Márcio Utsch das Alpargatas insta a saber onde se quer chegar e evoluir nas ações ao rumo definido. Criar oportunidades que viabilizem a estratégia da empresa.
É interessante o novo motto da Mary Kay: ser consultora para ser o que você quiser. Eles colocam Mary Kay como um meio que te possibilita chegar ao seu sonho. Uma das minhas iniciadas comentou que queria ser dona de uma loja. Então ela tem uma meta definida. Essa meta é de longo prazo, visto que é caro ter uma loja, há muitas despesas. Vamos supor que seja uma meta para 5 anos.
O primeiro passo dela já foi dado. Já sabe o quer. Por mais incrível que pareça a maioria das pessoas não sabe o que quer, não tem sonhos ou metas, vai no piloto automático e vai vivendo sua vida.
O segundo passo seria levantar o capital, já que ainda ela não está em condições para isso. Pegar um empréstimo seria praticamente um suicídio. Então ela tem que verificar o segundo passo, que é levantar capital. Aí surge a dúvida, como levantar capital se todo o lucro que ela tira paga suas despesas? Não sobra absolutamente nada. Algo tem que ser mudado. Ela tem que fazer um levantamento das despesas e cortar os gastos. Acho que ela não tem dívida, então um impedimento a menos.
Perceba como tudo deve ser feito aos poucos, sem atropelamentos. Ela tem que cortar despesas. Cada um sabe onde pode cortar e onde pode e deve economizar. Uma conta altíssima de energia elétrica significa que algumas atitudes simples podem ser tomadas, como tirar as tomadas dos aparelhos que não necessitam estar ligados. Parece pouco, mas faz diferença, há outras formas. Para quem não consegue guardar o um real sequer, se economizasse 10 reais com energia elétrica já é um passo. Ela deveria abrir uma poupança e poupar esses 10 reais. O que acontece frequentemente é que as pessoas são céticas, não acreditam que podem fazer a diferença. Ela fuma, então que tal economizar no cigarro, dois que sejam por dia, fazer a conta de quanto economizou e guardar esse valor. Cinco reais que sejam, não discuta e simplesmente guarde esse valor. Lembre que o sonho é de longo prazo, portanto supondo que seja 15 (reais) X 12 (meses) X 5 (anos) = 900 reais sem considerar nenhum reajuste. É pouco, então o segundo passo é aumentar a renda.
Ninguem consegue realizar o sonho de ter uma loja se gasta tudo que recebe. Precisa aumentar a renda. Em Mary Kay o investimento é baixo e feito em 3x no cartão, o que facilita no capital e giro sem pegar empréstimo e o retorno é rápido para quem consegue se dedicar. O desconto também depende do perfil do investidor: de 25 a 40%, com possibilidade de pegar ofertas e aumentar os descontos e consequentemente os lucros. Quem faz investimento de 25% de desconto ganha cerca de 15 reais por base matte vendida, que é nosso carro chefe. Entende como você consegue acelerar seu sonho? Aquilo que você conseguiu cortar por mês você consegue só com uma base no menor desconto. Digamos que a pessoa consiga vender uma base por dia no menor desconto e decida guardar essa venda para a realização do seu sonho: 15 (lucro de cada base) X 30 (dias do mes) X 12 (meses do ano) X 5 (anos da meta) = 27.000. Ao cabo de 5 anos a pessoa terá 27 mil reais, isso sem considerar correções e sem considerar que você poderá optar pelo maior lucro e contanto que você pode vender mais de uma base por dia, pois temos muito mais que base no catálogo. Mesmo que seja apenas como atividade extra, Mary Kay é um super negócio.
Então meta é isso. É saber o que quer e dar pequenos passos diários rumo ao objetivo. Se sua meta for vender uma base por dia, será muito difícil? Não. Mas se sua meta for conseguir 27 mil reais em 5 anos pode parecer difícil. Não é difícil, basta ter boa vontade, agir e seguir em frente olhando sua meta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário