terça-feira, 16 de outubro de 2018

Você enfrenta alguém para resolver um problema?

"O assertivo não fica constrangido quando tem de enfrentar alguém para resolver um  problema. Não perde a paciência com facilidade,  não é pavio curto.  Não reage da mesma forma inadequada das outras pessoas,  como exemplo ironia e sarcasmo. Diz diretamente o que deseja e precisa. Obtém o que deseja e precisa,  nem que para isso tenha que magoar outra pessoa." Seja assertivo!  Vera Martins

Somos produto de nossa cultura e aprendemos que jamais devemos enfrentar alguém.  Assim, muitos brasileiros têm dificuldade em ser assertivos.  Algumas vezes o enfrentamento é necessário, principalmente quando precisamos resolver um problema. Já citei aqui problemas como consumidores que nós temos com certa frequência.  As empresas se aproveitam da índole do brasileiro,  que não vai atrás dos direitos porque foi condicionado a não enfrentar.  Somos muitas vezes lesados por não saber enfrentar.  E isso é um exercício.  Não podemos ficar constrangidos porque estamos defendendo nossos direitos.  Quando é necessário,  o enfrentamento é uma atitude assertiva.

Outra atitude é não perder a paciência.  Sei que é difícil e essa é uma das nossas defesas. Muitas vezes perdemos a paciência porque estamos nos defendendo. Isso também é um treino. Também vale o esforço e com certeza conseguimos quando treinamos.

Também é uma defesa reagir da mesma forma como nos tratam. Se nos tratam com ironia e sarcasmo, nosso piloto automático nos faz agir da mesma forma.  O assertivo tem um diferencial,  ele está acima disso. Reage de forma diferente.  E isso realmente nos distancia do animal, somos cada vez mais racionais quando temos esse controle.

Dizer diretamente é uma atitude assertiva.  O passivo-agressivo usa de indiretas e não tem coragem. Já o assertivo tem uma finalidade, sabe o que quer e como está dentro do seu direito, pois sabe pesar o que pede, pode falar diretamente.  Se a pessoa não tem razão,  ela fala indiretamente,  porque terá uma escapatória,  dirá que o outro entendeu errado,  ou que não tem senso de humor, que foi uma brincadeira. O assertivo pode dizer diretamente porque pode defender o que disse, pode assumir o que disse. E se disse algo indevido, terá a humildade de assumir o erro, como vimos anteriormente.

Obter o que precisa e deseja mesmo que tiver que magoar o outro é dificílimo para a nossa cultura. Aprendemos desde cedo a não magoar o outro. Confesso que também acho de difícil aplicação.  Então uma saída que encontrei para aceitar essa atitude do assertivo é colocar-me na posição do magoado. Quantas vezes fiquei magoada, mas depois de certo tempo admiti que estava precisando mesmo adequar-me ao que os outros precisavam e desejavam?  Muitas, na verdade, incontáveis.  Então fica bem mais fácil fazer exigências aos outros,  porque eles até podem se magoar no princípio,  mas depois de algum tempo reconhecerão que era o melhor.  Claro que sempre devemos ser razoáveis e não egoístas ao obter o que precisamos e desejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário