terça-feira, 21 de julho de 2015

O ideal é não ter dívidas

No caso em que a planilha de todos os gastos indicou que há dívidas,  é preciso fazer algo urgente para acabar com as dívidas.  Há casos em que algumas dívidas são controladas e cabem no orçamento. Quando bem planejadas e com objetivo claro não há problema, pois chega-se ao fim do mês com possibilidade de quitar a dívida sem que nada falte. A dívida não é algo que se acumula. Houve um planejamento para se contrair a dívida.

No caso em que o salário não é capaz de cobrir as dívidas,  deve-se fazer algo a respeito e acabar de vez com dívidas que não cabem no orçamento.  Então o terceiro passo para uma boa gestão financeira é acabar com dívidas que não cabem no orçamento. Assim, é urgente que se corte gastos e que a planilha seja muito bem avaliada. Com criatividade as pessoas conseguem cortar vários gastos. Por vezes é preciso criatividade e esforço.  Por exemplo, deixar de terceirizar certos serviços que você mesmo pode fazer. Lavar você mesmo seu carro é um exemplo de serviço que nem sempre é tão necessário. Claro que isso depende de avaliação do interessado.

Aumentar a renda nesse caso é fundamental pois dificilmente apenas cortar gastos vai adiantar.  Pode amenizar, mas ser realmente eficaz é difícil.  Há vários serviços que podem ser feitos. Aí não vale ser extremamente orgulhoso e admitir que sua condição financeira não comporta seus gastos. Tem serviços simples e prazerosos como cuidar de cães e leva-los para passear, mas há outros mais ligados a intelectualidade,  como aulas particulares. Essas são rendas extras de curto prazo, rapidamente você consegue o retorno. Vender cosméticos é uma ótima idéia,  pois é prazeroso, é um produto útil e que as mulheres não vivem sem. Atualmente até os homens são bons clientes de cosméticos.  Antes de ser consultora, lembro- me que essa foi a sugestão de Gustavo Cerbasi no seu livro Investimentos Inteligentes. Ele sugeriu outras atividades, mas talvez foi isso que me incentivou a ser consultora. Detalhe: eu não estava endividada, mais para frente conto essa história.

Outra forma de aumentar a renda é estudando. Com especialização muita gente consegue progressos profissionais.  Só não vale querer passar por cima de colegas por querer um cargo a qualquer custo. Eu acredito em merecimento,  conseguir por esforço,  não pela esperteza. Muita gente consegue pela esperteza, mas acredito que isso não prospera, porque a pessoa não tem alicerces, é totalmente despreparada para assumir algo que não mereceu.

Enfim, a renda extra nesse estágio deve servir não para aumentar os gastos, mas sim para quitar as dívidas que não cabiam no orçamento.  E principalmente para chegar num ponto em que não há falta de salário no final do mês,  ou seja, acaba o mês e a pessoa ainda tem. Muitas vezes as pessoas se perdem, tem renda extra e ao invés de quitar dívidas,  aumenta o gasto. Então entra novamente na corrida dos ratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário