Outra valiosa lição de Kiyosaki é que se você quiser aprender, ensine. Na minha vida, constatei ser uma verdade. Desde o ensino primário que me reunia com minhas amigas para estudar junto. Como sempre fui muito dedicada, podia compartilhar com elas o que sabia e realmente nessas horas aprendia mais. Na faculdade era a mesma coisa, estudávamos em casa mas sempre nos reuníamos antes das provas e era nessa hora que eu mais crescia, quando compartilhava os conhecimentos com as amigas. Eu tinha desde cedo a aptidão de lecionar e realmente gostava, eu aprendia muito nessas interações.
Para prestar o concurso público foi o mesmo. Formamos um grupo de estudo e essa interação nos fazia crescer. A cada explicação eu aprendia mais. E quando era a vez dos outros integrantes explicarem, tenho certeza que eles aprendiam muito.
Em Mary Kay verifiquei que o plano de negócio incentiva isso. Os mais experientes têm que ensinar os menos experientes. Mais do que o bônus que se recebe por cuidar dos iniciantes e estar presente quando eles necessitam, acredito que o maior pagamento é o conhecimento que adquirimos quando partilhamos o que sabemos. Eu ensino alguém a crescer, eu cresço. Esse ensinamento é maravilhoso. Quem aprendeu que partilhando seu conhecimento é capaz de crescer cada vez mais, terá tendência a acumular cada vez mais experiências gratificantes. E isso não tem preço, é muito mais do que um bônus, é crescer a cada dia ajudando os outros a crescerem.
O meu blog é sobretudo para mim. A cada vez que compartilho minhas experiências eu aprendo. E se alguém se beneficiar dos conhecimentos compartilhados, eu ficarei muito feliz. E essa felicidade de impulsionar alguém não tem preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário