sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Identifiquei meus impedimentos. E agora?

Algo que vale muito para mim é colocar em prática. Li um livro bacana.  Li uma frase motivacional. Legal. Mas se eu não tentar de alguma forma colocar aquilo em prática não haverá mudança alguma. Eu ficarei na mesma. Ocorre que ficar parada não é para mim. Minha recompensa é apenas o sentimento de ter avançado,  de ter superado mais uma barreira. Meu certificado internacional não me deu recompensa financeira, minha pós graduação também não.  Mas a recompensa de ter conseguido algo a que me propus é muito maior e sem preço. Muitas pessoas não entendem isso, porque objetivos e motivações são diferentes para cada pessoa. Apenas aquilo que te motiva fará mudanças em você.  Então descobrir a motivação é tarefa de cada um. Isso é extremamente pessoal. Por isso que ninguém motiva ninguém. Pesquisas descobriram que não é aumento de salário que motiva os funcionários. Há vários outros fatores, mas posso dizer que para mim o DESAFIO é extremamente motivador. Quanto mais difícil e desafiante,  mais eu me sentirei motivada a conseguir. O que obviamente não tem relação com recompensa financeira. Muitas vezes ela vem como consequência,  mas não era o que no fundo você buscava. Com certeza meu certificado internacional me deu condições para ser melhor pontuada no concurso público, já que tivemos questões em inglês e até uma tradução. Mas veja que isso foi consequência,  não quis o CPE para passar em concurso público,  nem mesmo pensava em prestar concurso público na época.

Então identifiquei quais são meus impedimentos. Não sou o tipo de pessoa que se limita. Tenho medo e sou arrogante (penso que sei). Minha próxima pergunta é: Como posso mudar isso?  Identificar os impedimentos também é uma tarefa pessoal, ninguém poderá fazer isso por você.  Mesmo porque você não aceitará o julgamento do outro. Ainda o julgamento do outro pode ser muito diferente do seu. Muitas pessoas podem dizer a mim que meus impedimentos não são os mesmos que eu pensei.  Podem me achar muito corajosa. Podem achar que admito que não sei. Ou podem achar que realmente sei bastante. Várias pessoas me dizem que sou inteligente e estudiosa.

Bom. Para mim tenho como desafio acabar com o medo. Iniciei meu negócio em Mary Kay. Precisou uma dose de coragem. Preciso no dia a dia desafiar meu medo de me expor, de falar, de me comunicar, pois sou muito tímida.  Estou amando desafiar esses medos. E tenho certeza que já dei meus passos.  Que estou menos medrosa do que quando comecei. Ainda tenho muito pela frente, mas muitas consultoras falaram o mesmo, que Mary Kay mudou-as inclusive na maneira de comunicarem-se.   O que é tão fácil e natural para uns pode ser extremamente difícil para outros.

O segundo desafio é convencer - me que não sei. Já dei meus primeiros passos em educação financeira. Estou estudando esse assunto e aprendendo muito. Ainda não sou expert, mas posso dizer que já entendo bem o funcionamento.

Em Mary Kay não sabia nada mesmo. Disso estava convencida. Amei descobrir mais do mundo da beleza. Para mim isso era tão superficial, eu achava que isso não tinha importância nenhuma. Só queria saber de estudar e quem se dedicava muito a aparência achava Vaidosa demais. Realmente deveria ter vergonha de dizer isso, mas fazer o que? Era como eu pensava e o reconhecimento que pensava de forma errada me faz mais humilde. Estou gostando disso, de reconhecer que sempre posso abrir minha mente para novas possibilidades. Para novas formas de ver o mundo. Como é bom saber que minha forma de conceber o mundo não é a única e nem deve ser.  Tem muito a ser aprendido que não se limita ao que se convenciona intelectual. Estou amando a experiência.

Então quando identificamos onde podemos melhorar é só colocar foco. Onde colocamos nossas energias, a gente melhora. É por isso que cada um segue um caminho diferente e tem sonhos diferentes.  Mas uma coisa é certa. Nós temos o que buscamos, é só ver a vida das pessoas, como cada um tem um foco diferente e cada um tem uma vida diferente exatamente porque colocou foco naquilo. O ruim é quando a pessoa não sabe onde quer chegar, então qualquer caminho serve, até andar em círculo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário