A reserva financeira é um valor guardado que pode ser retirado rapidamente e que corresponde a três salários da pessoa. Tem muito especialista que fala em seis salários. Por exemplo, a pessoa que recebe R $ 5.000,00 mensais deveria ter R $ 15.000,00 em uma caderneta de poupança. Ou R $ 30.000,00 no caso das pessoas mais precavidas.
A pessoa se livra de uma preocupação caso ocorra um imprevisto. Nestes tempos de crise, muitos temem a perda do emprego. Por quanto tempo a maioria das pessoas poderiam se virar enquanto encontra outro emprego sem perder o padrão de vida e sem ser um peso para terceiros? Depende muito do grau de especialização da pessoa, quem tem mais qualificação tem mais chances de encontrar uma colocação no mercado, porque a concorrência é grande e o diferencial pode ser a faculdade, pós graduação, língua estrangeira, informatização, enfim. Quem não é muito exigente também pode encontrar uma colocação mais rápido, pois aceitará um salário menor ou um emprego com menos status social. Quem sente que encontrará uma colocação mais facilmente pode ter reserva de três meses sem problema. Quem sabe que encontrar outro emprego será mais difícil deve ter uma reserva maior.
Outros problemas podem ocorrer. Ninguem está livre de imprevistos, por isso a reserva financeira é tão importante. Então ter um padrão de vida compatível com os rendimentos e ter uma sobra não é mesquinharia, é responsabilidade e dignidade de se virar sem ser um peso para os demais, porque ninguém é obrigado a pagar suas despesas. E é paz de espírito, pois isso traz tranquilidade nos dias difíceis. Quem tem filhos ou outros dependentes tem que estar realmente preparado.
Então reserva financeira não é questão de viver a vida nem contrapor ter reservas com mesquinharia. Todos devem se mimar, isso é muito importante. Trabalhamos para colher os frutos do nosso trabalho. Entretanto devemos encontrar um equilíbrio e pensar pelo menos no conforto de quem amamos caso ocorra um imprevisto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário