sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Você sabe onde quer chegar?

"Saber o que quer e onde quer chegar - Se você não sabe onde quer chegar,  qualquer caminho leva a algum lugar que pode ou não agradar.  A clareza do seu desejo é condição básica para uma comunicação firme,  direta e segura.  O auto conhecimento é uma boa forma de obter esclarecimentos sobre seus sentimentos,  pensamentos e desejos.  Clarificando suas expectativas,  é bom planejar de que forma você vai chegar ao destino escolhido." Seja assertivo! Vera Martins

Vera Martins também ensina condições para ser assertivo. A primeira é saber o que quer e onde quer chegar. Isso quer dizer foco. Sem foco, as pessoas se perdem e atiram para todo o lado sem acertar o alvo. Precisamos reconhecer que nossos recursos são limitados e que nossa energia também é limitada.  Não podemos nos desgastar com aquilo que não queremos e muito menos nos leva para onde não queremos chegar.

Pessoas sem foco podem chegar a um lugar que pode não agradar. Esse é o tipo de pessoa que produz um resultado não desejado.  A pessoa simplesmente foi indo, sem objetivo. Quem consegue ver o objetivo lá na na frente consegue dar os passos que levam àquele objetivo.  Quem não consegue enxergar a linha final pode tomar um rumo diferente do desejado.  Portanto,  não é uma questão de chegar rápido, é mais uma questão de saber onde quer chegar e dar os passos em direção para o que quer.

Só podemos ser claros quando sabemos o que queremos. O objetivo pode ser qualquer um. Supondo que o alvo sejam as coisas de cima, espirituais,  então é fácil ser assertivo recusando o que não é espiritual.  Podemos ser firmes, diretos e seguros acerca dos nossos valores.  

Cada um tem um objetivo diferente e por isso é tão importante conhecer a si mesmo. O que é bom para mim não é para o outro. Cada um decide por si. E podemos descobrir à medida que investimos em auto conhecimento.  

Depois que descobrimos a nossa missão,  para o que viemos ao mundo, vem o planejamento.  Então podemos pensar em como chegar ao destino. Ter vários destinos em mente causa confusão.  Supondo que a pessoa queira chegar no Japão,  na Itália e na Groelândia e ruma para a África do Sul. Basicamente, parece uma pessoa perdida. Essa é uma boa metáfora para o nosso destino.  Podemos sim querer metaforicamente chegar nos três destinos, mas tem que ser um de cada vez. 

Então posso começar pelo Japão.  Como vou?  Tenho que fazer todo um planejamento para atingir essa meta, pois tenho que dar os passos nessa direção.  Tenho que pensar em todos os recursos necessários,  tenho que focar no meu objetivo.  E ser assertivo metaforicamente seria não perder o foco,  firmar na minha meta.

Depois do Japão,  posso decidir entre Itália e Groelândia e fazer um novo planejamento.  Ou posso focar em chegar primeiro na Itália como um caminho intermediário.  Isso depende muito do planejamento de cada um. Mas o importante é saber o que quer e onde quer chegar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário