e as traduções não são tão boas quanto os emails e dicas originais.  A melhor descrição de como o sistema é organizado foi da Thais Godinho, ela é realmente muito boa e tem bom domínio do inglês.

De todos os ensinamentos da Flylady gostei mais dos 15 minutos. Praticar os 15 minutos mudou minha vida. Flylady insiste que podemos fazer muito em 15 minutos e nos insta a tentar essa prática.  Ela mostra que você não precisa terminar a atividade.  Basta dar o primeiro passo.  Então é só começar,  cronometrar os 15 minutos, fazer o que for possível nesse período e parar. Depois é só dedicar mais 15 minutos até que a tarefa estará concluída.  Então todo grande projeto pode ser concluído de 15 em 15 minutos. Não importa se você dedica 15 minutos ao dia. Ou faz várias sessões de 15 minutos ao longo do dia. O fato é que esperamos ter tempo para começar e muitas vezes nem começamos por não encontrar tempo. No entanto, ninguém pode dizer que não tem 15 minutos no dia. Todos conseguem 15 minutos. E é impressionante como super estimamos a atividade. Muitas são feitas em menos tempo do que prevemos. Ou muitas são concluídas sem problema e sem muito esforço se fizermos em pequenas etapas.

Ao testar fazer as atividades pendentes de 15 minutos eu observei que não precisava protelar a maioria das atividades. Eu simplesmente focava em uma e determinava 15 minutos por dia para essa atividade. Em menos tempo do que imaginava terminava e já podia passar para a próxima.  Simplesmente minha vida foi fluindo dedicando apenas 15 minutos a uma atividade específica. Não era difícil encontrar 15 minutos. Todos têm 15 minutos. Não é difícil dormir 15 minutos mais tarde ou acordar 15 minutos mais cedo. Não é difícil encontrar 15 minutos antes de sair de casa. Não é difícil encontrar 15 minutos assim que chego em casa. Enfim, em algum intervalo.  Simplesmente 15 minutos são fáceis de gerir e muda uma vida.  Da a sensação de estar concluindo atividades, de estar em movimento. Você não tem que encarar tudo de uma vez. Você descansa mais, você sente que a atividade fica mais leve quando dividida. Deu certo para mim e para muitos que testemunham como o sistema dela fez a diferença na vida deles.

Eu adaptei essa prática para Mary Kay. Vejam como eu sempre falo das minhas duas horas ou uma hora diária em Mary Kay. No longo prazo já estou vendo a diferença em meu negócio.  São poucas horas dedicadas com consistência que rendem bons frutos. Eu estou ciente que não é o mesmo resultado de quem dedica mais horas. Mas é excelente para quem dedica poucas horas diárias.  Se você soubesse que uma hora por dia mudaria sua vida, você não dedicaria? Que são as uma hora diária diante de um bom resultado?  Para mim, é a perfeita adaptação dos 15 minutos da Flylady. Foram horas muito válidas,  assim como a prática dos 15 minutos foram muito válidos na minha vida. Se você ainda não acredita que uma hora em Mary Kay faz a diferença na vida de alguém comece pequeno:  15 minutos em qualquer atividade que precise de uma atenção em sua vida. Você verá essa área de sua vida ir para a frente. Você terá senso de realização.


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mais uma sugestão para fazer a atividade chata

Essa sugestão eu tomei emprestada de uma grande mente: Erico Rocha.  Vale a pena ver os vídeos dele no YouTube. Ele fala da dopamina e como injeta - la no nosso organismo com o objetivo de sentir motivação para fazer o que é preciso  fazer. Como a dopamina está relacionada com atividades prazerosas, a solução seria aliar a atividade chata junto com outra que te anima. Ele usou o exemplo de caminhada. Ele faz caminhada ouvindo músicas que ele gosta, assim o cérebro dele registra a caminhada como atividade boa a ser feita. E assim ele consegue motivação. Para os lançamentos dele, ele trabalha num café porque é um lugar que ele gosta. A performance melhora muito e ele sente isso nos resultados.

Então vale a criatividade de cada um e associação com algo que a pessoa gosta. Muitos dizem que para ser produtivo não podemos fazer várias atividades ao mesmo tempo. Entretanto há atividades que podem ser associadas sem prejuízo algum. Por exemplo, já ouvi de pessoas que passam roupa assistindo televisão. Aliás,  para quem não dispensa a TV há inúmeras atividades que podem ser conciliadas enquanto se assiste TV. Muitas pessoas aproveitam os intervalos e realmente conseguem produzir nesse tempo. E a vantagem é que a pessoa fará rápido,  porque existe um "cronometro" dizendo que o tempo é limitado. E acreditem, quando as pessoas têm limitação de tempo, elas conseguem fazer. O cérebro humano é realmente muito inteligente,  ele se adapta.

Minha Diretora ouve os vídeos do YouTube e outros treinamentos online da Mary Kay enquanto está fazendo o jantar. Ela gosta dos videos mas nao aprecia muito cozinhar. Ela também grava vídeos para a unidade enquanto está fazendo outras atividades.  Inúmeras vezes, quando estava no início,  ela prestou mentoria para mim enquanto jantava. Ela realmente é muito esforçada.  Acredito que Mary Kay é para pessoas dispostas. Ela tem uma super disposição.  Admiro essas pessoas super dispostas.   E acredito ser por isso que ela chegou onde chegou e tem o que tem.

No meu serviço tem uma atividade que é considerada extremamente chata pela maioria das pessoas.  Eu faço numa boa, tenho a maior paciência com essa atividade. No começo tive certa dificuldade, dava sono, não fazia tão bem. Perdia a concentração.  Então antes mesmo de ter visto o vídeo do Erico resolvi o problema. Aliei a outra atividade prazerosa e como num passe de mágica aquilo se tornou maravilhoso, o desempenho cresceu de forma acentuada. Performo muito melhor do que quando não associava. A atividade passou de boa a excelente nos resultados que eu apresento. Recebi vários elogios por conta dessa atividade. Então mesmo sem saber do que ele disse, estava injetando dopamina quando associava as atividades.  Eu gosto dos vídeos do Erico porque tem muita novidade,  ele participou de cursos de alto nível e compartilha com a audiência dele. É como se tivéssemos acesso a esses cursos sem sair de casa e sem pagar nada por isso. Também gosto porque percebo que fiz muito do que ele fala  e deu certo para mim antes de ao menos ter assistido aos vídeos,  isto é,  já havia comprovado a eficácia pela minha experiência anterior. Então vejo que vale a pena experimentar muito do que ele sugere. Afinal, ele aprendeu muito do que compartilha com outras grandes mentes ao redor do mundo nos cursos que fez.



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Uma sugestão para não procrastinar a atividade chata

Temos que concordar que amamos certos aspectos do nosso projeto, mas para atingir o nosso melhor,  temos que lidar com a atividade chata.

Mary Kay Ash escreve em seu livro The Mary Kay Way que ela fazia como um jogo. Quando ela era uma jovem dona de casa,  muito antes do seu sucesso, ela determinava um limite de tempo para cada atividade que não apreciava muito. Por exemplo, determinava que levaria um minuto e meio para passar cada camisa.  Assim, ela se desafiava e ainda tinha o benefício de terminar a atividade muito rápido,  sem precisar protelar. Se ela consegue fazer tão rápido,  não há motivos para deixar para depois.

Nunca experimentei essa técnica,  mas como também amo um bom desafio, desconfio que daria certo comigo. Atualmente é tão fácil com celulares que tem várias funções.  É só cronometrar e se divertir de se superar.

Eu também tento técnica semelhante, tento fazer todo o possível em 15 minutos.  Começo uma atividade e deixo o relógio lá por perto. E por incrível que pareça faço muito em 15 minutos. Até me surpreendo o quanto negligenciamos 15 minutos. Não custa nada e adianta muito.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Definindo prioridades - a lista das seis atividades mais importantes

Em gestão de tempo, é de suma importância definir prioridades. Quando temos uma meta,  nem sempre tudo o que é preciso para chegar ao objetivo é o que mais gostamos de fazer. E acredito que protelamos aquilo que não gostamos muito de fazer.  Assim, tudo o que for importante e demanda energia deve ser feito sem proteção,  deve ser a primeira atividade do dia. Terminada essa atividade, você estará com tempo livre para fazer as outras atividades.

Mary Kay Ash tinha a lista das seis atividades mais importantes. Ela acordava cedo e fazia tudo o que tinha a fazer. Muitas consultoras seguiram o conselho da lista de seis atividades e foram muito bem sucedidas.

Eu ainda estou em treinamento no que tange a gestão do tempo. Nem sempre faço o que é mais importante. Mesmo assim, a lista das atividades mais importantes é minha companheira. E como tem se mostrado eficaz!  Nem sempre anoto seis atividades mais importantes, às vezes são menos, às vezes mais. O importante é que de fato eu realizo.  Posso não dar conta de tudo o que é importante, mas ver minha lista feita me dá uma sensação de orgulho de mim mesma e de minhas realizações.   Quando não termino de fazer tudo na lista consigo me adequar e encontrar mais um tempo para completar a lista. Tenho um compromisso comigo mesma. Meu dia é muito bom quando vejo que ali está mais um dia com realizações.

Amo essa sensação.  Para mim, é a mesma sensação de um grande feito. Pequenos feitos são importantes para mim porque aprendi que são pequenos passos rumo ao objetivo final. Muitas pessoas só querem desfrutar de uma grande realização,  mas se soubessem da importância de pequenas atividades e de como elas são os fundamentos de um grande feito, teriam a mesma sensação de felicidade por um pequeno feito concluído. Tenho para mim que quem não realiza pequenos feitos diários nunca provará um grande feito. O grande é constituído de pequenas partes, e as doses diárias são fundamentais. Por isso que ouvi falar sobre luta diária,  como vencer cada dia fará você chegar a uma grande vitória.

Então por isso visualizo algo grande,  sei que tanto eu como qualquer pessoa pode chegar nesse grande objetivo, mas concentro-me no dia a dia, este é que determinará se chegarei ou não à linha de chegada. Assim, a lista das atividades é um fundamento, um alicerce que te fará concretizar seu sonho, mesmo que seja um grande sonho. Paciência. Entre plantar e colher existe o regar e cuidar. A natureza é assim, mas somos muito ansiosos. Cuide de cada dia.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Quando temos uma meta, nós conseguimos tempo

Acredito que temos que ter sempre uma meta. Ter uma meta não significa que somos infelizes com nossa situação atual. Significa que somos pessoas de realização,  estamos sempre realizando.  Estou super feliz com tudo o que tenho. Pode ser pouco para muitos, muitos podem pensar que não é nada. Entretanto para mim tudo o que tenho é muito bom. Por exemplo, falo muito do meu cargo público.  Ter passado neste concurso foi incrível,  uma super meta que realizei,  estou feliz com esse feito. Ter o certificado internacional era tudo o que queria,  sou muito feliz com ele, o orgulho de ter esse certificado é enorme, embora ele possa significar nada para algumas pessoas. Então todas as metas são pessoais,  algo que significa muito para uns, não tem significado algum para outros. Sempre consegui tempo para estudos porque me realizo estudando, o que não é uma alegria para muitas pessoas. Minha meta era o certificado internacional e passar em concurso público.  Feito. Feliz. Feliz mesmo. Superei a mim mesma, não havia disputa com ninguém,  mesmo porque em meus parâmetros não preciso disso.

Sei que cada um tem as mesmas alegrias para compartilhar. Os feitos não são os mesmos, nem nas mesmas áreas.  Cada um tem bom feito na área que ama.  Tenho certeza que todos têm alegrias para compartilhar, porque esta é a essência do ser humano: Realizar aquilo com o que se identifica.  Então para conseguir tempo, é necessário ter sua meta, ter seu sonho, a partir daí tudo acontece e faz sentido ter o seu planejamento de tempo.  Sem uma meta e sem sonho, não há motivo para conseguir tempo. As pessoas sem metas nem sonhos falam que não têm tempo da boca para fora, pois no fundo não querem conseguir esse tempo. Mas quem tem um desejo ardente por algo consegue arranjar tempo para alcançar sua meta.

E esse desejo ardente por algo não tem relação com necessidades. Eu posso não ter necessidade de nada, mesmo assim gostar de realizar.  Há pessoas que tem muitas necessidades, nas não tem desejo de realizar. O nosso desejo é que nos impulsiona, não nossas condições e circunstâncias.  Por exemplo, antes de ser consultora estava procurando algo para me ocupar, gosto muito de estar em atividade, preciso disso. O que pode ser diferente para outras pessoas,  tem gente que gosta exatamente do contrário. Portanto, por mais que tivesse a tal independência financeira, estaria sempre ocupada com algo. Minha meta era desafiar - me em algo com que tivesse real dificuldade.  Então queria algo que demandaria outras habilidades de mim. Tinha lido o livro  Pai Pobre Pai Rico e Kiyosaki tinha sugerido trabalhar em marketing e vendas. E essa é difícil para mim. Realmente um grande desafio. Minha meta é superar essa minha dificuldade e aprender tudo o que posso nessa área.  É realmente difícil para mim, mas é por isso que estou gostando muito. Eu tenho essa meta e consigo tempo para o meu planejamento em Mary Kay. Não é nada exagerado, já que Mary Kay para mim é uma atividade leve, mas exige um tempo extra, e para mim é importante desenvolver as habilidades que a consultoria exige de mim. Gosto muito disso.


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Como sair das urgências e permanecer no importante?

Além da teoria dos quadrantes, há a definição da tríade do tempo, em que as atividades podem ser classificadas em importantes,  urgentes e circunstanciais. As atividades importantes estão em todas as áreas da vida que são relevantes para a pessoa.  As atividades urgentes são todas aquelas com prazo curto ou que já deviam ter sido realizadas. Finalmente,  as atividades circunstanciais são todas aquelas que nem são importantes, nem urgentes.  Essa é a forma de divisão de atividades proposta por Christian Barbosa e eu gosto muito dela por ser bem simples.

Também Christian Barbosa ensina que devemos priorizar as atividades importantes. Acontece que não tem muita saída quando temos muitas urgências,  o jeito é ir apagando fogo. Queiramos ou não,  temos que nos livrar das urgências.  Acredito que tanto eu como qualquer leitor temos urgências e temos que lidar com isso. Acontece também que por termos muitas atividades, nem sempre podemos tirar muito do circunstancial para concentrar no importante.

Lembro-me que a primeira proposta de gestão de tempo com planilha a ser preenchida com as 24 horas e planejamento para estudos foi proposta por um professor da FATEC. Eu trabalho por tempo integral e ainda tinha que colocar as horas do curso e ainda mais um tempo para estudos. Foi difícil arranjar tempo. Confesso ter quebrado a cabeça nessa atividade. Eu já era muito ocupada, a tarefa era bem difícil.  Já estava fazendo um sacrifício. Cada um tem uma prioridade diferente, e então vendo e revendo os horários,  consegui encaixar umas horas para os estudos que teria que fazer fora da faculdade. Todos nós podemos quando queremos,  mas essa tarefa é tão pessoal quanto a planilha financeira, ninguém pode definir por você.  Meus primeiros cortes foram em tempo de TV, isso porque não ligo para TV, isso pode ser importante para outra pessoa.  Outras horas que encontrei foram em intervalos,  já que tinha cursado outra faculdade e fiquei livre de algumas matérias.  Aproveitei esses intervalos para acrescentar horas no meu dia. Enfim, foi difícil mas consegui. Consegui porque tinha vontade e meta.

Sem querer e sem saber sobre gestão do tempo,  fazia todas as atividades propostas e estudos extras como no meu planejamento. Algo bom aconteceu, meus trabalhos a serem entregues nunca ficavam para em cima da hora, estudava com tranquilidade para as provas porque já vinha entendendo a matéria aos poucos e já pedia esclarecimentos assim que surgia a dúvida. Essa planilha me ajudou a concentrar - me no importante. As urgências ocorriam, mas em menor número e era fácil de gerenciar.

Assim, descobri que por mais que você seja ocupado, é importante dedicar algumas horas para o importante, porque essas horas vão evitar o urgente amanhã.  Quem só estuda quando tem prova, poderia ter dedicado meia hora por dia e ficar tranquilo na véspera das provas. Quem tem um problema de saúde,  poderia ter dedicado meia hora por dia em exercícios físicos e alimentação saudável, assim evitaria a urgência de um problema de saúde.  Quem tem um problema mecânico no carro, poderia ter dedicado minutos à manutencao e prevenido o transtorno. Enfim, quase toda a urgência teria sido evitada caso se dedicasse uns minutos a mais na prevenção. Não precisa ser muito tempo, 15 minutos que sejam já faz diferença no todo.

Quem tem muitas urgências deve apagar esses fogos e ao mesmo tempo ir trabalhando e planejando a prevenção de novas urgências. Na maioria dos casos não se exige muito. Seria aquela meia hora que acordamos mais cedo ou dormimos mais tarde. Ou aquela meia hora que deixamos de falar da vida alheia com o colega que insiste em reparar nos defeitos alheios. Enfim, cada um saberá onde tirar esses 15 minutos preciosos para o importante. E se não tiver de onde tirar, vamos aprender a delegar e dividir responsabilidades. A verdade é que quando temos um propósito sempre conseguimos. O ser humano é muito bom quando quer alguma coisa. Ele consegue quando verdadeiramente quer.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O que fazer primeiro: o importante ou o urgente?

Alguns autores dividem as atividades em quatro quadrantes: urgente, importante,  importante e urgente, não importante e não urgente. Depois de terminar a planilha de todas as atividades realizadas ao longo dos dias e da semana, devemos classificar as atividades.  Por exemplo, acordei e assisti TV. Em que quadrante poderia colocar essa atividade? Se for importante em algum aspecto da sua vida por qualquer motivo, pode ser colocada no quadrante importante. Se for um programa que não acrescenta em nada e não tem função,  pode ser classificada como atividade não importante e não urgente. Em seguida fui ao banco pagar uma conta que venceria naquele dia mesmo, classifica como urgente e importante. Depois fui fazer exercício físico,  classifica como importante. Enfim, comece a classificar cada atividade para descobrir qual o seu quadrante predominante.

Se você tem muitas atividades urgentes, algo errado está acontecendo. Devemos ter o mínimo de urgências possível.  O estresse que está acabando com a saúde das pessoas pode ser ocasionado pelo número de urgências que deixamos em nossas vidas. As urgências podem ser evitadas se formos organizados e disciplinados e aprendermos a fazer o IMPORTANTE. Há muita protelação e por isso temos todas essas urgências.  Um bom gerenciamento de atividades teria uma programação que contemplasse o pagamento de contas com dias de antecedência para evitar urgências e para que tenhamos tempo caso algo inesperado aconteça.  Há urgências que estão fora do nosso controle, mas se formos honestos, admitiríamos que a maioria das urgências são ocasionadas pela nossa desorganização e hábito de fazer tudo na última hora.

Quem se concentra no importante faz tudo com antecedência e de forma programada. Se você tiver prazo para a próxima semana, já estará com os preparativos e terá tudo pronto antes do prazo. Quem se concentra no importante saberá afiar a ferramenta e não verá como tempo perdido estudos que visem o aperfeiçoamento, inclusive cursos de gestão de tempo, porque esses cursos possibilitarão um melhor uso do tempo, agilidade e evitarão atrasos. Há várias atividades importantes e elas devem ser equilibradas em todas as áreas da vida. O importante varia de pessoa,  entretanto conta como importante aquilo que é feito com tranquilidade, sem estresse e de forma consiste e com um objetivo específico.

Se você tem muitas atividades no quadrante importante, parabéns,  você está organizando muito bem seu tempo. Você tem qualidade de vida e equilíbrio.

Se você tem muitas atividades no quadrante não importante e não urgente, cuidado, pois pode estar negligenciando áreas importantes de sua vida com atividades que não acrescentam em nada e não tem objetivo algum.


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Você gostaria de ter mais tempo?

Todas as pessoas têm as mesmas 24 horas por dia. E mesmo assim, a maioria reclama que não tem tempo. Poucas pessoas podem se dar ao luxo de dizer que têm tempo e que conseguem usá-lo com qualidade,  com o que realmente é importante para elas.

Se você tivesse tudo na vida, se nada te faltasse, o que estaria fazendo? Como estaria usando seu tempo? Assim você descobre o que realmente é importante e consegue priorizar. Descoberto o que realmente importa sabemos se estamos ou não dedicando tempo a isso e podemos nos preparar para fazer o que importa. Prioridades variam de pessoa para pessoa.  Cada um tem uma diferente e é por isso que devemos respeitar as diferenças.  Se você ainda não está dedicando seu tempo ao que realmente importa, urge planejar-se para estar nessa posição.  O planejamento é simples, mas exige certa disciplina.

O primeiro passo para a gestão do tempo é o mesmo da gestão financeira: planilha. Assim como devemos anotar tudo que gastamos para começarmos a análise do planejamento financeiro, devemos anotar todo o tempo que gastamos para iniciar o planejamento do tempo. É simples, mas exige disciplina, não custa repetir. Não existem muitas planilhas prontas para a gestão do tempo como existem para a gestão financeira. No entanto, basta completar com as 24 horas do dia e passar a anotar tudo por algumas semanas.  Anote tudo, desde a hora que acorda até a hora que vai dormir. Assim descobre - se seu padrão de uso do tempo.

Ao anotar e ter consciência de como se gasta o tempo, aos poucos você notará que tem mais tempo do que imagina. Você de fato vai começar a ter tempo. Quem realmente quer consegue. E ja sei a desculpa de quem não quer realmente ter mais tempo.  Dirá que não tem tempo para fazer a planilha e de fato dificilmente terá mais tempo. É o mesmo que ocorre com a gestão financeira, quem não anota e controla seus gastos dificilmente terá mais dinheiro. Descobri algo bem duro para a maioria das pessoas, mas que tenho visto como verdadeiro: quem quer fazer, faz.  Quem não quer, arruma uma desculpa.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Flexibilidade de tempo

Quem não gostaria de trabalhar com horários flexíveis?  Poder fazer o que é necessário mas em horários ideais?  Quem é mãe valoriza muito poder conciliar o tempo para estar em atividade enquanto as crianças estão na escola e poder almoçar com os filhos e leva-los para a escola. Foi o que Andrea Ponte Rocha visualizou na Oportunidade Mary Kay. Ela engravidou e queria outro modelo de geração de renda. Atualmente ela ocupa o cargo mais importante que uma consultora pode atingir: Diretora Nacional.

Ela não focava a carreira em Mary Kay. No entanto identificou - se com a missão de ajudar e cuidar de pessoas. Ela entendeu que em Mary Kay era preciso desenvolver-se e passou a frequentar as reuniões de capacitação.  Percebeu que o conhecimento gerava confiança e consequentemente, as pessoas seguras vendem melhor e fidelizam os clientes. Ela também percebeu que era preciso encontrar o objetivo de vida e motivo para vencer. Então qual o seu objetivo? Quer acompanhar o crescimento de seus filhos? Qual seu motivo para vencer? Quer dar boa educação e saúde para seus filhos? Acredito que todas as pessoas querem dar o melhor para seus entes queridos. E ter essa oportunidade de proporcionar a eles o que de outra forma você jamais teria conseguido é uma grande satisfação. Na atual posição em que se encontra, você vê perspectivas de proporcionar o melhor para os seus entes queridos? Acredita que sua vida mudará em cinco anos? Ou não tem sonhos e acredita que estará exatamente como está atualmente?

Ela ensina que quando se trabalha com amor as coisas acontecem.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Sonhe grande e se aperfeiçoe

As pessoas de mentalidade rica aprendem a se aprimorar o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo. Comprometa-se a aprender o tempo todo.

Quanto mais nos aperfeiçoamos,  mais estamos preparados para termos sucesso. Quando somos atendidos por alguém contam várias habilidades, acredito que o primeiro requisito é a simpatia,  a vontade de atender a necessidade do cliente e a disponibilidade do produto. No entanto, vai além,  quanto mais temos conhecimento,  mais podemos atender a necessidade do cliente, então é realmente um conjunto de aspectos. Ninguem gosta de ser atendido por alguém que não sabe sobre os produtos nem sobre a empresa que trabalha.

Então aprimoramento é tudo. Cada um se encontra num estágio diferente e cada um tem uma habilidade diferente. Tenho consciência de que não tenho várias habilidades e tenho vontade de me aprimorar. O primeiro passo para uma mudança é a consciência e a vontade, o restante será modificado aos poucos,  no processo.

Todos têm que ter consciência dos pontos fortes e fracos. Eu tenho pontos fortes e não vejo problema em admiti-los.  Temos que ser nossos fãs número um, temos que nos admirar e exercitar nosso amor próprio e nossa auto estima, faz parte do processo de ser assertivo. E se agirmos com falsa modéstia seria hipocrisia,  não temos que ser hipócritas.  Somos bons em alguns aspectos e ruins em outros.

Tenho consciência dos meus pontos fracos e não  vejo problema algum em admiti-los.  Nós não precisamos ser perfeitos. Ninguem é.  Não é escondendo-os que eles vão desaparecer. Temos que encarar de frente. E então trabalhar no aprimoramento. Essa é a essência do progresso.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sonhe grande e vença o medo

As pessoas de mentalidade rica agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo. Consoante o autor o crescimento verdadeiro decorre quando você está fora de sua zona de conforto.  Aja apesar do medo, aja apesar da dúvida,  aja apesar da inconveniência,  aja apesar do desconforto,  aja quando não estiver com vontade de agir.

Concordo que a zona de conforto é o pior lugar para estar. Estar nessa zona significa que você já cresceu o que tinha que crescer, mas não expandiu. Eu sempre vejo um espaço de expansão e aperfeiçoamento.  E gosto de expandir minha área. Então assim que atinjo a zona de conforto, expondo um pouco mais. Gosto de quebrar meus próprios recordes.  Não adianta competir comigo, pois não vejo os outros no sentido de comparar - me.  Vejo a mim mesma, sempre tento superar- me.  Conheço várias pessoas que tomam os outros como parâmetro,  então se todos pararem, ele também pára.  Como meu parâmetro sou eu mesma, jamais paro. Sempre há espaços fora de minha zona de conforto. Gosto disso, gosto de desafios. Satisfação pessoal, não tem relação alguma com os outros. Não tem relação alguma com ambição. Só não gosto de ficar acomodada.

Para sair da zona de conforto, tenho que agir apesar do medo.  Tive medo de que Mary Kay não desse certo. Mesmo assim vi o pior cenário e tive a certeza que ele não era tão ruim assim e agi.

Tive dúvidas se o negócio daria ou não certo. Nunca trabalhei com cosmestico,  então teria que aprender tudo. Que bom, amo aprender. Mas não sabia se teria a habilidade. Na dúvida faça,  depois você vê se tem ou não a habilidade. Tudo o que aprendi até agora foi fazendo, teoria dá uma idéia.  Só com a prática é que se aprende.

Fiquei preocupada com estoque.  E se minha compra ficasse toda parada? Agi apesar dessa preocupação.  Fiz diversas compras depois da primeira. Achei que teria até que devolver para a Mary Kay. Há essa possibilidade para aqueles que tem muita dúvida e preocupação e acho que foi isso que me encorajou. Qualquer coisa devolveria, não tinha que me matar de preocupação.

Nem todos da família acharam conveniente. Estudei bastante, sou pós graduada e tenho certificação internacional e venderia cosmético.  Não é só comigo que isso acontece.  Ouvi uma diretora que tinha mestrado dizer o mesmo. No começo acharam inconveniente. É lindo ser uma Consultora Mary Kay. Quando vamos aos eventos vemos o quanto elas são bonitas e elegantes.  Eu que ainda não cheguei lá.  Mas quem sabe um dia... orgulho - me de ser consultora.  Temos que ter menos vergonha na vida. Vergonha é comprar e não poder pagar,  como diz o ditado.

Eu ajo quando não tenho vontade de agir. Fui criada com a disciplina dos japoneses. Agradeço muito aos meus pais. Minha mãe nos deu a Disciplina necessária e meu pai ensinou o valor do trabalho. Qualquer pessoa com disciplina e com valor de trabalho age quando não tem vontade de agir. Isso é fundamental a toda pessoa que quer ter sucesso sem depender de ser ajudado e empurrado.  É lindo vencer com suas próprias forças.  Claro que é Deus que nos dá forças,  mas tem a nossa parte, não dá para sentar no sofá e pedir para que Deus e terceiros façam por nós e ainda reclamar.  Tenho orgulho quando é com meu esforço.  Então tenho muito orgulho de mim, sem falsa modéstia, pois nunca precisei da comiseração de ninguém,  fiz tudo com esforço.


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sonhe grande e não trabalhe pelo dinheiro

As pessoas de mentalidade rica põe seu dinheiro para dar duro por elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro. O seu dinheiro tem que trabalhar por você e se multiplicar. O autor aconselha a relacionar três estratégias com as quais você pode obter rendimentos sem trabalhar, seja no campo dos negócios ou na área de investimentos e depois a entrar em ação com essas estratégias.

Isso é quase o conceito de independência financeira.  Seu sustento é proveniente de alguma aplicação em que seu rendimento venha dos lucros do negócio ou aplicação sem que você precise trabalhar diretamente nele.

A primeira estratégia óbvia seria fazer uma aplicação financeira e viver desses rendimentos ou dos dividendos. Mas quem não possui muito capital não pode fazer isso,  pois os rendimentos não são suficientes e nem o capital inicial suporta isso. Por isso, tem que trabalhar muito até que chegue a esse capital. Enquanto isso pode se contentar com algo mais tímido,  como uma LCA, LCI,  CDB,  tesouro direto, etc. que permite aplicações mais baixas e envolve menos riscos.

A segunda estratégia óbvia seria investir em imóveis.  Você aluga e então recebe os aluguéis,  mas novamente quem tem pouco capital sai prejudicado. Um imóvel é caro, não são todos que podem deixar valor tão alto imobilizado. Uma vez mudei de cidade e aluguei o imóvel que tinha adquirido. Era a proprietária de um e inquilina de outro na outra cidade. Dava na mesma,  não era aplicação, mas em pouco tempo comecei a ter problemas com minha inquilina que deixava de pagar condomínios e eu que tinha que me responsabilizar por isso. Desisti de alugar e vendi, comprei um para mim e deixei de ser inquilina, afinal dava na mesma. O valor também não compensa. Mas claro que tudo depende do quanto você tem a investir, porque nem sempre é ruim. Aliás,  pode ser uma ótima idéia numa carteira de aplicações diferentes.

A terceira poderia ser abertura de empresa, o que também demanda um capital muito alto. Aluguel,  funcionário,  capital de giro, estoque. Parece que só dá certo para quem já tem o que investir. Quem está começando ainda tem que trabalhar muito até chegar lá. E esse deve ser o motivo pelo qual as pessoas acham que não são capazes, que é impossível.

Em Mary Kay há uma alternativa, mas tem que trabalhar. Nada em Mary Kay vem de graça e não é pirâmide como alguns pensam.  No entanto, é um negócio que oferece chances reais para os pequenos. O capital investido é baixo. Para começar com o kit de demonstração são apenas R $ 169,00 dividido no cartão,  então a princípio nem se usa capital próprio.  Exige trabalho, porque a pessoa tem que demonstrar.  Depois o investimento para a compra dos produtos é baixo,  nada comparado com estoque de uma loja física e também é parcelado no cartão em 3x. Novamente a consultora não trabalha com capital próprio e tem lucro de 33 a 66% nas compras regulares e pode ter mais de 100% de lucro em promoções. Não é essa parte do negócio que o dinheiro parece trabalhar pela consultora.

A segunda via de ganho além das vendas é a formação de equipe. A  partir de 3 consultoras inscritas, é possível ganhar bônus sobre a produção das inscritas de 4 a 12%. Não é pirâmide porque depende de produção,  todas devem estar de fato trabalhando, inclusive quem inscreve.  Quando quem inscreve deixa de trabalhar,  ela perde todas suas inscritas. E como os bônus dependem da produção,  a consultora que iniciou deve estar trabalhando para o desenvolvimento das inscritas. Se ela não trabalhar nesse sentido, ela não ganha bônus e desce de patamar.  É muito justo,  porque ninguém se apóia no trabalho do outro. E a empresa divide os lucros com as consultoras que realmente estão dispostas a expandir a empresa e treinar suas inscritas. Quem não estiver disposta a ajudar seu grupo crescer, corre o risco de perder tudo o que construiu.

E nesse passo com 10 inscritas ativas, a consultora já passou pelo processo de seleção natural.  Eu acho inteligentessimo o plano de negócios.  Não há nada de subjetivo. A pessoa foi capaz de manter ativas dez pessoas e se manteve ativa. Ela está apta. Números objetivos. Então ela pode enviar a carta de qualificação para se tornar uma Diretora Mary Kay. E depois que se torna Diretora praticamente os bônus triplicam.  Mas ela não pode se acomodar,  pois a cada Diretora que se forma no grupo dela, ela perde pessoas, então tem que manter e continuar a enriquecer outras vidas. Ela perde números de pessoas mas ganha um passo ao nacionalado,  que é o maior cargo na Mary Kay. É uma perda e uma recompensa.  É o equilíbrio.

Por enquanto sou só consultora, mas comparado ao aluguel que recebia já estou pasma. Com o capital alheio (cartão de crédito) e mais uma hora de serviço por dia, ganho mais ou menos o que ganhava com aluguel. E o investimento do aluguel era altíssimo. Acho que quando começar a ganhar bônus vou amar muito mais esse negocio. Impressionante mesmo. Como diz Shinyashiki: "Não trabalhe mais, trabalhe melhor". Falou tudo.