Como os leitores devem ter percebido, uma leitura para mim não é apenas uma leitura. É uma imersão, uma tentativa de colocar o máximo de conceitos em prática. Então ainda estou interagindo e refletindo sobre a leitura do livro que me inspirou.
Algo que o escritor pontuou são as habilidades de gestão necessárias para que alguém inicie um negócio. De acordo com ele é gestão de fluxo de caixa, gestão de pessoal e gestão de tempo.
Eu ainda não aprendi muito bem a gestão de fluxo de caixa. Tenho um controle bom do meu pequeno negócio e anoto tudo. Por isso sou capaz de fazer comparações mês a mês e quantificar em porcentagem qual foi o crescimento. Estou treinando e até aqui está dando para controlar bem. O cartaz do SEBRAE tem ajudado bastante.
Sobre gestão de pessoal só vou saber quando tiver uma equipe. O marketing multinivel tem a vantagem de fornecer essa experiência. Estou fazendo leituras sobre o tema e me interessando por isso. Sei que nem é o começo ainda. A carreira tem a vantagem de ajudar as pessoas a descobrirem seus potenciais e crescerem. Se eu puder auxiliar pelo menos uma pessoa a fazer um bom negócio, ficarei feliz. Não sei ainda se tenho vocação, mas se tiver alguém no meu time, farei o possível para que essa pessoa seja bem sucedida, compartilhando todo o meu conhecimento e experiência.
A gestão do tempo realmente muda vidas. Já faz um tempo que comecei a estudar sobre gestão de tempo e estou cada vez mais surpresa como esse conhecimento é útil para qualquer pessoa. Faz toda a diferença. Gosto muito do Christian Barbosa e da Flylady para praticar gestão de tempo. Cada um deles tem sua característica, entretanto ambos passam a mensagem e são eficazes. Acho que liderança deve ser isso. Nenhum líder precisa ser igual e ter as mesmas características, o ideal é influenciar de alguma maneira que seja útil para sua vida.
Assim é meu relacionamento com os três tipos de gestão. Estou no começo e vejo a importância deles para o meu negócio. Vou continuar me aperfeiçoando e sei que a prática é essencial. Não há teoria que ensine. Por isso que não devemos estar prontos para iniciar algo, nós iniciamos e deixamos que a experiência do dia a dia nos aperfeiçoe. Assim é como tudo na vida. Ninguém nasceu andando, falando, enfim, foi a necessidade e a prática diária que acabou colocando essas atividades no piloto automático e hoje é tão fácil. Tenho certeza que a prática fará de cada uma dessas habilidades algo muito fácil, até automático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário