"Não fica chocado e paralisado diante de uma agressão; reage. Sente-se importante, competente e querido. Não se envolve facilmente com os problemas dos outros e nem assume a responsabilidade em ajudá-los na solução; não sente desconforto por isso." Seja assertivo! Vera Martins
Ser assertivo é um treino. Eu fico chocada e paralisada diante de uma agressão. Não sei o que fazer na hora. Não reajo. Então isso significa que tenho muito treino pela frente. Dependendo da situação, achando que vale meu esforço, eu posteriormente penso numa resposta e numa reação. Sou persistente, portanto não farei nada na hora, mas se achar que o esforço é válido, tentarei de tudo. Persistirei até o último recurso disponível.
O importante é não deixar uma agressão passar, pois dependendo da pessoa, serão mais agressões que virão pela frente. A reação também deve ser educada e assertiva, temos que evitar ser agressivos, não precisamos ser iguais aos que nos agridem. Também a reação não pode ser passiva-agressiva, o pior elemento é o passivo-agressivo, ele chega a ser pior do que o agressivo já que o agressivo é direto e transparente e o passivo-agressivo é dissimulado.
E por que temos que reagir? É uma questão de manutenção de auto estima. Temos que nos sentir importantes, competentes e queridos. Muitos vão querer tirar nossa auto estima. Muitos vão querer nos fazer acreditar que não merecemos. Só que nós temos que saber nosso valor. Pense numa nota de 100 reais. Ela tem valor. Se ela for amassada, continuará a ter valor. Se for jogada no chão e pisada, ainda continuará tendo valor. Assim somos nós. Temos valor apesar de situações na vida terem nos "amassado, jogado no chão e pisado". Claro que são valores diferentes. Cada ser humano é único. Deus fez criaturas de valor, nós é que perdemos a auto estima com o tempo. E nós é que matamos nossos próprios talentos, ao invés de descobrir quais são e multiplicá-los. Não podemos acreditar em quem nos diminui.
O assertivo não deve se envolver com os problemas dos outros. Afinal, esses problemas estão sendo contados de acordo com o ponto de vista e os filtros perceptivos dessas pessoas. Cada um tem um aprendizado na vida e Deus coloca cada um na situação que deve estar. Como não podemos saber tudo, não somos oniscientes, melhor nem nos intrometermos. Como o povo de Israel no deserto poderia ter dito que Moisés trouxe problemas para eles, murmurando sem parar, outros também podem ter esse ponto de vista negativo do povo no deserto. Se ouvissemos só o povo no deserto, teríamos um outro ponto de vista. Quando eles fizeram o bezerro de ouro e pagaram por isso, era um problema que eles tinham que lidar para aprenderem o suficiente para passar para a terra que mana leite e mel.
Além disso, o passivo-agressivo tem essa característica de murmurar para que outros resolvam os seus problemas. Como não tem coragem de resolver, ele se faz de vítima para que a pessoa que eles querem agredir seja agredida. Ele não agride diretamente, usa outras pessoas para isso, com manipulação. Portanto, devemos tomar muito cuidado com as "vítimas", com aquelas pessoas que inspiram dó devido aos seus muitos "problemas". E do passivo-agressivo que é bom manipulador temos que tomar distância. Ele é o pior elemento.
O assertivo não é enganado, por isso deve se abster de assumir responsabilidade de ajudar alguém na solução de um problema. Sem querer, podemos agredir alguém que não nos fez nada de mal por pena de um passivo-agressivo que se fez de vítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário