"Autocontrole- é assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar emoções, não perdendo o controle das situações.
Adaptabilidade - é adequar o seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo." Seja assertivo! Vera Martins
Mais duas atitudes de base da assertividade. Ser assertivo não é tão fácil como parece. O autocontrole é gerenciar as emoções. Somos todos emocionais e não perder o controle das situações por vezes parece dificílimo. Então, para sermos assertivos, precisamos controlar essas emoções. Quanto mais temos consciência de que são momentos que passamos, que a maioria das circunstâncias não terá importância daqui a 5 ou 10 anos, mais podemos nos distanciar das emoções.
Emoções também estão bem ligadas a hormônios. Há hormônios que fazem mal às emoções, como excesso de cortisol. Outros que fazem bem. E descargas de hormônios são passageiras. Entender bem como funcionam nossas descargas de hormônios e não se deixar influenciar por algo tão passageiro assim pode nos ajudar muito no gerenciamento das emoções.
O que nos faz bem à emoção? O que faz mal à emoção? Podemos sempre acreditar no que nos traz adrenalina? E o que faz liberar endorfina? E oxitonina, dopamina, serotonina? Será que podem usar nossas emoções a nosso desfavor e assim deixamos de ser assertivos? Será que nós conseguimos entender esses hormônios e usá-los a nosso favor e não contra nós mesmos?
Ao mesmo tempo que o assertivo se coloca, dando real importância a seus sentimentos e necessidades, também deve ser adaptável. O equilíbrio é também dar para o outro, não é só receber. Então é necessário adaptar-se ao que o outro necessita e sente. Sempre é possível fazer concessões de ambos os lados para que todos saiam satisfeitos. Sempre é possível que os dois lados saiam ganhando. Sempre é possível viver num mundo onde não é necessário ter vencedores e perdedores, onde não é necessário competir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário