quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O bom hábito de pagar primeiro a si mesmo

De acordo com Kiyosaki, dentre os maus hábitos está não pagar a si mesmo antes de tudo. Este tema é bem polêmico! Acho que deve ter tão polêmico quanto não creditar muito o ensino formal.

Ele aconselha a colher dos frutos dos investimentos e para chegar a esse ponto será necessário poupar. Mas vem aquela velha pergunta: Mas como poupar se não sobra nada? Ou ainda pior, se estou endividado? Não importa a situação,  o conselho é separar o que você estabeleceu como investimento e depois pensar nos credores. De acordo com ele, a pressão dos credores motivará a encontrar outros meios de conseguir paga-los.

Eu mesma não me sentiria confortável com essa situação.  Meu lema é sempre não dever nada a ninguém,  nem dinheiro nem favores. Não gosto de sentir-me obrigada a fazer algo que não condiz com meus valores por estar devendo.

No entanto, se ele indica, deve ser verdade. Ele está muito bem e resolveu compartilhar seus conhecimentos para possibilitar a mais pessoas chegarem onde ele chegou.

Em Mary Kay somos aconselhadas a seguirmos os conselhos de nossas diretoras. Se elas chegaram a essa posição é porque já bateram a cabeça antes e estão nos ajudando a obter melhores resultados.  Acho que posso pensar assim acerca desse ensinamento e tentar entende-lo.  Assim, o que eu entendi é que o fato de estarmos devendo seria mais uma motivação para sairmos da zona de conforto e fazermos o que não faríamos normalmente. Eu posso ter muito medo de me expor,  mas se eu realmente precisasse eu talvez teria que encarar minha vergonha e meu medo. Eu posso estar com muita preguiça,  mas se precisasse acordar mais cedo, acordaria. Se precisasse andar mais um quilômetro, eu andaria. Se eu tivesse que ser criativo, eu usaria uma habilidade que eu normalmente não uso.

Bom, isso não acontece comigo, por algum motivo que eu não sei qual é,  eu estou sempre motivada,  eu não preciso estar devendo para ter motivação. E não preciso de Mary Kay pelo dinheiro ou renda extra. Eu preciso estar sempre fazendo algo novo, me desafiando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário